A solidão em casal: “Você está aqui, mas, parece não estar”
A solidão é um mal silencioso que acaba por destruir o amor em uma relação. Aja a tempo para salvar seu casamento.
Adriana Acosta Bujan
Casaram-se apaixonados e cheios de sonhos, com mil projetos a cumprir; entre eles, desejavam ser pais para formar uma linda família e viver felizes para sempre. Esse era o grande sonho que os dois compartilhavam.
Com o passar do tempo, foram conquistando várias metas, tiveram seus filhos e se converteram em pais; a cada conquista realizada, alegravam-se e celebravam ao máximo. Não faltavam os detalhes amorosos, as flores, os chocolates, os bilhetes colados na geladeira dizendo um ao outro que se amavam e desejavam estar próximos, e os desenfreados encontros passionais.
No entanto, depois de um tempo, as risadas desvaneceram, as demonstrações de amor e afeto diminuíram, as conversas se tornaram silenciosas. Como se o amor que tinham sentido tivesse se tornado um ressentimento profundo.
Um punhal no coração
Como uma chama que se vai extinguindo, como uma árvore frondosa que vai perdendo suas folhas verdes, como a chuva que passa depois da tormenta, assim se sente a solidão em casal. É um sentimento que provoca, na maioria das vezes, frustração, tristeza, estresse e incerteza quanto ao futuro.
Algumas vezes, esse sentimento passa totalmente despercebido. Certamente é o costume ou os anos de casamento que esfriam o desejo e a paixão de qualquer casal. Mas, e os sentimentos contraditórios, as emoções descontroladas, as brigas e divergências constantes? Isso acaba com a relação.
Solidão a dois
Os especialistas afirmam que a causa da solidão tem perspectivas diferentes; por isso é subjetiva. Por exemplo, muitas vezes se pensa que a solidão é a ausência de emoções positivas, como a felicidade ou o afeto, e a presença de emoções negativas, como o medo e a incerteza, mesmo quando existe amor.
Também se associa com a ausência de apego íntimo, com os sentimentos de vazio ou abandono causados por traumas que evidenciam uma baixa autoestima. Portanto, as pessoas raramente se sentirão felizes ou realizadas na relação, pois sentirão que falta algo em suas vidas.
Outro aspecto que causa sentimentos de solidão é a personalidade, por exemplo, existem pessoas que têm dificuldade em compartilhar, em falar sobre seus sentimentos, o que se evidencia quando são nulas as demonstrações de afeto. E como vimos anteriormente,a causa da solidão também está associada à rotina e monotonia na relação.
Situações onde a solidão atravessa a alma
1. Sem palavras
Apesar de que sempre existirão temas de conversação, a solidão se apresenta quando o casal deixou de ter interesse em compartilhar seus pensamentos, ideias, opiniões e seu dia a dia. Não há explicações, nem interrogações apenas um “estou bem”, ou “foi tudo bem no trabalho ou no lar”.
Assim, podem passar muito tempo sem se falar, produzindo uma tremenda distância, já que cada um fará suas coisas, aquilo que tem que fazer, sem existir uma comunicação assertiva, só a necessária.
2. Ignorar
Pode acontecer de, por estar preocupado com os outros ou por si mesmo, concentrando-se em alcançar objetivos pessoais, deixe-se de atender ao parceiro, ignorando suas necessidades. É como deixar o outro em segundo plano, tomando uma atitude egoísta onde o parceiro não é uma prioridade.
Normalmente, acontece quando se substituem os espaços que seria para estar juntos, encontrando menos atividades que os unam. Quando se deixa de compartilhar e experimentar coisas em comum sente-se um vazio no coração, isto se dá por não saber priorizar e ordenar as responsabilidades e as necessidades de cada um.
3. Nenhuma emoção no encontro
Eles deixam de lado os pequenos gestos, de ter efusividade cada vez que estão juntos, põem de lado as demonstrações de amor e afeto, deixando passar a indiferença e a frieza na relação. Cada um deixa de fazer essas demonstrações que os unem e os fortaleceram ao longo dos anos.
Essas surpresas inesperadas, os jantares românticos, as flores, os recadinhos de amor, as mensagens carinhosas escritas em sua agenda, já não existem. A solidão acontece quando se deixa de conquistar um ao outro, passando só a ter encontros monótonos e que não acendem a paixão.
Neste ponto cabe mencionar a pouca ou total falta de atividade íntima, o que provocará um sentimento profundo de solidão, desprezo e tristeza.
4. Conflitos
Talvez a dor que a solidão lhe causa e a distância com o parceiro o deixe irritado a maior parte do tempo. Isso gera conflitos muito frequentes, onde as emoções descontroladas chegam a ferir gravemente o outro, com frases, ofensas e atitudes destrutivas. Começam as críticas negativas e o desejo de culpar o parceiro pela infelicidade causada.
5. Preguiça para resolver os problemas
A solidão pode afetar a saúde física e mental, fazendo com que as pessoas tenham depressão, estresse, transtornos alimentares, problemas de sono, só para mencionar alguns. Quando se sente preguiça mental e se expressa ao cônjuge a falta de interesse em resolver os conflitos, é quando se põe em risco a relação e a saúde, é como ter uma atitude passiva ante tudo o que passa ao redor.
O que fazer para salvar a relação?
Manter essa solidão provocará o fracasso da relação, por esse motivo deve-se agir imediatamente.
Conversar sobre o problema para que, em conjunto, encontrem soluções, buscando a origem do distanciamento entre ambos.
Trabalhar em conjunto para o benefício da relação, reconquistar um ao outro, conversar sobre detalhes, planejar uma viagem curta, ter intimidade, etc.
Buscar um tempo para compartilhar e reencontrar gostos e interesses que os uniam. Quebrem a rotina e a monotonia da vida cheia de responsabilidades.
Restabelecer a comunicação, interessar-se pelo dia a dia do outro, envolver-se nos seus interesses e gostos. Conversar de novo, mesmo que sejam assuntos que achem não relevantes.
Procurar ajuda de um especialista, pois a terapia de casal fará com que os dois aprendam a expressar suas emoções e sentimentos negativos de maneira eficaz e assertiva.
Quando o amor existe no casamento, qualquer problema, como a solidão, pode ser resolvido. A ideia é que os dois se coloquem em ação, dando seu melhor esforço para salvar a relação. Lembre-se, é um trabalho em equipe que requer paciência, constância, respeito e comunicação.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La soledad en pareja: «Estás pero no te siento»