Antecipar as decorações de Natal torna você uma pessoa mais feliz, dizem especialistas
Segundo estudo, se você é do tipo que mal pode esperar dezembro chegar para fazer as decorações de Natal, então você leva a vida com muita alegria.
Fernanda Gonzales Casafús
Para muitos, o Natal é a feliz época do ano em que o eixo principal é celebrar o nascimento de Jesus com a família; ainda que para outros sejam tempos de introspecção e nostalgia.
Sem dúvida, é também uma data especial para se maravilhar com as decorações nas ruas, casas, prédios e shopping centers. Os lares são adornados para festa, e não falta em cada mesa aquele enfeite especial que é preparado todos os anos, com tanta dedicação. E se você gosta de decorações de Natal, a ciência traz boas notícias para você.
Em minha família, um mês antes do Natal já estamos pensando no que vamos colocar na mesa, na nossa janela e na árvore. E ao que parece, essa ansiedade que nos invade é um bom sinal, pois psicólogos dizem que decorar sua casa antes de dezembro faz de você uma pessoa mais feliz.
A magia do Natal
Segundo estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, as pessoas que colocam as decorações de Natal antes de dezembro são mais felizes. É uma alegação bastante forte, mas uma equipe de psicólogos chegou a essa conclusão, afirmando que as decorações de Natal exercem forte impacto positivo nas pessoas.
Segundo o psicanalista Steve McKeown, “em um mundo de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de se associar a coisas que as fazem felizes, e as decorações de Natal evocam esses sentimentos fortes da infância“.
O Natal tem essa magia especial que contagia. Decorar nosso lar deixa-nos, sem dúvida, mais felizes, pois coloca em evidência a alegria que levamos no coração por uma data tão significativa, principalmente para aqueles que acreditam em Jesus.
Mais proximidade com a vizinhança
O estudo diz ainda que quem decora a casa antes do Natal manifesta um espírito de amizade e coesão com os vizinhos, além de ser mais acessível para quem precisa.
Na Argentina, montamos a árvore de Natal e começamos a decorar as casas no dia 8 de dezembro, dia em que é celebrada a imaculada concepção de Maria. E em muitas lojas, o espírito natalino já está no ar desde novembro.
Aproveite o entusiasmo
Em um mundo convulsivo em que corremos para tudo, é bom aproveitarmos esse entusiasmo e alegria que o Natal e as festas festivas nos proporcionam e contagiam.
Decore sua janela, a porta de entrada, seu jardim e as árvores da sua rua. Sem dúvida, isso vai deixá-lo mais feliz, pois é época do ano em que estamos em festa, aguardando o nascimento do menino Jesus.
Se quiser ser feliz, celebre o Natal
O Natal é uma data muito especial que traz à tona lembranças da nossa infância. Quando você monta a árvore, coloca a estrela no topo, ou escolhe cuidadosamente cada enfeite, está relembrando aqueles momentos emocionantes com a família.
E embora, para muitos de nós, essa época evoque profunda tristeza por aqueles que não estão mais conosco, devemos olhar para frente e continuar comemorando com o entusiasmo de nossa criança interior, para que essa alegria contagie as crianças da família.
Decore sua casa, sim; mas também não se esqueça do motivo de nos reunirmos em torno da mesa na véspera de Natal. Ensine a seus filhos o valor da unidade familiar e relembrem essa uma data tão especial para os cristãos e para a humanidade.
O melhor presente é ver sua família reunida
Perdi meu pai há alguns anos, e as celebrações da véspera de Natal e do Ano Novo nunca mais foram as mesmas. Hoje, porém, tenho minha própria família e meus filhos precisam ver que o Natal é um excelente momento para escolher se sentir feliz e agradecer por tudo o que aprendemos e recebemos durante o ano.
Portanto, não importa se você não tem a melhor decoração ou se sua árvore não possui alguns enfeites (ou são iguais aos do ano passado); o melhor ornamento para sua mesa é sua família reunida. E se não podem estar todos, pelo menos se alegre por tê-los em seu coração.
Não se trata de abrir presentes, mas abrir o coração
Nas últimas décadas, o consumismo cresceu, fazendo o Natal perder um pouco de sua tradição mágica. As pessoas se concentram em presentes ou no que vão vestir. Os gastos da família disparam e o verdadeiro pilar da festa se desvanece.
É lindo presentear. Ver aquela expectativa no rosto dos seus filhos é ainda melhor. Mas não se trata apenas de abrir presentes, mas de abrir nossos corações uns para os outros. O verdadeiro Natal está em nossos corações, com o renascimento de Jesus.
Façamos dessa data um feriado especial, de forma a encontrar a paz interior que nos permite levar luz e esperança a outras pessoas, em épocas em que toda a sociedade precisa delas.
E não se esqueça de decorar sua casa com a mais bonita ornamentação de Natal, dentro de suas condições, é claro! Feliz Natal!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Anticiparte a las decoraciones navideñas te hace una persona más feliz, dicen los expertos