Apatia e tédio em um relacionamento: como evitar
Muitas vezes, o casal perde o interesse em recuperar a relação mergulhada no tédio e apatia e, sem que percebam, acabam permitindo que o amor seja fraturado.
Adriana Acosta Bujan
A maioria de nós deseja que a relação com nossos cônjuges seja perfeita e para sempre, assim como nos contos de fada; ou, pelo menos, que seja como no início do relacionamento, quando havia aquela magia repleta de paixão, aventura, cumplicidade e amor.
Mas nem tudo é para sempre. Os relacionamentos de casal mudam e evoluem à medida que as responsabilidades e obrigações familiares aumentam, de modo que a paixão abundante e as aventuras que costumavam fazer juntos acabam se tornando ocasionais.
E é assim que, com o passar do tempo, o amor se torna estável. Mas alguns aspectos podem acabar prejudicando a relação, como o tédio e a apatia, pois a convivência com o cônjuge fica em segundo plano por haver outros tipos de objetivos.
Entretanto, não é preciso lamentar nem ficar surpreso, pois é algo muito comum vivido por alguns casais que estão juntos há vários anos.
Você deve focar em encontrar soluções para evitar tristes consequências, como divórcio ou separação. Muitos casais, por não reconhecerem o problema, deixam o tempo passar, o que faz com que magoem ou machuquem um ao outro até que não haja mais amor entre eles.
Um coração fraturado
Um estudo realizado pela Universidade Autônoma, no México, constatou que o que causa mais apatia no casamento são a falta de envolvimento, de novidade, de realização de atividades juntos, os conflitos, o cansaço, a falta de intimidade, entre outros.
Apesar de serem fatores contundentes na decisão de terminar, descobriu-se que a maioria dos casais prefere continuar no relacionamento por simplesmente serem problemas que podem ser consertados, caso ambos se comprometam com isso.
O mesmo acontece com o tédio, os casais ficam cansados de seu estilo de vida, pois não há motivações, objetivos e sonhos em conjunto. Muitas vezes, eles perdem o interesse em recuperar a relação e, sem que percebam, acabam permitindo que o amor seja fraturado.
Então, como recuperar um relacionamento fraturado pelo tédio e apatia?
1. Fortalecendo a comunicação positiva
Muitos problemas conjugais são causados pela falta de comunicação. Infelizmente, não é fácil aprender a se comunicar com o cônjuge de forma assertiva quando algo incomoda, preocupa ou causa desconfiança. Porém, se deseja recuperar o bem-estar de seu relacionamento, aconselho você a fortalecer este ponto.
Existem várias estratégias eficazes para aprender a se comunicar no casamento. A primeira é ouvir, ou seja, deixar seu parceiro se expressar livremente, sem interrupções, sem julgamentos ou críticas; então, quando for oportuno, você pode dar seu ponto de vista.
Para não magoar seu cônjuge, expresse seus pensamentos de maneira positiva, dizendo que algo está incomodando você. Por exemplo: comece elogiando e valorizando algum aspecto importante; depois, diga o que está deixando você chateado(a) e, no final, agradeça por ele ter ouvido e compreendido.
2. Quebrando a rotina
É verdade que, muitas vezes, ficamos cansados e nada é melhor do que dormir para repor as energias gastas durante o dia. Ou simplesmente nada há de diferente para fazer a não ser cumprir nosso papel e responsabilidades. É assim que podemos cair na rotina e na monotonia no casamento.
Recomenda-se que, juntos, analisem e reflitam sobre o estilo de vida que levam, a fim de propor ideias e soluções que os ajudem a recuperar o entusiasmo no relacionamento. Vale citar algumas ideias para quebrar a apatia e o tédio, como preparar um jantar romântico, passear, fazer exercícios juntos, ir ao cinema, entre outras coisas.
3. Traçando metas de curto prazo
Todos nós temos metas individuais na vida, mas quando estabelecemos metas conjuntas como nosso cônjuge, o relacionamento pode ser fortalecido. A chave para destruir a apatia e o tédio é precisamente estabelecer metas de curto prazo, fáceis, simples e realistas, para que, na hora de executá-las, ambos se sintam comprometidos; e no final, ambos sintam satisfação em realizar seus sonhos juntos.
Lembre-se de envolver seu marido ou mulher em todos os seus projetos, no seu dia a dia, nas suas decisões, para que vocês dois se sintam comprometidos em formar uma equipe. Assim que a primeira meta ou objetivo for atingido, continuem estipulando outros, um de cada vez.
4. Colecionando experiências de vida
Como dizia meu pai, “Quando morrer, você não levará nada junto além da satisfação de ter vivido uma vida maravilhosa.” Isso significa que devemos colecionar muitas novas experiências de vida para manter em nossas memórias. No final, é o que sempre lembraremos.
Portanto, esqueça as regras por um tempo e comece a se divertir com seu cônjuge. Brinque, ria, torne-se uma garota travessa, fuja com seu marido para um parque de diversões, para um quarto de hotel, para onde desejarem; viajem.
Beije intensamente, abrace-o com força, derreta-o com o olhar ou seja, faça coisas que deixem uma marca em seu coração e em sua memória.
Pare de reclamar e lamentar sobre seu estilo de vida! Com essas estratégias, você poderá recuperar o entusiasmo em seu relacionamento. Envolva seu cônjuge de forma que os dois permaneçam comprometidos e, assim, trabalhem juntos para resgatar a chama perdida.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Apatía y aburrimiento en una relación: cómo evitarlo