Aqui está o porquê de suas dificuldades serem uma bênção na sua vida
Ninguém gosta de problemas, por isso todos nós tentamos evitá-los, apesar de, paradoxalmente, serem uma bênção. Quer saber por quê?
Isis Lugo
Todos os dias, somos informados pelos noticiários a respeito de muitos acontecimentos ao redor do mundo, sobretudo sobre coisas ruins como doenças, guerras, problemas econômicos, fome, perseguição, dissolução familiar, entre outras coisas, que estão por toda parte. E quando desligamos a TV ou ficamos off-line e vamos dormir, desejamos que coisas assim nunca (mais) ocorra, principalmente com nossa família, pois não queremos vê-la sofrendo.
As dificuldades podem se tornar uma grande bênção
Mas se aprendi alguma coisa em minha curta vida, é que as dificuldades podem se tornar uma grande bênção para nossas vidas. De fato, posso assegurar-lhes de que, graças às dificuldades que os meus antepassados tiveram de passar, acabei nascendo nesta parte do mundo (o México) e agora posso ter a minha própria família. Sou muito grata pelas dificuldades!
Sei que pode soar bem estranho dizer que sou grata pelos problemas que meus avós e pais tiveram que passar, e haverá quem pense que digo isso porque não estava na pele deles. E sim, também sou grata por não os ter vivido, mas minha ideia vai um pouco além desse ponto de vista superficial, deixe-me contar a história.
Nunca sabemos exatamente aonde a adversidade pode nos levar
Quando meu pai tinha oito anos, meu avô paterno morreu, deixando minha avó com cinco filhos pequenos e um prestes a nascer. Ele era o provedor da família e, estando ausente, seria muito difícil para eles progredirem no lugar onde moravam. Por isso, tiveram que se mudar para uma cidade distante, do outro lado do oceano, para morar com um parente que lhes deu apoio e trabalho.
Minha avó teve que trabalhar muitas horas por dia para sustentar seus seis filhos e dar-lhes educação. Com o tempo, meu pai encontrou um emprego como atendente de loja e trancou a faculdade para que seus irmãos pudessem fazer um curso superior.
Foram anos muito difíceis em que minha avó não conseguia nem sequer comprar sapatos novos. Parece impossível que alguém pudesse sobreviver diante de tantas dificuldades por tantos anos, mas eles sobreviveram. Com paciência, amor e muito, muito trabalho.
Se tivessem permanecido naquela cidade, talvez tivessem sobrevivido do mesmo jeito, mas sem progredir. Com certeza eles não teriam tido a oportunidade de fazer um curso superior e eu não teria nascido, pois quando eles se mudaram da cidade, meus pais se conheceram, na loja em que meu pai e minha avó trabalharam por tanto tempo.
As bênçãos da perseverança
Sem tudo isso, minha família seria diferente. Sinto-me abençoada por meus familiares terem sido perseverantes em seu desejo de progredir, apesar de tudo o que tiveram que viver.
Como disse, certa vez, o sábio Thomas S. Monson: “As dificuldades que surgem são um verdadeiro teste de nossa capacidade de perseverança. Resta uma pergunta fundamental que cada um de nós precisa responder: vou desistir, ou vou terminar a corrida? Alguns desistem quando se sentem incapazes de superar suas dificuldades. Terminar envolve perseverar até o fim da própria vida.” E foi isso que eles fizeram.
As provações pelas quais tive que passar são mínimas em comparação com o que meus ancestrais viveram, e estou ciente de que todas as bênçãos que temos agora são o produto dessas dificuldades e da capacidade de perseverança que eles tiveram.
Olhando para tudo isso, não posso deixar de sorrir. Algo de bom está para acontecer, e sou grata por todos os problemas que tenho e terei que enfrentar, pois, mais cedo ou mais tarde, eles me ajudarão a desenvolver as qualidades que preciso e que (tenho certeza) levarão meus descendentes para lugares melhores. Porque tudo o que fazemos de mal e, sobretudo, de bom lança uma sombra que cobre todos os nossos descendentes.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¡Qué gran bendición es el tener dificultades!