Aperfeiçoe o seu currículo com estas 10 dicas

Dez dicas para melhorar seu currículo e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Ashlynn Green

A concorrência de hoje no mercado de trabalho é difícil. Há muitos altos e baixos na carreira de todo mundo e você nunca sabe quando você pode precisar de um currículo. Vamos dar uma olhada nas coisas mais importantes para se lembrar de incluir ao fazer o seu currículo.

1. Você está vendendo VOCÊ

Coloque o que você tem de melhor, seja honesto, não seja muito modesto, mas ao mesmo tempo não seja muito arrogante. Se você fosse contratar alguém para o trabalho que você quer, o que você estaria procurando?

2. Use palavras de ação

Comprometido, aprimorado, reunir-se, cumprido, obtido e publicado são ótimas palavras para explicar o seu trabalho e suas habilidades em empregos anteriores.

3. Evite palavras e frases em demasia

Seu objetivo é se diferenciar dos outros candidatos. Evite palavras como jogador da equipe, motivado, dinâmico e assistido. Uma boa maneira de encontrar palavras semelhantes que possam ser a melhor opção é usar um dicionário de sinônimos, ou fazer alguma pesquisa sobre o que os empregadores gostariam de ouvir de seu campo específico.

4. Use termos chave

Alguns empregadores apenas entrevistam pessoas cujos currículos incluem certos termos, como “Licenciatura” ou “Bacharel”. Certifique-se de incluir os nomes de todos os programas específicos que você sente que são proficientes em usar.

Advertisement

5. Formate corretamente

Divida o seu currículo em seções, como educação, emprego, habilidades e tudo o que encontrar em relação a sua carreira. Fora dessas seções, coloque o que você tem de melhor na primeira seção. Em seguida, divida-os em ordem cronológica de empregos e educação (os mais recentes primeiro). Alfabetize as suas habilidades. Resuma o seu currículo em apenas uma página. Certifique-se de usar o seu espaço em branco corretamente e não se prenda no meio de sua página.

6. Crie uma capa

Na sua capa também deve incluir o seu nome, todas as informações de contato, uma breve introdução sobre você e o seu objetivo principal para a obtenção do novo emprego. Sua capa e a página do currículo devem conter elementos de repetição. Nos dois, utilize um total de apenas duas fontes.

7. Se você não sabe como fazer, use um modelo

Confira aqui. Escolha um modelo que o ajude a fazer um currículo semelhante ao profissional e se concentre na escrita, e não no design.

8. Crie uma conta no LinkedIn, um site profissional, e/ou um currículo de vídeo

Muitos empregadores procuram por você em mídia social, ter uma conta no LinkedIn mostra que você quer expor mais informações lá, para que os empregadores vejam. Quando se trata de Facebook, saiba que se você postar qualquer coisa negativa, palavrões ou fotos constrangedoras, pode ser que seus empregadores sejam capazes de vê-las através de suas configurações de privacidade específicas.

9. Leia toda a descrição do trabalho antes de enviar o seu currículo

Depois de ler a descrição, você será capaz de incluir trabalhos e habilidades diretamente relacionadas com a vaga que você está se candidatando.

Advertisement

10. Verifique tudo e mantenha-o atualizado

Certifique-se de que você leu tudo várias vezes para verificar se há erros. Saiba qual o formato que você deve enviar o seu currículo (às vezes enviar em PDF é uma boa escolha). Antes de enviar o seu currículo, peça a um amigo que o leia para ver se há erro de ortografia. Assim que você conseguir um novo emprego, fique à vontade para adicionar a sua posição atual no seu currículo.

Lembre-se de imprimir o seu currículo à noite antes de sua entrevista para ter certeza que tudo dará certo. Adicione outros elementos como carta de recomendação e envelope para colocá-los dentro. Boa sorte na procura de emprego!

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original Rock your resume with these 10 tips, de Ashlynn Green.

Toma un momento para compartir ...

Ashlynn Green

Ashlynn Green is a wife, a daughter, a sister, a pug-lover and a huge believer of the family.