As palavras dos pais podem prejudicar a perspectiva que os filhos têm de si mesmos

As palavras dos pais podem prejudicar a perspectiva que os filhos têm de si mesmos

Adriana Acosta Bujan

Todos os pais querem que os filhos sejam felizes e que, à medida que forem crescendo, aprendam a ter boa autoestima, segurança e confiança. Afinal de contas, o amor-próprio é a coisa mais importante para se ter estabilidade emocional.

No entanto, às vezes erramos no momento de criá-los, pois, com nosso afã de que aprendam a ter um bom conceito deles mesmos, dizemos-lhes frases negativas que, em lugar de fazer-lhes bem, estão prejudicando-os sem nos darmos conta.

Claro! Sabemos que não existe um manual que nos indique como criar nossos filhos, e é por isso que costumamos cometer erros, porque nos guiamos pelas nossas experiências e modelos que aprendemos durante a infância.

Por esta razão não devemos nos sentir culpados, mas sim, aprender que existem frases que podem prejudicar a perspectiva que nossos filhos têm de si mesmos, por isso devemos estar bem atentos ao que dizemos, sobretudo quando estamos zangados.

Palavras que deixam feridas

É sabido que as palavras têm poder, assim como podemos dizer coisas positivas que façam uma pessoa se sentir amada e valorizada, também podemos destruí-la dizendo-lhe frases negativas. Então, que palavras são essas que podem prejudicar o conceito de amor próprio a nossos filhos.

Advertisement

1. “Você deveria ser como…”

Quando comparamos os nossos filhos com outra pessoa, estamos definitivamente prejudicando a autoestima deles, porque vão pensar que não são bons em fazer certas coisas e que terão de se esforçar para ganhar o seu reconhecimento e amor.

Por isso é necessário evitar comparar seus filhos com outros; aprender a reconhecer o valor que têm, ou seja, reconhecer e elogiar suas habilidades, sua capacidade e as suas pequenas ou grandes realizações, para que não prejudique a sua autoestima.

2. “Não coma tanto, você está engordando”

Acredite ou não, é comum ouvir os pais dizerem isso a seus filhos adolescentes. Lembre-se, como pais, temos de controlar o que os nossos filhos comem ou não. Dizer-lhes que estão engordando ou que comem alimentos pouco saudáveis, isso não é culpa deles, é nossa!

Pense desta maneira, há etapas em que todos somos muito suscetíveis e estamos vulneráveis, e é precisamente na adolescência que estamos buscando a aprovação e a aceitação dos demais; por isso deveria evitar dizer a seus filhos frases como essa.

3. “Deixe que eu faço”

Esta frase é comum dizer quando estamos desesperados e impacientes ao ver que nossos filhos demoram muito fazendo qualquer coisa que lhes tenhamos ordenado. No entanto, será melhor evitá-la, pois estaremos prejudicando-os ao lhes retirar a capacidade de fazerem as coisas por si próprios.

Advertisement

Lembre-se de que temos que educar com paciência e ser tolerantes. Muitas vezes, perdemos o controle de nossas emoções e dizemos coisas que realmente não queremos, por isso temos que ter cuidado.

4. “Você sempre se comporta mal”

Sejamos honestos, a verdade é que nem sempre nossos filhos se comportam mal, às vezes são travessos e desobedecem, mas é porque são imaturos ainda. Portanto, temos de evitar afirmações que não são verdadeiras, pois estaremos piorando a perspectiva que os nossos filhos têm de si próprios.

Se eles acharem que são insuportáveis, então vai ser muito difícil para eles fazer amigos e permanecer em um grupo social. Lembre-se que, com esta frase, só fará com que tenham medo de relacionar-se, eles se tornarão introvertidos e inseguros.

5. “Com a idade que você tem, já poderia fazer essas coisas

Lembre-se de que algumas crianças amadurecem mais rápido que outras, tudo depende da genética e de vários fatores emocionais. Por isso, tenha cuidado quando disser que os seus filhos já deveriam saber fazer algumas coisas como outros já fazem.

Mesmo que você tenha em mente que nem todos nós temos as mesmas habilidades e destrezas, tem de levar em conta que todos nós aprendemos de diferentes maneiras. Por isso, cuidado ao dizer essa frase, porque a única coisa que vai fazer é prejudicar a autoconfiança, a autoestima e a segurança dos seus filhos.

Advertisement

6. “Você fica ridículo usando isso”

Em cada época há tendências para se vestir. No entanto, dizer aos seus filhos que ficaram ridículos com as roupas que escolhem vestir pode ser prejudicial para eles. Lembre-se que, quando são pequenos e adolescentes, estão buscando sua própria personalidade e identidade, e é por isso que decidem usar diferentes estilos de roupa.

7. “Ficou horrível isso”

Essa frase pode desmotivar seus filhos, pois eles acreditam que fizeram algo bom e estão esperando uma aprovação positiva de sua parte. Não digo que deva mentir, mas mudar a sua frase sem ferir os sentimentos dos seus filhos. Talvez dizer-lhes “você pode fazer muito melhor, eu sei que pode”.

Em conclusão, lembre-se de que essas frases ganham muito poder e são tremendamente prejudiciais, então evite completamente dizê-las. Lembre-se de usar frases positivas em todos os momentos, frases que, em vez de prejudica, lhes deem segurança e confiança.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las palabras de los padres pueden dañar la perspectiva que tienen los hijos de sí mismos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.