As melhores citações sobre o amor
As melhores definições de sentimentos em palavras.
Guilherme Kuceki
Escritores, compositores, artistas e diversos outros intelectuais vêm por muito tempo buscando maneiras de definir o amor. Embora este seja um sentimento que impacta diferentes resultados em cada pessoa, muitas das definições dadas por esses pensadores acabam coincidindo com o que sentimos.
Você já tentou explicar o gosto do sal sem dizer que ele é salgado? Seria mais fácil descrever algumas reações que esse gosto causa e suas particularidades. É mais ou menos isso que acontece com as citações sobre o amor. Uma famosa descrição foi feita por Luiz Vaz de Camões quando expressou em poesia:
“Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?”.
Aristóteles muito bem descreveu o amor genuíno quando citou: “O amor é composto de uma alma habitando em dois corpos”.
“Afeição é responsável por nove décimos de qualquer alegria sólida e duradoura que há em nossas vidas”, disse C.S. Lewis.
“Que nos saudemos sempre sorrindo, pois o sorriso é o começo do amor”. Madre Teresa de Calcutá.
“Onde há amor há vida”. Mahatma Gandhi.
Paulo, em epístola aos coríntios, disse: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá“. 1 Coríntios 13:4-8.
Um antigo historiador chamado Morôni escreveu: “E a caridade é sofredora e é benigna e não é invejosa e não se ensoberbece; não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal e não se regozija com a iniqüidade, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
De modo que, meus amados irmãos, se não tendes caridade, nada sois, porque a caridade nunca falha. Portanto, apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior, porque todas as coisas hão de falhar.
Mas acaridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.”
Indo além de definições e explicações creio que o maior exemplo de puro amor que viveu nessa Terra foi Jesus Cristo, convido a todos a conhecerem melhor a história Dele e procurar saber com o coração aberto porque Ele sofreu tanto por nós.