Adotar e amar um animal de estimação cura você melhor do que qualquer medicamento
Os animais serão sempre os amigos mais incondicionais do ser humano. Descubra por si mesmo adotando um.
Erika Otero Romero
Na minha infância, tive os melhores amigos que uma criança poderia desfrutar na vida: animais de estimação. Eu tive todos os tipos de pets: cães, gatos, coelhos, peixes, hamsters, porquinhos-da-índia. A verdade é que fui muito feliz com eles. Crescer com animais me ajudou a ser mais responsável e empática com os seres vivos menores e dependentes em mim.
Crescer com aquelas companhias maravilhosas e delicadas me deixava muito feliz. Graças a isso, nunca soube o que era sentir-me sozinha, com medo ou triste. Isso porque eles eram uma companhia e consolo em momentos de dificuldade.
Hoje em dia não é diferente: moro com 6 cães e eles me dão ânimo quando me sinto triste, sozinha ou doente. Além disso, eles me impedem de ter uma vida monótona e sedentária. Sem contar que eles me tornam uma pessoa verdadeiramente feliz, então, minha vida está quase completa.
Estou certa de que, enquanto tiver vida e saúde, terei animais de estimação. Não os terei por prazer egoísta, mas porque realmente gosto do amor e da companhia que eles oferecem. Além disso, sinto um grande prazer em dar a um ou mais animais, o lar, o amor, a comida e os cuidados que todos merecem e precisam.
Adotar é sempre melhor que comprar
Nada é mais terrível do criadouros comerciais de animais, qualquer que seja a espécie. Em alguns deles há tanto descuido e crueldade, que os animais que nascem desses cruzamentos geralmente têm doenças congênitas. Quando compramos um animal, estamos incentivando esse negócio terrível e triste.
Além do mais, você pode ir a um abrigo ou tirar um cão ou gato da rua e levar para casa; os “de raça” também são abandonados e maltratados.
Tito, meu primeiro cachorro resgatado
Vários anos atrás, um cachorro pequeno, sujo e triste chegou à casa de uma vizinha. Elas não podiam ter mais um cachorro e nos perguntaram se podíamos lhe dar um lar. A verdade é que não conseguimos dizer não. Quando o pequeno animalzinho entrou em nossa casa, a primeira coisa que fizemos foi alimentá-lo e ele devorou um grande prato de espaguete. Então, minha mãe tirou uma camiseta que estava vestindo. Era um pequenino Poodle, com cerca de 2 anos.
Demos banho nele – o pobrezinho tinha tanta sujeira e seu pelo estava tão emaranhado, que levamos a tarde toda para limpá-lo e fazê-lo ficar cheiroso. Minha mãe tosou seu pelo, ele era simplesmente um doce: não rosnou, não latiu, nem mordeu; pelo contrário, parecia tão agradecido, pulava e balançava o rabo em volta de nós, que mal podíamos esperar para lhe dar carinho. Nós o chamamos de Tito.
Esse cachorro foi minha companhia por muitos anos, ele ia comigo a todos os lugares e, embora às vezes ele fosse um pouco louco e mal-humorado, ele era um cachorro muito bom. Certa noite, ele simplesmente saiu de casa e, por mais que o procurássemos, ele não apareceu. Isso foi há mais de 10 anos, mas sinto muita saudade até hoje.
Nos o ajudamos, e Tito, sem saber, ajudava-me de muitas maneiras. Ele me deu amizade e companhia, tudo que eu precisava naqueles momentos difíceis e complicados. Devo muito ao meu Tito.
Adotar um animal de estimação mudará sua vida
Pode ser o animal de sua preferência, sempre que quiser dar um lar a um animal em dificuldade, sua vida, como um todo, mudará para melhor.
A razão é que um animal põe você à prova, mas não de propósito. Quando entra na sua vida, ele põe você em atividade mental, física e emocional, de modo que você acaba sendo forçado, pela necessidade, a cuidar desse serzinho sob sua responsabilidade. Em troca, ele lhe dá lealdade, amor e companhia; muito mais do que às vezes fazemos por eles.
Os animais de estimação são amigos que nunca irão traí-lo, e a única maneira em que irão prejudicar a sua vida, é quando, inevitavelmente, acabam morrendo.
Benefícios de ter um animal de estimação
– Adotar, quer seja um gato ou cachorro, irá ajudá-lo a dormir melhor.
– Você conseguirá lidar mais facilmente com a ansiedade ou a depressão.
– Se forem treinados adequadamente, eles podem detectar a tempo ataques de epilepsia ou câncer.
– Ajuda as pessoas que estão acima do peso a ficar em forma.
– Ajuda a conviver melhor com a diabetes.
– Se você tiver dificuldade de se socializar, um cachorro irá ajudá-lo a fazer amigos com mais facilidade.
– Você não vai se sentir mais sozinho.
– Reduz o estresse.
– Quando uma criança cresce com cães, ela aprende valores como amor, caridade, empatia, responsabilidade.
– Melhora a autoestima, pois eles o amam e fazem você se sentir especial.
– Como se não bastasse, hoje em dia é muito comum encontrar animais em centros geriátricos e hospitais para idosos, pois eles os ajudam a lidar com o Alzheimer.
Quer seja um pássaro, um coelho ou um peixe – ainda que não tragam os mesmos benefícios que um cachorro ou um gato, eles lhe farão companhia e proporcionarão que tenha alguns afazeres. Portanto, se neste momentos da sua vida você passa por alguma situação emocional ou pessoal difícil, adote um animal. Ele saberá recompensá-lo com amor, doçura e boas energias.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Adoptar y amar a una mascota te cura mejor que cualquier medicina