Amizade: uma alma com dois corpos*

Como ser amigo do seu filho, dicas práticas para usar no dia a dia.

Marcelo Bighetti

Na tentativa de sermos amigos de nossos filhos, muitas vezes caímos em um grande erro esperando que isto ocorra quando assim o desejarmos. E assim esquecemos que a amizade é algo natural que cresce conforme nossa atenção a ela, que requer dedicação e tempo.

Primeiro precisamos nos atentar para quais os pontos que geram uma amizade. Pare por um instante e faça uma lista mental de seus amigos (amigos no real sentido da palavra, e não apenas colegas). Agora tente listar os porquês destas pessoas serem consideradas amigas e outras não. Quais as características em seu relacionamento para com elas fizeram com que fossem classificadas como tal?

Comece a amizade desde o nascimento

Não espere que seu filho cresça para começar a pensar em se tornar amigo dele. Faça tudo que tenha que fazer para conquistar a amizade dele desde o nascimento.

Identifique preferências em comum

Comece identificando aquilo que percebe ser algo comum entre os dois. Não importa se é o gosto por futebol ou a apreciação das estrelas no céu da primavera. Aproveite estes momentos para estarem sempre juntos, conversando a respeito deste “algo” que tanto gostam.

Interesse pelos interesses

Depois que já identificou os pontos em comum, comece a se interessar pelos interesses do seu filho, por mais banais que possam lhe parecer. Quando ele perceber que você se importa por aquilo que ele gosta, o sentimento de amizade se fortalecerá. Se esforce e dedique tempo junto aos gostos dele, seja um programa de desenho na TV, um jogo que ele inventou, qualquer coisa.

Advertisement

Dedique tempo às atividades do filho

Agora que você sabe quais são os pontos em comum e os interesses exclusivos dele, programe sua agenda de modo a ter um tempo exclusivo com seu filho, não como se fosse uma obrigação, mas um momento prazeroso. Provavelmente você terá que abrir mão do seu programa de TV favorito para poder assistir aquele programa infantil que ele tanto gosta. Amizade requer desprendimento pessoal.

Inclua seu filho em suas atividades

Agora é a hora de inverter. Inclua seu filho em suas atividades diárias. Lembre-se que amizade é uma via de duas mãos, e seu filho precisa aprender isto de forma natural. Mostre as coisas que você gosta e suas responsabilidades. Lembro-me sempre do meu pai me envolvendo em coisas simples como trocar a resistência de um chuveiro, e também da minha mãe quando me explicava a receita de um bolo (mesmo que eu estava mais interessado em lamber a travessa após o término).

Conversa

Abra-se com seu filho. Conte sobre sua vida, seus sonhos e decepções. Permita que ele faça o mesmo. Converse sobre tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo. Desde temas sem muita importância, mas que são divertidos como novas piadas, até os mais complexos como educação sexual.

Os filhos e filhas devem ver em seus pais os verdadeiros amigos. Trabalhe para que isto aconteça.

* Aristóteles.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marcelo Bighetti

Marcelo Bighetti é brasileiro. Além de escritor de fantasia e ficção científica é designer gráfico. Contato através do email mbighetti@gmail.com ou pelo blog www.marcelobighetti.blogspot.com.