A paz que traz o perdão sincero
O perdão é uma virtude que pode curar seu coração, espírito e alma. Achas mesmo que as ações que te magoaram são tão graves que não podes perdoar o culpado e viver em paz e felicidade o resto da tua vida?
Ruth Huppe
A capacidade de perdoar é uma virtude que pode curar o coração, o espírito e a mente. Você pode chegar a pensar que as ações que outras pessoas cometeram contra você são imperdoáveis e que não merecem o seu perdão, mas, ao fazer isso, não só estaria perdendo a sua paz interior, como também a única forma de superar o dano. Acha mesmo que as ações que lhe magoaram são tão graves que você não pode perdoar o culpado e viver em paz e felicidade o resto da vida?
A seguinte história inspirou-me a procurar o perdão no meu coração, e espero que possa inspirá-lo também:
“Corrie Ten Boom, uma devota cristã holandesa, encontrou esse alívio apesar de ter estado cativa nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ela sofreu muito, mas ao contrário de sua amada irmã Betsie, que pereceu em um dos campos, Corrie sobreviveu.
Depois da guerra, Corrie, frequentemente falava em público de suas experiências, da cura e do perdão. Em uma ocasião, um homem que havia sido um guarda nazista e parte de seu doloroso confinamento em Ravensbrück, Alemanha, aproximou-se dela, regozijando-se na mensagem sobre o perdão e o amor de Cristo.
— ‘Quão agradecido estou por sua mensagem’, Fraulein disse. ‘Pensar que, como você diz, Ele lavou meus pecados!’
‘Estendeu a mão para apertar a minha’, lembrou Corrie. E eu, que tinha pregado tão frequentemente a necessidade de perdoar, mantive minha mão presa ao meu corpo enquanto os pensamentos de vingança e raiva cresciam dentro de mim, reconheci que eram um pecado… Senhor Jesus, orei, perdoe-me e ajude-me a perdoá-lo.
Tentei sorrir, [e] esforcei-me por levantar a mão. Não podia. Não sentia nada, nem a mínima centelha de calor nem caridade. Uma vez mais ofereci uma oração em silêncio: Jesus, não posso perdoá-lo. Dá-me o Teu perdão.
Quando segurei sua mão, algo incrível aconteceu. Do meu ombro por meu braço e através de minha mão, uma corrente parecia passar de mim para ele, enquanto em meu coração surgiu um amor por esse estranho que quase me oprimiu.
Assim, descobri que a cura do mundo não depende de nosso perdão, tampouco de nossa bondade, senão dos dele. Quando Deus nos diz que amemos a nossos inimigos, Ele nos dá, junto com o mandamento, o próprio amor”.
Uma das coisas que mais me impressionam nessa história é a consciência que ela tinha de que, para seu próprio benefício, ela precisava perdoar, e conseguiu. E quando não pôde fazê-lo por disciplina própria, recorreu ao Senhor em busca de ajuda, até que Ele lhe deu esse sagrado dom, o de perdoar.
Embora seja fácil falar deste princípio, custa muito levá-lo à prática. A partir de agora, pode lembrar-se que se uma mulher conseguiu perdoar a morte da irmã num campo de concentração, você pode perdoar os erros de outras pessoas e as ações que outros cometeram para prejudicá-lo, inconscientemente ou com a intenção de fazê-lo.
Algumas dicas que podem ajudá-lo a perdoar são:
Aprenda a dar amor e ter amor por si mesmo
Se você ama outras pessoas e, acima de tudo, a si mesmo, sempre será mais fácil perdoar. Perdoar é um ato de amor para com os outros e para com você.
Seja o primeiro a perdoar
Não espere que se desculpem com você antes de perdoar alguém. Pode passar a vida toda esperando, tendo sentimentos negativos e prejudicando sua saúde.
Procure ajuda religiosa
Muitas vezes, as ações de outras pessoas podem deixar uma marca muito grande em sua vida e na de seus entes queridos. Além de buscar ajuda de profissionais, ter orientação religiosa torna mais fácil encontrar perdão.
Não exagere as situações
Embora para você seja imperdoável o que lhe fizeram, para outras pessoas não significa nada. Algo que ajudaria é ter uma perspectiva diferente. Pergunte a seus amigos e familiares o que pensam dessa situação. Suas respostas o surpreenderão. Não perca seu tempo e energia criando tempestades em um copo de água.
Ensine outras pessoas a perdoar
Quando tiver conseguido perdoar uma pessoa, anote em seu diário com a intenção de que outros possam lê-lo ou compartilhá-lo com um familiar ou um amigo e, assim, edificar sua vida.
A paz que traz o perdão sincero não tem limites: quando você aprende a perdoar, você pode dormir melhor, sorrir mais, ter amor para compartilhar e seguir sua vida sem gastar energia de vida odiando os outros. Nunca subestime o poder curador que o perdão tem. Uma pessoa que não perdoa, tem uma vida muito solitária. Perdoe para ser perdoado, e encontre a paz em seu coração.
Corrie ten Boom: The Hiding Place, 1971, pág. 215.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La paz que trae el perdón sincero