A única oração que Deus NUNCA responde
Você sente que Deus nunca responde esta oração?
Mariel Reimann
Pensar em Deus como uma figura paterna é, provavelmente, a melhor maneira de entender porque esta oração nunca é respondida por Ele, ou pelo menos, no momento em que insistimos que Ele o faça.
“Quero ter aulas de ginástica aérea, não de balé”, disse minha filha menor completamente aborrecida comigo e em total desaprovação. Expliquei a ela que entendia o que ela queria, mas que primeiro teria aulas de balé e depois de ginástica aérea. Insistiu tanto com seu pedido que, ao final, cedi e a inscrevi em uma aula de ginástica aérea ou sedas aéreas, como muitos chamam.
Depois de três meses de aulas, um dia chegou desiludida.
“Mamãe, eu entendo a técnica das sedas, mas não sei dançar, nunca tive aulas de nenhuma dança e não posso fazer o que as outras meninas fazem. Deveria ter ido ao balé primeiro”.
Ver seus filhos sofrerem por você ter se rendido à vontade deles é um sentimento de que nenhum pai ou mãe gosta. No entanto, é uma lição que, como seres humanos, devemos aprender. Nem tudo que queremos e pensamos ser o melhor para nós, na realidade, é.
Deus, às vezes, não nos dá o que sentimos que, naquele momento, nos faria imensamente felizes, porque Ele sabe que, no final, só iremos ter que voltar e aprender a “bailar” antes de poder alcançar nosso potencial máximo.
Seus planos são melhores que os nossos
Enquanto escrevo esse artigo, um bebê de duas semanas dorme junto de mim. Parece uma cena normal, comum e que passaria despercebida, no entanto, para minha pequena família se trata de um milagre.
Há menos de dois anos, perdi meu bebê. Por que eu? A oração que não tem resposta.
Acontecem-nos coisas que não entendemos, que não queremos aceitar, que doem e que queremos que parem ou desapareçam. Perguntamo-nos por que e nos negamos a aceitar as mudanças.
Mudança: Uma maneira de crescer
Quando a dor nos oprime o peito e a pergunta diária é “Como vou fazer para suportar até amanhã?”, parece impossível aceitar que essa mudança que nos parece tão negativa no momento seja parte de um plano de Deus.
“As possibilidades de que você tenha um outro bebê são quase nulas”, explicou meu médico quando tentei engravidar depois de perder minha filha. Mas, desta vez, Deus tinha um plano diferente.
Não, não engravidei. A ciência tinha razão.
O bebê que dorme a meu lado não é nosso. Sou sua mãe temporária.
Não sabemos se ficará conosco ou voltará para sua mãe. Só sei que hoje está comigo, que sou parte de sua vida e de um plano que, ainda que agora eu não possa compreender por completo, sei que contribuirá para minha felicidade.
Se as coisas não tivessem acontecido na ordem em que aconteceram, nunca teríamos tido a oportunidade de mudar a vida deste ser que, de outra maneira, teria nascido só para sofrer.
Se você sente que Deus não está respondendo seus pedidos, na verdade, Ele está
Vivemos em um mundo em que a comida é rápida, a comunicação instantânea, as expectativas demasiado altas, um mundo que não sabe esperar.
Saber esperar e adaptar-se às mudanças é a melhor forma de aproximar-se da felicidade. Vincent Nguyen, autor de Self Starway, disse: “quase todos temem mudar. As mudanças são o “diabo”. Todos queremos consistência em nossas vidas e nos aferramos àquilo que nos é familiar […], no entanto, caminharmos rumo às mudanças nos faz crescer”.
Existem mudanças que são prazerosas desde o começo e outras que não são, mas, assim como quando seus pais tiraram as rodinhas de apoio de sua bicicleta, você sentiu medo e, em seguida, satisfação por haver aceitado a mudança. Da mesma forma, Deus às vezes parece silenciar-se e não responder àquela oração, mas, no final, sempre entendemos o porquê.
Aceite as mudanças com fé
“Respire fundo. Respire fundo e espere com fé”, repete minha melhor amiga cada vez que a resposta divina “tarda” a chegar ou enquanto faço um esforço para compreender.
A fé requer crer sem entender, sem pedir explicações, a fé requer paciência.
Assim como você nunca pediria a seus filhos que fizessem algo que você sabe que, no final, só lhes traria dor, Deus não lhe pedirá que faça algo que você não possa suportar. Nunca lhe pedirá algo que, no final, não o leve a uma felicidade maior.
O que nos dói hoje, amanhã fará sentido. O que hoje parece devastação, amanhã será consolo e paz.
Lembre-se de que todos, cedo ou tarde, deveremos ter aulas de balé antes de estarmos prontos para dançar lá no alto.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La unica oración que Dios NUNCA responde