Arrependa-se e comece de novo

Todos estamos longe de ser nosso eu ideal. Quando caímos, não é hora de desistir. É tempo de se arrepender e começar de novo.

Becky Lyn

Quantos de vocês fazem resoluções de Ano Novo? Vamos lá, levantem a mão. Agora, quantos de vocês seguem cada uma delas? Você ainda tem a mão levantada? Eu, com certeza, não.

Todo 31 de dezembro, eu trabalho com afinco na minha lista. Eu edito. Excluo. Acrescento. E, à meia-noite, eu tenho um inventário de melhorias que, sem dúvida, farão de mim uma nova e melhorada criatura. A Becky Lyn 5.6.

Com antecipação ofegante, eu pulo para fora da cama em 01 de janeiro e revejo minhas resoluções. Eu sou uma rocha. Estou firme. Vou fazer tudo isso. Eu sou uma pessoa melhor já. Só que eu já estou cansada de ter pique para iniciar o Ano Novo, e então a limpeza e o exercício podem esperar até amanhã. E é uma pena, jogar fora o saco de batatas chips com esse restinho. Eu poderia muito bem beber o resto do refrigerante sem gás antes de reciclar a lata. E esse filme com classificação para maiores que eu realmente queria ver é esta noite. Eu sei que não deveria, mas parece ser tão engraçado.

Por volta das 4 da tarde do dia 1 de janeiro, já estou me sentindo menor que um piolho. Sinto-me inútil. Eu não consigo ser firme em nada.

A mesma coisa acontece quando eu vou à igreja. Ouço as mensagens e prometo ser melhor mãe, avó, cristã, amiga, vizinha, professora e dona de casa. Então eu chego em casa, tiro aquela sagrada soneca de domingo à tarde e perco todo o vapor.

Advertisement

É assim também com os nossos pecados e transgressões. Nós juramos. Nós prometemos. Nós tentamos. Mas às vezes ficamos aquém.

Nenhum destes é motivo para desistir. São simplesmente motivos para se arrepender e começar de novo. E é assim que deve ser.

Nós todos ficamos aquém. Às vezes, são pequenos deslizes. Outras vezes, são pecados esmagadores. Independentemente disso, todos são solucionáveis. Há um padrão simples a seguir para se arrepender e voltar ao caminho.

A pior coisa que podemos fazer é desistir e desanimar. Ou sentir que somos os únicos que enfraquecem e têm falhas.

Aqui estão alguns passos simples para voltar ao caminho do bem:

Advertisement

Reconheça

Apenas admitir para si mesmo que você estragou tudo. Esse é um grande passo. É muitas vezes a parte mais difícil. Diga para si mesmo: “Eu estraguei tudo”. Lembro-me de ter que fazer isso em um trabalho certa vez. Eu trabalhei para uma vice-presidente, e eu negligentemente não convidei um médico para uma reunião importante. Ele era uma parte integrante da reunião, de modo que praticamente foi desperdiçado o tempo de todos os outros participantes, e eu tive que começar do zero. Mas no momento em que eu percebi minha culpa, fui direto a seu escritório e disse-lhe, precisamente, “Vanessa, eu estraguei tudo. Sinto muito. Vou tentar fazer tudo certo, mas é minha culpa.” Eu gostaria de dizer que ela me deu um tapinha no ombro, como minha mãe costumava fazer e me agradeceu por ser tão solícita, mas definitivamente não foi o caso. Eu ainda estou feliz de ter feito o que fiz, apesar do olhar “você é uma completa idiota” que ela me deu.

Peça desculpas a si mesmo

Olhe no espelho e diga a si mesmo que está arrependido de deixar-se cair. Ou algo assim. O que quer que o faça sentir desconfortável para que você não faça isso de novo. Pelo menos é o que você espera.

Peça desculpas a Deus

Como você é um filho de Deus, quando você se deixa decair, você está deixando decair um filho de Deus, e por isso você precisa se desculpar com ele.

Faça a coisa certa

Pode ser que o único afetado por sua deficiência seja você mesmo, mas pode muito bem envolver outros. Caso isso aconteça, você precisa fazer as pazes. Se você gritou com seus filhos depois de prometer a si mesmo que nunca mais o faria, ou se você comeu o menor dos dois bolos de queijo que você assou depois de tê-los prometido à sua filha e ao marido dela, faça agora a coisa certa. (Estas são situações puramente aleatórias e hipotéticas, e eu nunca fiz nada disso. Apenas imaginei). Não só se desculpe, mas faça algo de bom para as crianças e faça outro bolo de queijo, por favor!

Perdoe-se e deixe ir

É a isso que você quer se agarrar? Você quer carregar seu erro como um velho baú, como que dizendo a todos. “Olhem como eu sou estúpido. Eu não consigo fazer nada direito.” Não é isso que você deve fazer. Depois de ter confessado, pedido desculpas e mudado seus modos, você tem que deixar isso ir. Toque a vida para a frente. Deixe de lado a alça de couro velho. Agora lave as mãos. Esqueça. Seriamente deixe ir.

Advertisement

Faça suas metas de novo

Diga a si mesmo que você pode fazê-lo. Todas as manhãs, fique de joelhos e prometa ser mais forte que o seu pecado. Em seguida, seja forte. À noite, ajoelhe-se mais uma vez e faça um relato completo a Deus.

Vá em frente e conquiste

Isso é tudo. Faça o melhor.

Mantenha-se na trilha do sucesso

Faça uma tabela com pequenas estrelas douradas. Grave em seu diário. Converse com seu cônjuge, filhos e amigos sobre isso. Faça tudo que possa ser útil. Porque quanto mais você registrar o seu sucesso, mais provável é que você se mantenha nele.

Ah, e aqueles de vocês que têm feito este excelente trabalho de manter suas resoluções e aderir à pregação que você ouviu, parabéns. Você pode levantar sua mão agora.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Repent and begin, again, de Rebecca Rickman

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Becky Lyn

Becky Lyn é escritora e mãe solteira de mais de 35 anos de idade (pelo menos na maioria das vezes).