Andar descalço por pelo menos uma hora por dia trará grandes benefícios para sua família

Gostaria de aproveitar os benefícios do "grounding" ou "earthing" para você e seus? Leia e descubra a maravilha que é!

Marilú Ochoa Méndez

Dos cerca de 300 mil anos que o homem está na Terra, desde apenas de 10 a 15 mil que ele sua usa sapatos, de acordo com a paleontologia.

No início, para se proteger do frio e de terrenos pedregosos, o homem nômade usava couro de animais amarrado aos pés. Após anos de evolução, a variedade de sapatos que temos é infinita.

Estamos acostumados a sair de sapatos e, em casa, alguns de nós costumam usar chinelos ou pantufas para descansar. Andar descalço está associado ao descuido, sujeira, pés machucados e doenças, mas o que a ciência diz sobre o assunto?

Ande descalço para uma boa saúde!

Há anos, surgiu uma tendência conhecida como grounding ou earthing que consiste em colocar nosso corpo (pode ser qualquer parte dele) em contato direto com a terra, embora seja comum que se estimule a prática de caminhar descalço em superfícies naturais como a grama, areia ou simplesmente o chão de sua casa.

Neste texto, falaremos sobre alguns benefícios dessa prática, que podem melhorar radicalmente sua saúde e aliviar bastante seu estilo de vida saturado.

Advertisement

1. Andar descalço nos reconecta

Segundo o Journal of Enviromental and Pubic Health, em um estudo realizado por Gaétan Chevalier e T. Sinatra, entre outros: “Desde os anos 1960, temos usado cada vez mais calçado com sola de borracha ou plástico isolante, em vez do couro tradicional feito de peles“, o que afetou drasticamente a nossa saúde.

Outros pesquisadores afirmam que muitos costumes do mundo moderno afetam dramaticamente nossa qualidade de vida: “Durante as últimas décadas, doenças crônicas, distúrbios imunológicos e doenças inflamatórias aumentaram dramaticamente, e alguns pesquisadores citaram fatores ambientais como a causa“.

Isso indica que o homem, um ser natural que se nutre da terra, tem se afastado dela, e o preço disso está sendo cobrado.

2. Andar descalço nos desestressa

Dr. David Garita, médico, quiropraxista, especialista em medicina natural, fala sobre isso em um blog: “o uso de calçados sempre nos torna mais predispostos ​​a sofrer de distúrbios da coluna [além disso, bloqueia a conexão com o nosso mundo, pois] nas palmas das mãos e solas dos pés existem diferentes pontos que estimulam o sistema nervoso central.”

Além de permitir que a pele dos pés respire livremente, os pontos de reflexologia que estão nas mãos e nos pés, e que estão intimamente ligados ao nosso sistema nervoso central e ao nosso corpo em geral, são estimulados, proporcionando-nos um descanso quase imediato.

Advertisement

3. Melhora a nossa saúde naturalmente

Tocar o solo com a sola dos pés pode aliviar nosso estresse, melhorar a dor nas articulações e trazer uma melhora para a nossa saúde de forma natural e efetiva.

Para começar, areja os nossos pés, pois tê-los fechados e úmidos podem causar problemas de pele, calos ou fungos.

Além disso, melhora a nossa circulação, não apenas dos pés, mas de todo o organismo, principalmente se o chão estiver frio, pois se consegue um aumento do fluxo sanguíneo para cima, o que previne o inchaço e o aparecimento de varizes.

Segundo o Dr. Landívar, naturopata, podemos acrescentar a essas vantagens o fato de que isso irá melhorar nosso equilíbrio, desbloquear as emoções contidas, e ao entrar em contato com a natureza, aumentará a nossa felicidade e relaxamento.

Sobre isso, o Dr. Garita, citado acima, também menciona grounding e seus benefícios:

Advertisement

1.  Ajuda na circulação;

2. Reduz dores de cabeça irritantes;

3. Gera um sono mais relaxado, reparador e sem interrupções.

Sua explicação para essas declarações é a seguinte: “a terra tem uma carga negativa de íons. Como nosso corpo possui uma grande quantidade de água, ele é diretamente afetado por íons negativos para manter nossa saúde em ótimas condições” . Além disso, continua o médico: “reduz os sintomas da depressão, influencia positivamente a nossa capacidade cognitiva, regula o metabolismo e fortalece o nosso microbioma”.

4. Muda radicalmente nosso sistema circulatório

Dr. Ricardo Vargas, especialista em medicina chinesa, afirma que andar descalço “produz um efeito anti-inflamatório significativo, assim como melhora profundamente a circulação sanguínea, não apenas o fluxo de sangue, pois reduz significativamente a viscosidade do sangue“.

Advertisement

Os especialistas aconselham a caminhar pelo menos uma hora por dia sobre superfícies naturais, ásperas e estáveis, para alcançar esse benefício e os anteriores.

Além disso, apoiar o nosso peso em sapatos fechados ou em salto alto sobrecarrega o nosso sistema circulatório, que é aliviado da pressão ao tornar o grounding uma prática constante.

Se formos fazer isso na praia, devemos também adicionar à lista de benefícios da prática a massagem natural que a areia proporciona, e a liberação de impurezas em nossas extremidades.

5. Também há vantagens importantes para as crianças

Durante séculos, a anatomia e a mecânica do pé avançaram sem qualquer tipo de calçado. Hoje, a vida normal impossibilita o adulto de pisar no chão, mas nossos filhos têm mais oportunidades, entretanto, muitos pais temem que, ao andarem descalços, os pequenos contraiam mais doenças ou sejam afetados.

No entanto, devido a seus benefícios significativos, há muito tempo os pediatras também sugerem essa prática. Veja alguns a seguir:

Advertisement

1. Há um desenvolvimento mais completo dos músculos e ossos dos pés, principalmente se correrem em superfícies como terra e grama;

2. Ajuda-os na localização espacial;

3. Melhora seu equilíbrio;

4. Os elétrons transmitidos pela terra melhoram seu sistema nervoso parassimpático, sincronizam biorritmos e regulam a circulação sanguínea em nossos pequeninos;

5. As infecções não são causadas por “andar descalço”, mas pela exposição a bactérias sem proteção, são coisas radicalmente diferentes.

Advertisement

6. Eles adoram!

Você está pronto para implementar essa prática benéfica para você e sua família? Conte-nos como está indo!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Andar descalzos al menos una hora al día aportará grandes beneficios a tu familia

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.