Amamentação: fonte de crescimento e amor
Você será mãe em breve? Então não deixe de ler este artigo.
Camila Gómez
Todos sabemos que a amamentação é a melhor alternativa para alimentar o recém-nascido. Os benefícios não são apenas para o bebê, mas também para a mãe: o bebê não terá cólicas, ou terá muito poucas, ajuda a mãe a perder peso, cria apego e um vínculo entre mãe e bebê que é difícil de explicar, entre tantos outros benefícios. No entanto, aqui estão algumas dicas para que você possa amamentar seu bebê com sucesso e sem dores:
Inicie a amamentação o mais rápido possível
Imediatamente após o parto, o corpo da mulher experimenta mudanças biológicas que favorecem a produção de diferentes hormônios, entre eles de prolactina e oxitocina, conseguindo que comece a produção de leite materno. E embora, a olho nu, o colostro possa ser uma quantidade mínima, deve saber que é a quantidade necessária para alimentar o bebê nos primeiros dias de vida.
Peça ajuda
Muitas vezes é difícil o início da amamentação. Isso pode ser doloroso se o bebê pegar o peito de maneira errada, podendo gerar rachaduras que resultam em mastite. Então, pedir ajuda é fundamental para que a amamentação seja fluida.
Leve o tempo que precisar
Amamentação é um processo de aprendizagem para você, tanto quanto para o seu bebê, por isso leve o tempo necessário para aprender. Procure um lugar tranquilo e relaxe. Amamentar estando tensa não é uma boa opção.
Use roupas confortáveis
O corpo muda depois do parto, pelo mesmo motivo, é preciso que você se acostume a ele pouco a pouco. Para isso, use roupas confortáveis. Muitas lojas especializam-se em roupas e acessórios para tornar a amamentação mais confortável.
Mudança de posição
Existem várias maneiras de conseguir amamentar de forma confortável, portanto, não hesite em procurar a que melhor se adapte a você e seu bebê.
Deixe que o pai participe
Biologicamente, é impossível para o pai participar na amamentação, mas ele pode oferecer um grande apoio no momento de fazer o bebê arrotar, oferecer-lhe um lugar confortável, se preocupar em harmonizar o ambiente e se oferecer para aconchegar o bebê e conseguir um bom sono para ambos.
Esqueça a chupeta e as mamadeiras
Evite o uso de chupetas e mamadeiras até que se consolide a lactação. Embora representem uma grande ferramenta de ajuda, no início da amamentação sua utilização pode ser prejudicial, pois fomentam a má postura da boca para sugar e desestimulam a sucção.
Estimule a produção de leite
Quanto mais vezes amamentar o seu bebê, mais leite você produzirá. Isso ocorre porque o fluxo varia de acordo com a necessidade que seu bebê tem de tomar leite.
Aprenda a armazenar leite materno
Às vezes, muitas mães têm uma superprodução de leite; para não a perder, informe-se sobre as diferentes alternativas de armazenamento que existem. Então, se em algum momento precisar sair de emergência e não puder levar seu bebê com você, pode deixar uma mamadeira com seu leite, sem ter que recorrer a fórmulas especiais.
Se por algum motivo não puder amamentar seu bebê, você deve saber que existem outras maneiras de estabelecer apego seguro. Quando lhe oferecer a fórmula em mamadeira, não hesite em falar com ele e dizer-lhe que está lá, sempre disposta a dar-lhe todos os cuidados necessários ao longo da sua vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Lactancia materna: fuente de crecimiento y amor