As avós são mágicas

As avós deixam marcas no coração dos netos e são um pilar fundamental para as famílias. Sim, as avós são mágicas.

Fernanda Gonzales Casafús

Quem pode negar? As avós têm magia. Essas senhoras com um sorriso genuíno, com cabelos macios e às vezes acinzentados, ou desgrenhados e recém pintados. Avós, o que seria de nós sem elas? As avós são mágicas, daqui ao infinito.

Minha avó favorita encheu minha vida de história (e de histórias). Ela me contava sobre sua vida com paixão em sua voz e nostalgia em seus olhos. Maria me levava para uma viagem à África com as histórias de Taita, a personagem da saga Wilbur Smith, autor que aprecio graças a ela. Com seus relatos, vovó Maria me levava ao seu universo, e eu adorava mergulhar neles porque o tempo voava.

Sua despensa estava cheia de coisas deliciosas, como na casa de todas as avós amorosas. Ela sempre tinha uma torta de morango com coco guardada para mim, minha favorita. Ficava esperando por mim no outono, sentada em sua poltrona de pelúcia marrom e tomávamos uma bebida quente enquanto ela falava mal do personagem mau da novela da época.

As avós deixam marcas

Se você perguntar à minha mãe, ela dirá que a mãe dela era rígida e que não era do tipo que costumava beijar e dizer “eu te amo”. Porém, quando se tornou avó, suas frases de afeto se tornaram abundantes e cada vez que eu voltava para casa, ela me dizia de forma engraçada, “Te adoro, como a vaca ao touro“. Hoje, repito-a para meus filhos.

Minha avó tinha uma biblioteca cheia de romances e muitos outros livros interessantes, os quais guardo hoje em minha biblioteca pessoal. Com ela você podia falar abertamente sobre tudo, ela era muito avançada e moderna para sua época. Sonhava em fazer uma tatuagem e ter um celular. Minhas amigas a adoravam e sua casa era o ponto de encontro de toda a família.

Advertisement

Sim, as avós deixam marcas. A cada palavra contada, a cada receita ensinada, a cada olhar dedicado, as avós nos tornam, transformam-nos e deixam seu legado impresso em nós, com o qual estamos tecendo nossa linhagem feminina.

E então… vemos nossas mães se tornarem avós

“A melhor coisa de tê-la como mãe, é você ser a avó dos meus filhos”, escrevi para minha mãe no Dia das Mães do ano passado. Sem dúvida, nada é mais bonito do que ver nossas mães virarem avós.

Minha mãe é como uma deusa para meus filhos. Eles querem ir para sua casa o tempo todo e adoram ficar para dormir. Suas comidas são as mais gostosas e eles podem brincar com a vovó por horas, sempre haverá algo divertido para fazer.

Meus filhos têm duas avós. Uma no céu e uma na terra. Ambas enchem meus filhos de luz e bênçãos. Eles conhecem as duas e as amam. E sempre haverá histórias para contar de ambas.

As avós são necessárias na vida de uma criança

As avós são uma fonte de inspiração, experiência e aprendizado na vida de uma criança. Elas transmitem serenidade e confiança; mostram o lado bom da vida e têm uma maneira especial de prender a atenção com seus relatos.

Advertisement

As avós são as melhores cuidadoras, e um pilar fundamental na junção familiar. Muitas famílias contam com as avós para cuidar dos filhos, ainda mais na sociedade atual, onde a mãe e o pai trabalham lado a lado.

As avós estimulam o conhecimento, as brincadeiras e a aprendizagem. Não têm pressa e não se limitam a apenas cuidar deles, mas também se envolvem no tempo compartilhado, fazendo com que valha a pena. Têm tempo e, talvez porque tenham consciência – paradoxalmente – do tempo, querem aproveitá-lo ao máximo, pois na terceira idade as horas passam devagar, mas os dias voam.

Aproveite esse tesouro

Se você ainda tem a sorte de ter sua avó viva, não perca mais um minuto de seu tempo. Visite-a, segure sua mão, converse com ela. Ouça a voz dela, deixe-a contar a mesma coisas várias vezes. Você não está perdendo tempo, está ganhando.

Se seus filhos têm a alegria de ter a avó viva, deixe-os valorizar cada momento compartilhado e ensine-os a respeitar os mais velhos. Você não sabe o quanto isso lhes servirá para o resto da vida.

Vivemos em uma sociedade que pensa que o velho deve ser descartado, que as velhas ideias não funcionam e que tudo que é moderno é melhor. Nossos mais velhos têm muito a nos ensinar, e nossos filhos aprenderão conosco sobre como respeitar os avós.

Advertisement

Obrigada, vovó, pela sua magia

Por suas frutas cortadas em pedacinhos, antes de eu dormir…

Por suas histórias tão cheias de cor…

Pelo passeio até meus antepassados, tão importantes para eu conhecer meu presente…

Por seus livros que hoje enchem minha biblioteca…

Pelos mates de leite quentinhos…

Advertisement

Por seus abraços e palavras de carinho…

Por seus conselhos dados na hora certa…

Por deixar sua marca na trajetória das mulheres de nossa família…

Obrigada, vovó, por entender meu mundo.

As avós são uma grande bênção em nossas vidas. Aproveite cada momento com a sua, alegre-se na presença dela e honre-a em vida. Lembre-se, um dia você ficará mais velha e também será uma avó mágica!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Las abuelas son mágicas

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.