Alimentos que o seu bebê precisa em forma de papinha
Dicas de papinhas com alimentos muito importantes para a saúde do bebê.
Shana Padilha
Nos seis primeiros meses de vida do bebê, o alimento mais rico e ideal para a criança é somente o leite materno, que possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dessas crianças. Nem água e necessário dar nos primeiros seis meses de vida.
Já a partir do sexto mês é importante iniciar papinhas de comida e frutas, para a criança já ir se adaptando com novos sabores e recebendo uma alimentação equilibrada. Logo abaixo listamos alguns dos nutrientes necessários para uma alimentação saudável nessa etapa de introdução alimentar.
Uma dica: No início as crianças podem estranhar alguns sabores, dê um intervalo, mas volte a oferecer. E sempre observe como a criança reage a cada novo alimento. A importância de continuar oferecendo é que a tendência de a criança vir a gostar é maior. E caso ao observar que a criança não gostou inicie no próximo mês, as crianças mudam muito o paladar, por isso não desista com tanta facilidade.
Lista de alimentos que o seu bebê precisa em forma de papinha, separados em grupos.
Leguminosas
Soja, ervilha, feijão, lentilha, grão-de-bico.
Proteína animal
Ovos cozidos, peixe sem espinha, fígado, moela, peito de frango, músculo de carne bovina e lombo de carne suína.
Tubérculo ou cereal
Macarrão, batata doce, milho, arroz e mandioca.
Folhas
Alface, repolho, brócolis, espinafre e couve.
Legumes
Tomate, chuchu, cenoura, abobrinha, vagem
Cada grupo de alimentos tem uma função importante para o desenvolvimento da criança.
Exemplos:
Para não ficar doente
Alimentos ricos em vitamina C. Exemplo: acerola, laranja, limão.
Fígado, tanto o de galinha quanto o de boi, são fontes ricas em ferro.
Para crescer muito forte
Peixe, rico em vitamina D, nutriente fundamental para a calcificação normal do esqueleto. A sardinha e o atum também.
Leite, indispensável para a formação dos ossos.
Para ter energia
Feijão. Uma rica fonte de ferro. E é bom acompanhar o feijão alimentos ricos em vitamina, a couve que ajuda na absorção do ferro.
Batata. Tanto faz se a batata é rosa ou inglesa, todas são ricas fonte de vitamina B5. Essa vitamina atua como carboidrato e proteína no organismo e se transforma em energia.
Arroz. Rico em carboidrato e uma ótima fonte de vitamina B1.
Todos os alimentos selecionados para as papinhas devem estar em perfeito estado. Procure cortar os nutrientes para que facilite na hora de cozinhar.
Evite utilizar processadores e liquidificadores, evite temperos prontos, pois além de poder ocasionar uma alergia impede que a criança conheça o verdadeiro sabor dos alimentos.
Na medida em que os dentinhos forem nascendo, as papinhas não precisam ser tão pastosas. Pode deixar já alguns pedacinhos para que a criança aprenda a mastigar. E seu organismo também aprenda a trabalhar melhor alimentos maiores.
Procure combinar alguns alimentos, pois dessa maneira a alimentação fica mais rica em nutrientes e se completa.
Pergunte sempre que tiver alguma dúvida para um pediatra da sua confiança. Ninguém melhor que um profissional para lhe informar o que é melhor para a alimentação de uma criança.