Aceite desafios e seja mais confiante
Reflexão sobre a importância de sair da área de conforto e enfrentar o medo do novo para o crescimento pessoal.
Suely Buriasco
Criamos rotinas, dia após dia, no sentido de fazermos nossa vida se tornar o mais estável possível; isso nos traz a sensação de maior conforto e tranquilidade. É, acima de tudo, a busca da segurança que facilita a obtenção do que desejamos, sem incômodo, ou qualquer dificuldade.
No entanto, existem situações na vida que interrompem os hábitos e impõem novas ações; isso nos impele a uma mudança do padrão mental e comportamental. Sair da área de conforto nem sempre é fácil e quanto mais resistirmos às mudanças, maiores serão as dificuldades. Assim, aceitar os desafios que a vida nos apresenta é uma maneira de trabalhar o nosso desenvolvimento pessoal, tornando-nos mais confiantes.
Mudanças significativas
Sempre que algo nos obriga a buscar alternativas diferentes, nos leva a expandir nossa mente de forma a encontrar maneiras práticas de lidar com as mudanças inevitáveis. De início isso pode causar algum incômodo e provocar uma sensação desconfortável. Mas com o tempo percebemos que o desconforto é passageiro, mas certamente operou mudanças significativas.
Autoconfiança
Quando defrontamos o medo e assumimos novas situações entramos em contato com a nossa enorme capacidade de aprender e nos adaptar. É uma sensação de tamanha satisfação que nos faz sentir capazes de superar a nós mesmos e crescer como pessoa. Para enfrentar o medo é essencial concentrar-se no que se deseja e ter uma atitude positiva da situação. Cada desafio vencido fortalece a autoconfiança e melhora a autoestima.
Autoconhecimento
Outro grande ganho ao enfrentar as mudanças com determinação é que sempre aprendemos mais de nós mesmos e saberemos qual a nossa reação em determinadas situações. Isso também provoca segurança e passamos a encarar como desafios toda transformação necessária, mesmo nos causando desconforto e incerteza. Então nos tornamos mais aptos para encarar com confiança situações semelhantes que venham a acontecer no futuro.
Desenvolvimento pessoal
Para ter sucesso, seja na vida profissional ou pessoal, é preciso que façamos algo diferente daquilo que os outros fazem ou daquilo que temos feito até o momento. Fazer frente ao novo corresponde a optar pelo crescimento e desenvolvimento pessoal e isso é sempre uma árdua, porém, recompensadora tarefa. Propor-nos a encarar mudanças exige esforço e a partir do momento que sentimos nossas potencialidades nos sentimos motivados e mais felizes.
Expansão de possibilidades
Quando nos propomos a transformar dificuldades em desafios aumentamos as probabilidades de surgirem novas oportunidades valiosas de progresso, pois criamos meios mais eficazes de aperfeiçoamento. Para crescer é necessário sair da área de conforto e expandir nossas possibilidades. Saibamos encarar isso sem receio de errar, afinal, até mesmo o erro pode servir de aprendizado nos tornando mais aptos a agir corretamente.
Bom lembrar as palavras de Abraham Lincoln: “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”.