Acenda a chama da sua vida espiritual
Uma vida de plena espiritualidade é o mantém aceso o fogo dos atributos de Cristo.
Marta Martínez Aguirre
Antes que o sol aparecesse no horizonte, Tiago estava vestido com roupas de linho. O branco contrastava com o cinza das cinzas. Embora cobrissem suas vestes, ele abriu um grande sorriso ao se lembrar de seus filhos enlameados na noite anterior, correndo para lhe dar um beijo de boas-vindas.
Ele removeu toda a cinza sem deixar rastros, trocou de roupa e colocou novas toras no fogo. As toras começaram a queimar lentamente e, em poucos minutos, o calor abrasador podia ser sentido no altar.
Ele sabia que esse fogo não poderia se apagar, pois o Senhor assim havia estabelecido.
Ele respirou fundo e se sentou para refletir sobre a vida, enquanto as chamas se elevavam em uma dança frenética de vermelhos e laranjas. Sem dúvida, Deus estava olhando com agrado para a sua tarefa cotidiana e talvez tenha pensado em guardar aquela imagem para pintar o céu com os mesmos tons, quando a primavera chegasse a Israel.
Segundo Levítico 6:10-13, uma das tarefas dos sacerdotes era manter aceso o fogo do altar no Santo dos Santos. Essa chama sempre viva era um lindo símbolo da presença de Deus no Templo.
Depois da vinda de Cristo, os sacrifícios de sangue pararam de ser realizados, mas os crentes continuaram preservando a tarefa diária de manter a chama acesa dentro de si.
Essa é a chave que lhe trago hoje, você está mantendo sua chama acesa? Talvez eu possa lhe dar algumas ideias de como fazer isso.
1. Cuide de suas roupas de linho
As vestes de linho faziam parte da vestimenta litúrgica dos sacerdotes do povo de Israel. Eram um lembrete de seu trabalho sagrado, de seus convênios com Deus, bem como de uma vida pura e justa diante de seus olhos.
Você se reveste dos atributos de Cristo? Participa de atividades que mancham sua vida com cinzas? Permite que a moda manche sua fé?
2. Remova as cinzas
Para que o fogo permaneça aceso, é imprescindível retirar as cinzas, caso contrário, mais cedo ou mais tarde o fogo se extinguirá.
Você removeu as cinzas da raiva, amargura, mentiras, ciúme, divisão, egoísmo, desconfiança, impaciência, dúvida, ressentimento, orgulho?
3. Aproxime as toras
Quando você coloca novas toras no fogo, ele se renova e é reavivado. O mesmo acontece com sua vida espiritual, você pode manter a chama sempre acesa se for capaz de colher os bosques do amor, da ternura, do serviço, da bondade, da paciência.
Como todas as manhãs o sacerdote saía em busca de lenha para o fogo, não hesite em procurar aquelas que você não tem.
Talvez você precise ir em busca da madeira do perdão para, assim, reavivar a chama da paz. Da mesma forma, a bondade mantém o fogo aceso quando há dor e tristeza porque – como todas as promessas de Deus – ela nos dá força em meio às provações.
Virtudes como a flexibilidade são capazes de fornecer calor ao lar quando a rigidez e a impaciência estão presentes; enquanto o combustível do autocontrole nos conforta quando a violência e a raiva tomam conta de nós e queimam com palavras duras.
Não devemos demorar para acrescentar as lenhas da pureza, honestidade e lealdade quando a chama começa a se apagar devido à presença das cinzas da imoralidade, mentiras e infidelidade.
É possível manter o fogo aceso dentro de você, basta se lembrar de retirar as cinzas que querem apagá-lo.
Não se esqueça de sair em busca de toras que o ajudem a manter sempre uma vida espiritual abrasadora e que ilumine o seu entorno.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Enciende el fuego de tu vida espiritual