Amadurecer e aprender da vida requer que você pare de cometer estes 9 erros
Ter uma vida plena requer aprender de nossos erros, quanto mais rápido isso acontecer, melhor será.
Erika Otero Romero
Somos humanos e, por natureza, cometemos erros. Isto não é ruim, porque errar nos ajuda a amadurecer e ser melhores a cada dia. O problema é que muitas vezes, em vez de cometermos um erro uma única vez na vida, cometemos quase todos os dias.
É como se não aprendêssemos com a situação vivida. Mas o outro ponto importante, do qual não estamos conscientes, é que falhar uma e outra vez nos levará a sofrer sempre as mesmas consequências, até que aprendamos a lição.
Mas por que não mudamos, mas continuamos “caindo no mesmo buraco”? Talvez seja porque, realmente, não percebemos a falha. Talvez seja devido ao orgulho e à teimosia de fazer as coisas do nosso modo; de fato, as razões dependem de cada um de nós. No entanto, de uma coisa eu sei: enquanto ficamos obcecados em seguir pelo mesmo caminho, será mais difícil a nossa evolução pessoal e alcançar nossos objetivos e sonhos.
O bom de tudo é que, mesmo que se tenha 100 anos e se esteja a um passo da morte, ainda é possível mudar. E quanto mais cedo a mudança for feita, melhor será; é claro, sempre que quisermos. O ponto importante é mudar para superar a nós mesmos.
9 Erros que devemos aprender e que jamais devemos repetir
1 Crer que somos eternos
Normalmente, gastamos tempo, dinheiro e força em assuntos banais, tudo como se não houvesse um amanhã. Não é que não tenhamos direito a festejar, dar-nos um ou outro gosto ridículo ou perder tempo procrastinando; nada de mal há nisso, desde que seja sob controle.
Mas a questão é que muitos não compreendem que, embora seja seu tempo, dinheiro e vida, também há pessoas e causas ao seu redor que bem poderiam ver-se mais beneficiadas com sua intervenção em suas vidas. Além disso esquecemos que ninguém é eterno, o dinheiro se acaba e a saúde pode ser afetada pelos excessos de uma vida descuidada.
A questão é viver com moderação, aproveitar a vida sem exagerar, economizar para os tempos difíceis e cuidar de nosso corpo, porque podemos fazer o que quisermos, mas sem saúde não é possível.
2 Viver no ontem ou no amanhã
Há uma frase que adoro num personagem do filme Kung Fu panda:
“O ontem é história, amanhã é um mistério, mas hoje é um presente, por isso o chamamos presente”. E é certo. Desde que a escutei, fiz todo o possível para seguir esse ensinamento. Descobri que viver recordando o passado gera muita tristeza, e pensar no que poderá ser o futuro me faz viver em ansiedade; nenhuma das duas emoções é sã para nenhum ser humano.
Mas é que além disso, “viver no passado ou no futuro” faz com que percamos as oportunidades e experiências do presente; eu perdi muitas por estar constantemente pensando no futuro. Por favor, não o faça ou pare de fazê-lo, e verá como começa a apreciar mais a vida e as pessoas que ama.
3 Preocupar-se com as coisas que não são importantes
Acontece, também, que temos tendência a “matar-nos em vida” por coisas, como um romance, um reality show, um jogo de futebol ou um qualquer esporte que nos apaixona, mas será que isto é realmente importante? Na verdade, não. São coisas que nos divertem e nos ajudam a passar o tempo, nada além de um bom momento para se passar.
Em vez disso, deveríamos preocupar-nos mais em passar um bom tempo com as nossas famílias, exercitar-nos, ajudar os outros e, claro, deveríamos preocupar-nos muito mais em sermos realmente felizes.
4 Ser ingrato
Felizmente, pouco a pouco, mais pessoas se tornam mais conscientes da importância de ser grato. Temos e desfrutamos diariamente de muitas coisas boas pelas quais devemos ser agradecidos. E vai parecer um tanto masoquista, mas, mesmo assim, devemos agradecer pelos problemas e obstáculos que surgem em nossa vida, já que eles nos ajudam a melhorar e a conhecer nossa força.
5 Viver com rancor
O rancor nos deixa amargurados. De fato, há situações que são muito difíceis de perdoar, mas viver a vida buscando vingança porque seria a única maneira possível de ter paz, é realmente infrutífero e triste.
Perdoar, pelo contrário, ajuda-nos a alcançar a paz mental e emocional com a qual cada ser humano merece viver, por mais dura e difícil que seja a situação a superar.
6 Pensar que só seremos felizes se…
Esperar para ser feliz quando nos formamos na pós-graduação, quando conseguir a relação perfeita com o homem ou a mulher perfeita, ou encontrar um emprego com salário melhor, é viver em uma fantasia muito pouco saudável.
A situação é viver feliz com o que temos, com o que fazemos. O parceiro ideal será alcançado se nos empenharmos em cultivar em nós o tipo de pessoa que queremos atrair. A casa e o emprego ideais virão se nos prepararmos e nos esforçarmos para obtê-los. Mas, enquanto ainda não os alcançamos, devemos ser felizes desfrutando o que a vida põe em nosso caminho; se não, só seremos seres infelizes vivendo uma vida que não temos, à espera de ser felizes quando se conseguir o impossível. A realidade é que pouco se consegue quando temos essa atitude.
7 Esperar mudar nossa situação sem mudar as estratégias
A vida não mudará se não mudarmos o nosso “modus operandi”.
Queremos um emprego com salário melhor? Devemos nos preparar para obtê-lo. Desejamos uma melhor habitação? Devemos economizar até poder comprá-la. Assim é com tudo na vida, e nada mudará se continuarmos caminhando o mesmo caminho. Devemos arriscar e enfrentar o medo do desconhecido para conseguirmos o que queremos.
8 Comparar-nos aos outros
É um absurdo comparar-nos porque todos somos diferentes. Além disso, a educação e o ambiente em que cada um de nós cresceu foi diferente; por isso, as realizações de todos e o tempo ou a maneira como são alcançados também são diferentes.
Comparar-nos é prejudicial porque nos leva a sentir inveja. Além disso, não temos conhecimento do que os outros devem ter feito ou o que têm suportado para estar no lugar onde estão.
Cada meta e realização é diferente e devemos aproveitar o caminho até alcançar cada uma, isso é o que é realmente valioso na conquista do que queremos.
9 Sempre esperar que os outros façam coisas para nos agradar
As expectativas fazem sofrer. Nada mais doloroso que esperar algo de uma pessoa e ela não atender às nossas esperanças.
Há dois problemas com as expectativas:
1 As pessoas desconhecem que esperamos certas coisas delas.
2 Ninguém tem a obrigação de tornar realidade os nossos sonhos e desejos.
As melhores coisas são as que procuramos e alcançamos por nossos próprios meios. Além disso, são as que mais nos deixam satisfeitos e nos fazem mais felizes. Acostume-se a ser claro com o que espera dos outros, assim não terá desilusões.
Mudar nossa maneira de enfrentar a vida não é tão complicado como parece, só precisamos tornar-nos conscientes da maneira de agir, e tão logo sejamos capazes de controlar esses aspectos que não nos ajudam a avançar, veremos como as coisas fluem mais facilmente na hora de alcançar as metas.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Madurar y aprender de la vida requiere que dejes de cometer estos 9 errores