Aprender com o exemplo das escrituras

"Aqueles que vivem os princípios celestiais encontrados nas escrituras oferecem consolo aos que sofrem.

Taís Bonilha da Silva

Nos dias de hoje nos preocupamos muito com nossa família e em como conduzi-la de forma segura pelas tempestades da vida. Frequentemente desejaríamos ter um manual de instruções, que nos ensinasse como ser melhores pais, mães, filhos ou irmãos.

Embora não exista um manual, temos acesso a algo bem parecido, que nos fornece maravilhosos exemplos de como conduzir nossas vidas e de nossa família, esse “manual” chama-se escrituras.

É claro que nas escrituras não encontraremos as situações mais peculiares da vida moderna, pois, na época em que foram escritas não havia internet, televisão ou celulares, por exemplo.

Mas o mais maravilhoso nas escrituras é que, embora falem de tempos passados, os princípios ali contidos são bastante atuais. São princípios que não mudam com o passar do tempo ou com o avanço da tecnologia, e podem ser aplicados em quaisquer situações.

Contudo, para poder aplicar os ensinamentos das escrituras aos nossos dias precisamos de uma “chave mestra”, responsável por abrir as portas da revelação. Essa “chave mestra” é o Espírito Santo.

Advertisement

Através do Espírito Santo podemos obter revelação direta do Senhor para saber como aplicar os ensinamentos das escrituras em nossa vida diária.

Uma frase que amo e repito sempre é “Revelação pessoal é tudo”, pois somente através de revelação posso saber não só das necessidades da minha família, como também, onde buscar conhecimento e o que preciso fazer.

Aprendemos com o exemplo das escrituras quando:

Estudamos diligentemente

precisamos conhecer suas histórias e os princípios ali ensinados, portanto, precisamos ler e estudá-las.

Mantermos na lembrança

uma vez que conhecemos os ensinamentos das escrituras precisamos mantê-los em nossa mente, refletir sobre esses ensinamentos durante nosso dia, pois dessa forma, quando apresentar-se a ocasião de aplicar os ensinamentos, estaremos com ele em nossa mente.

Advertisement

Buscar aplicação na atualidade

ao estudar as escrituras precisamos fazer o exercício de buscar uma aplicação atual para aquela passagem.

Desenvolver amor

amar as escrituras significa reconhecer seu valor, fazemos isso aplicando seus ensinamentos em nossa vida.

Quando decidimos que aplicaremos os ensinamentos das escrituras em nossa vida, haverá uma transformação que influenciará muitas outras pessoas. Através de nosso exemplo de amor e devoção para com as escrituras poderemos ensinar a nossos filhos a bênção e privilégio ter acesso a tão grandes verdades.

Em casa já desenvolvemos o hábito de ler as escrituras há um certo tempo e tem sido uma grande bênção para nossa família.

Certo dia, estávamos em casa meu filho, na época com 6 anos, e eu assistindo o noticiário. Passou uma reportagem sobre pessoas que estavam proibidas de _ter as escrituras de suas casas por contas de saldos residuais de empréstimos bancários. Ocorre que meu filho entendeu que elas estavam proibidas de __ler__ as escrituras em suas casas. Ele ficou indignado e me disse: “Mãe, que absurdo isso! Como eles podem proibir as pessoas de ler as escrituras? Eles não sabem que são ensinamentos de Deus? Nós não vamos parar de ler, nem que queiram nos prender”._

Advertisement

Comecei a chorar, tão emocionada com o grau de comprometimento de uma criança de 6 anos para com sua fé. Expliquei a ele sobre o que na verdade era a reportagem.

Mas meu filho me ensinou o amor e devoção às escrituras. Assim, quando estou tão cansada do dia atarefado e penso em deixar de ler as escrituras só por hoje, me lembro da fé e determinação de meu filhinho e encontro forças ali para continuar, e depois me sinto elevada espiritualmente e com a certeza de que estou fortificando meu lar na rocha do Salvador.

O líder religioso, Enrique L. Falabella, em seu discurso intitulado “Lar, a Escola da Vida” menciona“Aqueles que vivem os princípios celestiais encontrados nas escrituras oferecem consolo aos que sofrem. Levam alegria aos deprimidos, orientação aos perdidos, paz aos aflitos e uma liderança segura para os que buscam a verdade”.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.