Atenção Pais: essa bactéria conhecida tirou a vida de 2 crianças causando um alerta no Departamento de Saúde em 2017
Veja que bactéria é essa, quais são os sintomas e que precauções devemos tomar.
Viviana Dominguez
Uma comunidade de Hildale em Utah, Estados Unidos, ficou alarmada em 2017 devido a um surto de E. coli que causou a morte de duas crianças. De acordo com o publicado pelo portal Daily Mail, Gabriella Furletton, de 6 anos de idade, morreu após 5 dias de insuficiência renal por ter contraído a bactéria E. coli, juntamente com outro vizinho do mesmo complexo de apartamentos.
Linda, a mãe da criança, também contraiu a bactéria, mas está se recuperando. De acordo com a história da mãe da menina, ela e sua filhinha estavam recolhendo fraldas usadas que um vizinho tinha jogado em seu quintal. Também se supôs, à época, que um cachorro, com o qual sua filha tivera contato, havia comido daqueles detritos e transmitido a bactéria para sua filha.
A partir destas mortes, o Departamento de Saúde local iniciou uma investigação da origem do surto desta bactéria.
Uma bactéria com efeitos leves ou fatais
Escherichia coli, uma bactéria comum nos intestinos de animais ou pessoas.
O porquê desta bactéria afetar algumas pessoas de maneira branda, com sintomas comuns que, às vezes, passam despercebidos, e em outros produzir uma toxina muito perigosa chamada Shiga que afeta diretamente o funcionamento dos rins e dos glóbulos vermelhos causando a morte da pessoa muito rapidamente, como no caso de Gabrielle, permanece um mistério para os médicos.
Em um artigo publicado pela Efesalud, Dr. José María Marimon, especialista da Sociedade Espanhola de Doenças Infecciosas, amplia o conceito desta bactéria:
“Embora a sua presença não pareça ter uma função particularmente relevante, foi descrito que a bactéria E. coli favorece a absorção de algumas vitaminas, especialmente a vitamina K”, e acrescenta, “existem muitos tipos diferentes de E. coli, a maioria é inofensiva e, de fato, representam uma parte importante do conteúdo intestinal do homem saudável”.
Como é transmitida?
A maneira mais comum é através dos alimentos que comemos, se forem acidentalmente contaminados com as bactérias.
A carne moída malcozida (como os hambúrgueres que ficam vermelhos por dentro) pode ser uma das principais fontes de infecção, assim como o leite que não passou pelo processo de pasteurização.
Por vegetais crus, se estes foram irrigados com água contaminada ou caso entrem em contato com fezes de animais contaminados. Na água potável, em piscinas ou lagos e também devido à falta de higiene e a não se lavar regularmente as mãos.
Após o alarmante surto desta bactéria na Alemanha, em 2011, a Organização Mundial da Saúde alertou sobre o contágio de pessoa para pessoa, através do epidemiologista Andrea Dellis e sobre as rotas de transmissão, explicou que o contágio “pode ocorrer quando a higiene for inadequada”, por isso, uma medida de prevenção eficaz é lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de tocar em alimentos.
Os sintomas da bactéria E. coli O157:H7
Como os especialistas explicam, existem diferentes tipos de bactérias E. coli, e é a O157:H7 que causa problemas graves nos rins e glóbulos vermelhos, os sintomas geralmente aparecem entre 24 a 72 horas após a infecção. São eles:
- Forte dor abdominal
- Diarreia
- Sangue nas fezes
- Síndrome hemolítico-urêmica (complicação nos rins que pode causar a morte da pessoa, especialmente de crianças pequenas e idosos)
- Não apresenta febre nem vômito
Higiene, o mais importante
Desnecessário dizer da necessidade de cozinhar a carne ao ponto antes de consumi-la, pois carnes malpassadas são fontes de problemas. Lavar bem os legumes e usar água potável são as formas mais simples de proteger sua família desta bactéria. Mas lembre-se que também há contágio de pessoa para pessoa, o que torna de vital importância tomar medidas higiênicas, como a epidemiologista Andrea Ellis afirma claramente: “Se uma pessoa com diarreia não lava bem as mãos, pode transmitir a bactéria a outras pessoas através de superfícies ou apertando a mão”.
Proteja sua família contra essa bactéria ensinando seus filhos a sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Atención papás: Nuevo brote de conocida bacteria cobró la vida de 2 niños provocando una alerta en el Departamento de Salud