Adolescentes zumbis: Como dormir melhor

Os adolescentes precisam dormir entre oito e meia a dez horas por noite. Quando os filhos crescem, eles passam a alterar seus horários de dormir. Infelizmente a sociedade não muda seus horários de modo a adaptá-los...

Michelle Schultz

Os pais de adolescentes podem facilmente dizer como estão os horários de seus filhos. Com frequência os adolescentes ficam acordados até tarde e depois têm dificuldade para acordar no dia seguinte. No final de semana, muitos ficam acordados até tarde e dormem até o meio-dia, se deixarmos. Esse ciclo de sono pode não ser saudável, caso o adolescente não esteja dormindo o suficiente. Essa deficiência no sono pode causar problemas físicos, sociais, mentais e escolares para o jovem.

Os adolescentes precisam dormir entre oito e meia a dez horas por noite. Quando os filhos crescem, eles passam a alterar seus horários de dormir. Infelizmente a sociedade não muda seus horários de modo a adaptá-los aos horários dos adolescentes. Apenas aproximadamente 15 por cento dos adolescentes dormem o suficiente (conforme a National Sleep Foundation, 2011) e 10 por cento estão dormindo na escola (Michigan, 2010). Padrões de sono irregular atrapalham o relógio interno, o que afeta a quantidade e a qualidade do sono.

As consequências da privação do sono podem ser sérias; dormir pouco pode levar a problemas físicos, emocionais e mentais. Alguns dos efeitos físicos de se dormir pouco são as olheiras e a pele pálida ou com aparência de envelhecida e de pouco saudável. Além disso, a metabolização da glucose pode se alterar, tornando-se menos eficiente, o que pode causar o diabetes. O adolescente passa a comer de modo pouco saudável e a consumir mais cafeína. Alimentos ricos em açúcar, bebidas que contêm cafeína e bebidas energéticas são frequentemente usados para combater a fadiga, mas afetam de modo negativo a saúde de seus filhos adolescentes. O corpo reage à falta de sono da mesma maneira que reage a uma infecção, porque não obtém a restauração de que necessita para permanecer saudável.

A privação do sono também pode causar um impacto emocional nos adolescentes, manifestando-se como mudanças de humor e comportamento agressivo. Quanto à acuidade mental, os adolescentes que não dormem o suficiente têm dificuldade de concentração, de prender a atenção e de solucionar problemas. Um cérebro que seja privado de dormir acabará forçando seu corpo a cair no sono, o que pode fazer com que o adolescente durma na escola ou — se já dirigir — ao volante. Dormir ao volante é responsável por 100.000 acidentes ao ano. Em casos extremos, as pessoas chegam a ter alucinações devido à privação do sono (ver National Sleep Foundation, 2011).

Como pais, o que podemos fazer para ajudar nossos filhos a se recuperarem desse problema? A National Sleep Foundation [Fundação Americana do Sono] sugere:

Advertisement
  • Faça com que o ambiente onde você vai dormir esteja fresco, escuro e tranquilo.

  • Torne o sono uma prioridade.

  • Evite consumir cafeína no final do dia e evite comer e se exercitar antes da hora de dormir.

  • Não assista à TV, não jogue vídeo games, fuja das mídias sociais, do computador e do telefone até uma hora antes de dormir.

  • Coloque ao lado da cama um bloco de papel para anotar ideias ou coisas de que precisa se lembrar.

    Advertisement
  • Durma você também; o fato de você não dormir pode fazer com que seus filhos adolescentes também fiquem acordados.

  • Mantenha um ciclo consistente quanto à hora de ir para a cama e a hora de acordar.

Algumas pessoas podem ter períodos curtos de insônia. Quando esses períodos se prolongam por muito tempo eles se tornam um problema. Se seu filho ou sua filha está dormindo o suficiente, mas ainda está se sentindo muito cansando, talvez seja a hora de levá-lo(a) ao médico para verificar as causas do cansaço.

Toma un momento para compartir ...

Michelle Schultz

Michelle Schultz é professora do Ensino Fundamental, graduada em Psicologia e Sociologia, mãe de dois filhos e gosta de esportes e atividades com os filhos.