Amor em ação: 20 formas de demonstrar amor aos familiares
O amor pode ser demonstrado de várias maneiras.
Helia Maria Morozini de Campos
Assista ao filme O Céu é de Verdade e visite o site do filme em português para saber mais sobre a história real da família Burpo, que, entre tantas dificuldades, mesmo com a doença do filho de apenas 3 anos que o levou ao céu e retornou para contar o que viu lá, ainda demonstravam amor entre si e aos filhos sempre.
Toda pessoa quer e procura ser feliz! Mas não conseguimos ser totalmente felizes sozinhos. Pertencemos a uma família que também nos ama e nós os amamos. Às vezes, é difícil mostrar aos nossos familiares que os amamos, porque o ritmo de nossa vida apressada e o cansaço não nos deixam. E às vezes, somos pessoas que sentem vergonha de demonstrar o que realmente sentimos. Porém, se quisermos mostrar aos nossos familiares que os amamos e nos importamos com eles, podemos mudar nossos hábitos, vencer a timidez e tentar fazer com que nossos familiares sejam mais felizes e alegres também.
Existem algumas estratégias que podem ser implantadas para se conseguir demonstrar o amor que sentimos por nossos familiares.
Seguem abaixo algumas formas simples para demonstrar o seu amor por seus familiares:
-
Sorria para seus familiares, principalmente, se notar que estão tristes. Isso os animará.
Advertisement -
Diga “Eu te amo!” todos os dias.
-
Elogie-os, principalmente, quando fizerem algo correto ou estiverem tentando acertar.
-
Gratidão. Sempre demonstre que é grata por eles existirem.
-
Mágoas. Se você está decepcionada com alguém da família, não guarde mágoas. Procure esquecer e siga em frente.
-
Preferências. Geralmente, sabemos do que nossa família gosta, mas caso você não saiba, procure saber sobre o que gostam de comer, vestir, filmes, lazer etc. Procure programar ou fazer algo relacionado as suas preferências.
Advertisement -
Procure ouvi-los. Às vezes, nossos familiares querem desabafar ou, simplesmente, contar-nos como foi o seu dia na escola ou trabalho. Pare e ouça o que eles têm para dizer.
-
Incentive-os. Cada pessoa possui o seu potencial, procure incentivá-los e ajude-os em seus planos.
-
Saiba dizer “não”. Às vezes, é preciso dizer não para os nossos familiares, mas, devemos procurar falar isso com amor, com controle e segurança.
-
Individualidade. Procure respeitar a individualidade de cada um da família. Todos, assim como você, precisam ter um espaço e tempo só seu.
-
Escreva bilhetinhos. Não é só através da fala que você pode demonstrar seu amor, podemos fazer isso através de bilhetes e deixá-los em suas camas ou na porta da geladeira. Pode ter certeza que eles vão gostar muito.
Advertisement -
Flores. Procure entregar uma flor ou flores para alguém da família, principalmente, se for seu aniversário.
-
Gestos. O amor precisa ser demonstrado, também, através dos gestos, por isso abrace e beije seus familiares.
-
O valor do silêncio. Sempre que houver divergências nas opiniões, procure evitar uma discussão, basta ficar em silêncio. Já diz o ditado “Quando um não quer, dois não brigam.”
-
Seja gentil. Procure falar num tom baixo e preste favores.
-
Riam juntos. Faça com sua família uma sessão de filmes de comédia, contem piadas, vejam as velhas fotos, assistam TV, etc.
Advertisement -
Passeios. Programe passeios com a família. Vocês podem ir ao parque, pescar, jogar, ir à praia, fazer trilha, etc.
-
Mimos. Se possível, quando for às compras, traga-lhes um presente ou doces, afinal, quem não gosta de receber presentes surpresa!
-
Colinho. Muitas vezes, estamos tristes e magoados e o que precisamos é de colinho de mãe ou pai ou até mesmo do irmão, procure acolher e afagar seus familiares.
-
Sempre ame e defenda seus familiares de todo o mal.
“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”. (Benjamim Franklim).