Aquietando as crianças e ensinando-lhes que Ele é Deus
O mundo é barulhento e caótico. Aprenda aqui 12 dicas para ensinar as crianças a ficarem quietas e ouvir o Espírito.
Becky Rickman
Nossas crianças estão inundadas por ruídos. Aparelhos de som, MP3, fones de ouvido, ruídos do computador, filmes barulhentos e barulhos normais de crianças. Há três razões espirituais para ensinar nossos filhos a reservar algum tempo para paz e tranquilidade.
1. Sussurros
Com tudo o que os rodeia, pode ser fácil não ouvir os sussurros da voz mansa e delicada do Espírito. Deus e o espírito falam em sussurros, não rugidos, e as crianças precisam ser capazes de ouvir os avisos que podem estar perdendo.
2. Orações
Elas também precisam aprender a ouvir depois de suas orações, respostas para coisas que podem estar lhes incomodando. Ficar quieto é difícil para a maioria das crianças, mas é uma habilidade que pode ser aprendida e reforçada.
3. Paz
O outro benefício da quietude e calma é a paz que vem com isso. Todos nós precisamos de uma pausa do barulho que nos rodeia. As escrituras nos ensinam: “Aquietai e sabei que eu sou Deus”. Saber isso traz muita paz de alma calmante e necessária.
Então, como é que conseguimos completar essa difícil tarefa?
4. Pelo exemplo
Encontre alguns momentos a cada dia para sentar-se calmamente com os olhos fechados na frente de seus filhos. Certifique-se de que eles saibam que o seu dia é muito melhor quando você para por um tempinho ao longo do dia para simplesmente ficar quieta e ouvir.
5. Pela instrução
Ensine-os sobre meditação. Fale sobre os benefícios que vêm dela. Pode ser tão simples como pensar “inspire” e “expire” conforme você respira ou contar suas respirações.
6. Pela solicitação
Se a sua família faz orações junta, ou se você ora com cada um de seus filhos antes de dormir, peça-lhes para passar algum tempo em silêncio após a oração. Um período de silêncio de 3-4 minutos irá ajudá-los a pensar sobre a oração e receber repostas e conforto delas.
7. Por mandato
Reserve um tempo todos os dias ou pelo menos várias vezes por semana para quietude. Desligue todos os barulhos da casa. Sem celulares, sem música e sem TV. Apenas o silêncio e a paz. Não precisa ser longo. Dez a quinze minutos de silêncio vão fazer bem a todos.
Certifique-se de discutir os resultados positivos e incentivar as crianças a contribuir também. Quando elas veem os benefícios, torna-se um hábito para elas. Vão começar a almejar o tempo de silêncio.
8. Meditação
Como mencionado acima, a meditação é uma ótima maneira de cumprir essa meta. Ela as ajuda espiritual, mental, física e emocionalmente. Elas podem fazer simples meditação com a respiração, ou meditar sobre a situação, pensamentos preocupantes ou perguntas que têm. Ao limpar suas mentes, elas serão mais receptivas às respostas.
9. Passeios tranquilos
Andar e pensar em silêncio é outra maneira benéfica para limpar a mente e encontrar respostas. Ajude-os a encontrar um lugar com pouco tráfego onde possam ter tranquilidade. Abstenha-se de discussões durante esses passeios e deixe a paz tomar conta.
10. Banheiro
Isso parece bobagem, mas o banheiro é um lugar maravilhoso para encontrar paz e sossego (se você não tiver crianças pequenas ou gatos). No chuveiro ou na banheira, é possível relaxar e deixar a mente viajar. Apenas incentive-as a avisarem aos outros antes de ficarem por muito tempo lá.
11. Quarto
Cada quarto pode ser um santuário, se for mantido em ordem. Diga-lhes que a desordem é como barulho visual e diminui a paz e tranquilidade. Incentive-as a manter seus quartos limpos e organizados para que se torne um refúgio para o tempo de silêncio.
12. Quintal
Uma árvore especial, deitar na grama, balançar em uma rede ou sentar na beira da piscina. Todos esses lugares podem trazer quietude. Ouvir os sons da natureza é uma ótima maneira de limpar a desordem de suas mentes.
Traga um pouco de paz e tranquilidade em sua casa e ensine o conceito de cura para seus filhos. Ensine-os como o espírito funciona e como eles podem aproximar-se de Deus através de seus momentos de silêncio.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Teaching children to be still and know that he is God.