Apatia e tédio em um relacionamento: como evitá-los
O que você deve realmente prestar atenção para evitar um divórcio ou separação
Adriana Acosta Bujan
A maioria das pessoas deseja que a relação com o parceiro seja perfeita e para sempre, assim como nas histórias da Disney; ou pelo menos como no início da relação, onde existia essa magia cheia de paixão, aventuras, cumplicidade e amor.
Mas como tudo na vida, nada é para sempre. As relações de casal vão mudando e evoluindo ao ritmo que vão crescendo as responsabilidades e obrigações familiares, por isso essa paixão que transbordava e as aventuras que frequentemente faziam juntos tenderão a se tornar ocasionais.
E é assim que, com o passar do tempo, o amor se torna estável, mas alguns aspectos logo podem danificar a relação, como o tédio e a apatia, visto que já se deixa em segundo plano a convivência com o parceiro ao existir outro tipo de objetivos.
É por isso que não se deve lamentar ou surpreender-se, porque é algo muito comum que experimentam alguns casais que vivem vários anos juntos.
O que você deve realmente prestar atenção é em encontrar uma solução para evitar consequências lamentáveis, como um divórcio ou separação. Muitos casais, ao não reconhecer o problema, deixam que passe o tempo, o que faz com que vão machucando-se mutuamente até não restar nada de amor entre os dois.
Uma fratura no coração
Em um estudo realizado pela Universidade Autônoma, no México, descobriu que as causas mais frequentes que geram a apatia no casal são a falta de envolvimento, de novidade, a não realização de atividades em conjunto, os conflitos, o cansaço, a falta de intimidade, entre outros fatores.
Apesar de serem fatores decisivos para a decisão de terminar, eles descobriram que a maioria dos casais prefere permanecer em seu relacionamento, simplesmente porque esses são problemas que podem ser resolvidos caso os dois se comprometam.
Com o tédio acontece o mesmo, os casais estão cansados de seu estilo de vida, porque não há motivações, metas e sonhos em conjunto. Normalmente, os casais deixam de se preocupar em recuperar a relação e, sem se aperceberem, estão deixando o amor ir embora.
Agora, como recuperar uma relação fraturada pelo tédio e apatia?
1. Reforce a comunicação positiva
Muitos dos problemas conjugais são causados pela falta de comunicação do casal. Infelizmente, não é fácil aprender a comunicar de maneira assertiva quando algo incomoda, preocupa ou gera desconfiança. No entanto, se quiser recuperar o bem-estar do seu relacionamento, aconselho a reforçar este ponto.
Existem várias estratégias eficazes para aprender a se comunicar com o parceiro. A primeira é ouvir, ou seja, deixar seu parceiro se expressar livremente sem interrupções, sem julgá-lo ou criticá-lo, então, quando for apropriado, você pode dizer seu ponto de vista.
Expresse os seus pensamentos de uma forma positiva, para que não magoe o parceiro ao dizer-lhe que algo lhe incomoda. Por exemplo: comece com uma frase que valorize algum aspecto importante, depois diga-lhe o que o incomoda e, no final, agradeça por ele tê-lo escutado e compreendido.
2. Quebre a rotina
É verdade que, muitas vezes, estamos cansados e que não há nada melhor que dormir para repor as energias desgastadas durante o dia, ou simplesmente não há nada diferente para fazer a não ser cumprir com as responsabilidades e o papel que nos cabe. É assim que podemos cair na rotina e na monotonia da nossa relação.
Recomenda-se que, em conjunto, analisem e reflitam sobre o estilo de vida que levam juntos, para propor ideias e soluções que os ajudem a recuperar a emoção em sua relação. Não é demais mencionar algumas ideias para romper com a apatia e o aborrecimento, como por exemplo: preparar um jantar romântico, sair para passear, fazer exercício juntos, ir ao cinema, entre outras coisas.
3. Objetivos a curto prazo
Todos nós temos objetivos individuais na vida, mas quando os partilhamos com o nosso parceiro, a relação pode tornar-se mais forte. Uma chave para destruir a apatia e o aborrecimento é precisamente estabelecer metas de curto prazo, fáceis, simples e que sejam realistas, para que, no momento de executá-las, ambos se sintam comprometidos e, no final, os dois sentirão satisfação ao realizar seus sonhos juntos.
Lembre-se de envolver seu parceiro em todos os seus projetos, no seu dia a dia, nas suas decisões, para que os dois possam sentir-se comprometidos e que formam uma equipe. Uma vez realizada a primeira meta, continuem a estabelecer mais, uma de cada vez.
4. Recolher experiências de vida
Como dizia o meu pai: “Quando morrer, você não levará nada, a não ser a satisfação de ter vivido uma vida maravilhosa”. Isso significa que temos que coletar muitas novas experiências de vida para guardá-las em nossas memórias. No final, é o que sempre vamos lembrar.
Então esqueça as regras por um tempo e comece a se divertir com seu parceiro. Brinque, ria, transforme-se numa menina travessa, vá com seu parceiro a um parque de diversões, a um quarto de hotel, vão juntos para onde quiserem, viajem.
Beije intensamente, abrace com força, provoque-o com o seu olhar, ou seja, realize coisas que deixem marca no seu coração e na sua memória.
Pare de se queixar e lamentar pelo seu estilo de vida, com estas estratégias você poderá recuperar a emoção na sua relação. Envolva seu parceiro para que os dois se comprometam a trabalhar juntos para recuperar essa faísca perdida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Apatía y aburrimiento en una relación: cómo evitarlo