A voz da experiência: conselhos de uma avó que você deveria escutar

"Enquanto você está indo, eu já estou voltando", diz o ditado. É o caso de uma avó que decidiu compartilhar algumas dicas para promover disciplina, união e harmonia à mesa.

Camila Gómez

Saber se comportar é uma das melhores habilidades que podemos deixar aos nossos filhos, pois eles poderão ir a qualquer lugar ou evento sem ter que se preocupar caso não soubessem como agir. Isso indica que as boas maneiras são vitais quando se trata de sobreviver em sociedade.

Em razão disso, Alba Muñoz, uma orgulhosa mãe e avó colombiana, residente em Queens, Nova York, decidiu compartilhar alguns conselhos da “velha escola” para que as mães modernas pudessem aplicá-los com seus próprios filhos.

Os conselhos abaixo foram baseados em sua própria experiência de criar cinco filhos e, frequentemente, compartilhar com seus onze netos com idades entre um e quinze anos:

Evitar discussões à mesa

A hora da refeição deve ser um momento de união familiar, um momento em que todos possam compartilhar o que vivenciaram durante o dia, sem brigas. Para gerar um bom hábito, é necessário que seus filhos não vejam nem promovam discussões à mesa.

E se a qualquer momento surgir uma, você precisa avisar que não é o momento certo para resolver as divergências, que eles podem fazer isso depois, quando estiverem mais calmos.

Advertisement

Evitar preparar refeições especiais

Este ponto pode ser aplicado desde que seu filho não tenha nenhum tipo de alergia alimentar que requeira uma alimentação especial.

“Imagine se eu tivesse que preparar cinco pratos diferentes! Na minha casa, todos comiam o que tinha. Hoje em dia, muitas mães perguntam aos filhos o que eles querem comer. E preparar um prato para cada um é como deixar que escolham o sabonete: um quer sabonete líquido, outro quer em barra e o outro prefere a espuma. Isso torna a vida muito difícil para uma mãe.” Ela declarou ao site espanhol “Ser Padres”.

Mas é muito importante que, desde cedo, eles cresçam sabendo que casa NÃO é restaurante onde todos podem pedir o que querem comer. Muito pelo contrário, eles têm o DEVER de comer o que foi preparado para toda a família.

Dar adeus à televisão na hora das refeições

Na hora das refeições, as crianças DEVEM saber que este é um momento sagrado. Portanto, elas devem deixar de lado tudo o que possa distraí-las. Caso contrário, elas vão acabar não percebendo o que estão comendo, não reconhecendo os sabores, tampouco irão assimilar aquilo que comeram.

“Se estiverem focadas na TV [isso também se aplica ao celular ou a qualquer outra tela], elas não vão conseguir se concentrar. Nesses momentos [de distração], é como se o cérebro não funcionasse direito. O paladar acaba sendo afetado, elas não percebem o que estão comendo nem olham para ninguém, muito menos percebem quando estão sendo observadas.”

Advertisement

Para fazer com que esses pontos sejam cumpridos, é necessário criar hábitos, rotina e instâncias que os façam ver quais tipos de comportamentos são permitidos e quais são definitivamente inaceitáveis ​​em qualquer lugar ou em qualquer circunstância. Essa é a única forma de estabelecer limites, aqueles que são tão necessários para que possam crescer tranquilos, seguros, felizes e sem medo de se sentirem mal por não saberem como agir em cada circunstância.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La voz de la experiencia: consejos de una abuela que deberías escuchar

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.