Aprenda a lidar com o estresse através destas 8 técnicas naturais
Ter uma vida tranquila requer um pouco de vontade e autocuidado.
Erika Otero Romero
Todos nós vivemos dias difíceis e acelerados. Algumas pessoas estudam, outras trabalham fora ou em casa, outras estudam e trabalham. Além disso, criam filhos que fazem várias atividades por dia. Acrescente a isso o fato de que queremos que o dia dure o suficiente para descansarmos um pouco. Nesse contexto, ficamos estressados e temos de lidar com esse estresse.
Entre a hora que acordamos (5 ou 6 da manhã) e a hora em que vamos “dormir” (11 da noite ), muita coisa acontece dentro e fora de nós. Sim, podemos incluir preocupações e problemas que, por menores que sejam, sempre estão presentes. Tudo isso acaba com o pouco de paz e tranquilidade que podemos desfrutar. E o estresse deixa rastros.
Se acha que a intensidade das coisas diminui, você está enganado. O estresse tende a fazer uma bagunça no organismo das pessoas.
Estresse e doenças
A realidade é que viver tranquilamente por anos tornou-se um luxo a ser alcançado. Vivemos em uma sociedade que exige movimento constante, e quem não se mexe não avança. Bem, toda essa ação para satisfazer as necessidades de todos os tipos leva ao estresse.
Como já foi dito, o estresse tem consequências importantes no organismo humano. Uma pessoa que vive no limite e se esforça para alcançar objetivos diários verá sua saúde diminuir gradativamente.
O estresse pode levar a doenças psicológicas e físicas, entre as quais encontramos:
– Ansiedade
– Depressão
– Dor de cabeça
– Cólon irritado
– Tensão muscular
– Dor no peito
– Fadiga
– Insônia
– Diminuição do desejo sexual
Além disso, a pessoa estressada pode começar a ter problemas para conviver com as pessoas à sua volta. Chega a um ponto em que os nervos estão à flor da pele e qualquer situação transbordante pode fazer com que os inconvenientes apareçam.
A boa notícia é que você não precisa recorrer a remédios e soluções caras para aprender a lidar com o estresse. Uma pessoa que tenha a vida agitada pode aplicar estas técnicas naturais que a ajudarão assumir o controle de sua vida e saúde.
8 “remédios” naturais para tratar o estresse
1. Fazer exercícios
Exercitar-se não significa que tenha que entrar em uma academia ou fazer crossfit. Você pode dedicar meia hora antes ou depois do almoço para caminhar um pouco. Também pode ir de bicicleta para o trabalho alguns dias por semana.
Praticar exercícios não apenas favorece a saúde, passar um tempo ao ar livre esvazia a mente. Além disso, influencia o seu humor. Isso ocorre porque são estimuladas as áreas do cérebro que produzem serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina. Esses são os famosos hormônios da felicidade.
2. Praticar meditação e ioga
Quando uma pessoa dedica tempo para meditar, ela está se presenteando com tempo para se libertar dos fardos mentais.
O problema é que há pessoas que pensam que toda meditação está ligada a alguma prática religiosa. Isso não é verdade. A meditação a que me refiro ajuda a reduzir os pensamentos acelerados e intrusivos, além de facilitar o controle do estresse e da ansiedade.
O ioga é um tipo de meditação que, ao ficar em determinadas posições, liberta o corpo da tensão muscular e mental diária.
3. Bebidas à base de ervas
Infusões como erva-cidreira, camomila, valeriana e flor de maracujá são eficazes para nos ajudar a acalmar os nervos e a dormir bem.
Basta ferver um pouco de água, colocar a erva ou o saquinho de chá e beber morno e sem açúcar.
4. Livrar-se dos maus hábitos
Fumar, beber álcool e consumir bebidas com cafeína provocam alterações no organismo, deixando-nos em estado de alerta constante.
Sim, é verdade que muitas pessoas recorrem ao cigarro para relaxar, mas ele faz exatamente o contrário, incrementa efeitos nocivos em nosso organismo e aumenta os níveis de estresse e ansiedade.
5. Escrever um diário
A escrita pode ser uma fonte fácil de libertação emocional. Você pode recorrer ao diário para despejar suas frustrações, pensamentos ruins, sentimentos negativos, preocupações diárias e problemas de todos os tipos.
Claro, você também pode registrar todas as coisas boas que acontecem. A questão aqui é ter algo – o diário – como apoio quando não houver amigos ou familiares para conversar.
Leia também: Escrita curativa: 7 dicas para começar
6. Aprender a administrar o tempo
Quando usamos uma agenda, não nos esquecemos de nada e temos tempo suficiente para tudo o que tem de ser feito durante o dia ou a semana.
É verdade que coisas podem acontecer aleatoriamente, mas você também deve aprender a dizer “Não, obrigado.” Saber quanto tempo você pode ter para o que deseja ou precisa fazer é a chave para desfrutar de tranquilidade.
7. Tempo com seus animais de estimação
Passar tempo com nossos mascotes pode ser um momento de relaxamento e tranquilidade. Ter um animal de estimação ajuda você a sair de casa de vez em quando. Levá-los para passear distrai você e até o ajuda a socializar com outros donos de animais.
8. Um hobby
Nunca é demais ter um tempo para ler, escrever, assistir a um filme ou se dedicar a um hobby. Tirar um tempinho para essas atividades acalma e o distrai de tantas dificuldades diárias.
Como pode ver, desfrutar de um pouco de paz requer apenas um pouco de boa vontade e consciência de sua saúde mental e física. Como sempre, você decide quanto tempo quer viver e de que maneira.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Técnicas naturales para aprender a lidiar con el estrés