As família não são perfeitas, mas são o maior tesouro da sociedade

Certa vez, Madre Teresa de Calcutá disse: “O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família.”

Erika Otero Romero

“Família significa que ninguém é deixado para trás, não é esquecido.” David Odgen Stiers 

Não sou o melhor ser humano do mundo, mas há algo de que tenho certeza: sou capaz dar a minha vida pela minha família, sem hesitar. 

Uma das lembranças mais vívidas que tenho de minha infância é a de estar sentada ao lado da minha mãe no banco junto à janela, em um transporte público, e ver crianças vestidas com roupas sujas e rasgadas, dormindo perto umas das outras para se proteger do frio. Quando perguntei à minha mãe por que elas estavam nessas condições, ela disse: “Elas não têm lar porque fugiram dele“. 

Sim, quando se é criança, você não pode calcular a sorte de ter pai, mãe e irmã. Apesar disso, com o tempo, percebe-se que há crianças que não podem desfrutar o mesmo privilégio. 

As famílias não são perfeitas 

“A família pode te irritar como ninguém, mas também é o que faz a vida valer a pena”. Hugh Jackman 

Advertisement

Sim, as famílias não são perfeitas, não acho que haja alguém que pense que seja; mas, certamente, muitas podem ser felizes em meio à sua imperfeição. 

No caso da minha, meus pais se separaram quando eu tinha 11 anos, e ao longo da minha infância e puberdade tivemos que passar por situações que nenhuma criança ou jovem merece viver. No entanto, as coisas mudaram e, como família, nos fortalecemos e nos tornamos mais unidos. Os maus momentos, as brigas e as dificuldades ficaram para trás, e agora vivemos em harmonia. Sim, às vezes temos dificuldades, mas nunca permitimos que elas atrapalhem a nossa convivência. 

Existem muitos tipos de famílias, mas todas, sem distinção e à sua própria maneira – caso consigam encontrar o meio termo – podem e devem seguir em frente, oferecendo a seus membros amor, conselhos, ajuda, apoio, críticas construtivas e tudo que garanta que eles estarão lá, quer precisem deles ou não. 

Ter uma família requer coragem 

E muita. Se há algo de que todos devem estar cientes, é que a batalha não é para os fracos ou covardes, manter uma família unida requer muita força. 

Nenhuma pessoa é fortalecida se não souber enfrentar as dificuldades da vida. O mesmo vale para as famílias. Todo momento difícil, crise emocional, financeira, conjugal, problema com os filhos, mostra do que cada membro da família é capaz. 

Advertisement

Ou seja, não é apenas o grupo familiar que é fortalecido. Cada membro da família descobre quanta força, amor e desejo de apoiar os outros membros, tem dentro de si. 

É que amar alguém apesar de todos os seus erros, falhas e ofensas é difícil. Além disso, compartilhar laços familiares e emocionais torna a dor da luta mais intensa. No entanto, também pode se tornar um grande ponto em favor de obter perdão e poder continuar se sentindo bem na companhia daquele ente querido. 

É fácil amar alguém que comete erros não tão graves, mas amar um membro da família que se mete em encrencas de novo, e de novo, é realmente um desafio que toda família deve enfrentar. 

A família como base da sociedade 

“O que você pode fazer para promover a paz mundial? Vá para casa e ame sua família.” Madre Teresa de Calcutá. 

Esta frase é repetida diariamente em muitas escolas do meu país, mas não conseguimos compreendê-la completamente até nos tornarmos adultos. 

Advertisement

Em casa, você aprende o básico, princípios e valores que o ajudam a se relacionar com as outras pessoas. A partir do exemplo de seus pais, você adquire gostos e preferências que deixarão marcas que, muito provavelmente, influenciarão na escolha do que você fará para ganhar a vida. Da união com seus irmãos, você terá seus primeiros amigos e cúmplices. Graças aos seus avós, você conhecerá o amor mais puro que um ser humano pode dar. 

A sociedade em que vivemos nada mais é do que uma grande amostra do que são as famílias que residem naquele país, do valor de seu povo e do amor que seus pais professavam por seus filhos. 

Minha família, meu maior tesouro 

No meu caso, devo admitir que meus pais eram muito rigorosos comigo. Quando eu era pequena, era muito rebelde, então. eles tiveram que moldar meu caráter; se não fosse assim, eu provavelmente seria uma mulher instável e (talvez má). Em vez disso, sua dedicação e orientação me fizeram uma mulher disposta dar o melhor de mim em todos os momentos e situações. Sim, cometi erros dos quais me arrependo, mas foi apenas o resultado do meu livre arbítrio, e não culpa deles. No entanto, mesmo nesses momentos, tive o apoio incondicional da minha família. 

Quanto aos meus hobbies, comecei a gostar de ler graças ao meu pai, que é viciado em leitura. Minha mãe sempre foi muito habilidosa com as mãos, faz coisas lindas de crochê. E embora eu ame o que ela faz, não consigo fazer uma manta nem com 2 agulhas. Apesar disso, eu amo como ela se esmera em sempre nos dar o melhor de si para nos apoiar, eu aprendi isso com ela. 

O mesmo acontece com a minha irmã. Há dias em que não a tolero e discutimos por trivialidades; mas, de qualquer forma, ela é minha irmã e com o tempo nós sempre acabamos rindo de suas piadas e apoiando uma à outra. Tenho certeza de que, quando meus pais morrerem, eu terei o apoio que dificilmente teria de qualquer outro membro da família. Ela fez isso em outras ocasiões e realmente sei que ele é uma pessoa incondicional. 

Advertisement

Com a família somos tudo e sem ela não somos nada. Dependemos dela para aprender o mais básico e grandioso, e quando seus membros vão morrendo, o que nos resta são lembranças, ensinamentos e amor. Esse é o seu grande legado. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Las familias no son perfectas, pero son el mayor tesoro de la sociedad 

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.