Animais de estimação têm alma?

Para onde vão os nossos queridos animais de estimação (e os outros animais) quando morrem? Será que eles têm alma, como os humanos?

Luiz Higino Polito

Quem nunca perdeu um animal de estimação? Eu e minha família já tivemos alguns cachorros e dezenas de gatos ao longo de nossa vida, e eu me lembro de todos eles que passaram pela nossa vida e que deixaram tantas boas recordações!

Cada um com seu jeito, com sua personalidade, diferentes uns dos outros, assim como são os seres humanos.

Eu me lembro de um gatinho preto que tivemos, que nos acompanhava como se fosse um cachorro, quando íamos para a casa de minha sogra, que ficava a três quarteirões de distância. Numa das vezes em que foi conosco, ao chegarmos na avenida mais movimentada que precisávamos atravessar, tentei segurá-lo porque estava passando uma Kombi, e percebi o perigo – mas não consegui, porque ele era rápido demais, e foi correndo para atravessar a avenida e infelizmente foi atropelado. Isso aconteceu há mais de 30 anos e eu me lembro ainda de todos os detalhes…

A maioria dos gatos que tivemos, porém, simplesmente sumiram, e não tivemos a tristeza de vê-los morrer, embora tenhamos ficado muito sentidos com sua perda. Dos cachorros que tivemos (que foram poucos) só enterramos um, porque os outros foram doados a parentes ou amigos.

Atualmente temos seis gatos adultos e uma cachorra de porte médio.

Advertisement

Leia: Cuidados adequados para os diferentes animais de estimação

Para onde foram os que morreram?

Será que os animais de estimação, e também os outros animais têm alma, assim como os seres humanos? (Alma aqui significando espírito, pois têm pessoas que designam alma como sendo a reunião do corpo e espírito).

Eu creio que os animais têm espírito. E não sou o único a acreditar nisso. Alan Kardec disse: “[A alma animal] é também uma alma… É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

Em Eclesiastes, apesar de ser dito que tanto os homens quanto os animais voltam ao pó de onde vieram, diz também “Como é que alguém pode ter a certeza de que o sopro de vida do ser humano vai para cima e que o sopro de vida do animal desce para a terra? (Ecles.3:21)

Podemos entender que “sopro de vida” trata-se do espírito do animal.

Advertisement

Assista: O cachorro sumiu por 10 dias, quando ele voltou a reação do gato deixou a todos espantados

Numa Revista Religiosa encontramos palavras mais confortadoras e assertivas a respeito do que acontece com os animais depois que morrem. “Sim, os animais têm espírito. Claro que há uma grande diferença entre o espírito dos animais e o nosso — (nós humanos) somos filhos e filhas gerados pelo Pai Celestial e eles (os animais), não.(…) Assim, embora não tenhamos uma compreensão completa do que acontece com os animais depois que morrem, cremos que desfrutarão algum tipo de salvação e imortalidade.”

Em Apocalipse, 5:13, lemos o seguinte, escrito pelo Apóstolo João: “E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.”

Não devemos estranhar que o Criador possa entender a linguagem de todas as Suas criaturas.

Charles Bukowski, escritor famoso e muito querido nos Estados Unidos, no seu romance “Mulheres“, coloca ironicamente na boca de uma das suas personagens o que ele pensa desse assunto, quando diz: “… Cecília… nos explicou que os animais têm alma também. Ninguém contestou suas opiniões. A gente sabia que (isso) era possível. O que a gente não tinha certeza é se nós tínhamos uma.”

Advertisement

No lindo filme “Amor Além da Vida”, com Robin Williams, que trata do Mundo Espiritual, vemos também que o cachorro que uma família tinha também se encontra no belo lugar para onde os membros da família vão depois da morte.

Nem todos concordarão que os animais têm alma. Todos são livres para acreditar no que quiserem.

Eu acredito que os animais têm espírito sim, e será muito bom reencontrá-los, um dia. Os animais de estimação nos dão tanta alegria e são tão inteligentes e amorosos que será uma pena se não os reencontrarmos.

Leia: A importância de um animal de estimação para o desenvolvimento infantil

Eles são melhores do que nós em muitos aspectos, e merecem o “céu dos animais”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!