A solidão como ferramenta para seu crescimento pessoal: 3 formas de torná-la sua aliada

É um dos estados que a maioria das pessoas teme, sem se darem à tarefa de aproveitá-la e torná-la sua aliada: a solidão.

Erika Gaytán

Na infância, quando não havia com quem brincar porque faltavam amigos e os pais estavam ocupados; na adolescência, por não contar com amizades ou não ter namorado; na juventude, por terminar uma relação ou não encontrar o parceiro ideal; e na fase adulta, pela perda de um familiar, a partida dos filhos, enfim, sempre há momentos nos quais o ser humano pode estar sozinho. A solidão é um dos estados que todos, em algum momento da vida, temos sofrido.

Orson Welles, ator, diretor, roteirista e produtor americano, disse: “Nascemos sozinhos, vivemos sozinhos, morremos sozinhos. Somente através de nosso amor e amizade podemos criar a ilusão de que não estamos sozinhos”. A solidão é parte da essência humana, por isso não se deve temê-la, mas sim aprender a viver com ela e a desfrutá-la ao máximo, porque se permitir que ela vença você, pode levá-lo a tomar más decisões das quais, cedo ou tarde, você vai se arrepender.

Convido-o a ler estas três formas de aproveitar os momentos de solidão:

1. Reencontro com Deus

O mundo é cada vez mais invadido por invenções que provocam a distração do homem, uma escalada que parece não se deter com o poder e avanço tecnológico. Coisas como a televisão, a internet, e dispositivos inteligentes não permitem muitas vezes aproximar-se de Deus por meio da oração, aspecto importantíssimo para qualquer pessoa.

Por isso, convido você a aproveitar qualquer momento que tenha, longe de tudo e de distrações, para se aproximar de quem sempre irá ajudá-lo a crescer como pessoa interiormente.

Advertisement

2. A natureza com você

Um dia, pegue sua bolsa e vá para um parque ou uma floresta (seguros) para desfrutar a natureza. Perambule por um tempo e desfrute as cores e formas únicas que a paisagem e seus vários anfitriões podem oferecer. Respire fundo, deixe seus pulmões sentirem o ar puro que as árvores oferecem. Se possível, deite-se no pasto, observe o céu e deixe que suas diferentes tonalidades o seduzam; logo, permita que as nuvens maravilhem seus olhos com suas formas e movimentos.

3. Criatividade positiva

A solidão pode orientar-se para a depressão, que se torna má conselheira e pode levá-lo a ter não somente pensamentos, mas também realizar atos contrários aos seus valores, ideologia ou educação e, como consequência disso, a sentir arrependimento pelo que fez.

Evite isto, e assim que começar a ter pensamentos negativos, apague-os da sua mente imediatamente! Concentre-se em recordar vivências divertidas para que elas limpem sua mente, depois olhe ao redor e comece a fazer movimentos em sua casa; planeje saídas, faça uma recontagem de seus sonhos e trabalhe neles para vê-los concretizados o mais rápido possível.

Todos os momentos devem ser desfrutados ao máximo: na companhia de sua família, amigos, colegas de trabalho, mas também, e no mesmo grau, quando estiver consigo mesmo. Esses instantes são únicos e especiais para você, por isso não tenha medo da solidão, converta-a em uma ferramenta e aliada em seu crescimento como pessoa.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La soledad como herramienta de tu crecimiento personal; 3 formas de hacerla tu aliada

Advertisement
Toma un momento para compartir ...