Autoaperfeiçoamento através da prestação de contas da oração

Ao buscar ajuda, fazer nosso melhor e relatar nosso progresso ao Senhor através da oração, estaremos no caminho do autoaperfeiçoamento contínuo.

Becky Rickman

Eu amo um dos personagens do livro, The Help(A resposta em português) que mantém um pequeno caderno onde durante todo o dia, ele lista coisas e pessoas pelas quais orar. Depois, à noite ao terminar suas orações, esses vão para o fim da lista.

Muitas pessoas de diferentes credos se juntam em círculos e grupos de oração. Eu mesma pertenço a alguns no Facebook, onde pedimos uns aos outros para orar por certos indivíduos ou famílias.

Não há dúvida de que a oração é uma ferramenta poderosa. Pode também ser utilizada para o autoaperfeiçoamento. Todos têm algo para melhorar, sejam maus hábitos que queremos eliminar ou bons costumes que queremos adotar.

Algumas áreas onde esse hábito pode ser utilizado:

  1. Parar com o tabagismo.

    Advertisement
  2. Desistir das drogas.

  3. Relações conjugais difíceis.

  4. Lidar com o abuso de crianças.

  5. Mentiras.

  6. Engano.

    Advertisement
  7. Roubo.

  8. Aprender a amar um inimigo.

  9. Manter os pensamentos puros.

  10. Superar vícios sexuais.

  11. Melhorar a sua ética de trabalho.

    Advertisement
  12. Gastos excessivos ou dívida.

  13. Fé e testemunho vacilantes.

  14. Incapacidade de se comprometer.

  15. Falhas de caráter.

  16. Desejo de ser mais gentil.

    Advertisement
  17. Desejo de ter sucesso ou avançar na vida.

  18. Qualquer outra coisa que está incomodando você ou algo em que queira se tornar.

O padrão é fácil. Assim como você relata suas dificuldades e progressos a um oficial de condicional, um conselheiro ou terapeuta, um amigo, patrocinador ou cônjuge, você deve informar a Deus.

Aqui está o processo:

1. A rocha da oração

Arranje uma bela rocha e pinte a palavra ORAÇÃO nela. Agora, coloque-a ao lado de sua cama para que ao levantar, a topada nela o lembre de se ajoelhar e fazer as suas orações todas as manhãs. Então, quando tiver terminado, coloque essa pedra em seu travesseiro para lembrá-lo de orar antes de deitar-se à noite.

Advertisement

2. Escolha uma coisa de cada vez

Não se sobrecarregue com a tentativa de aperfeiçoar-se de um dia para outro. Escolha a coisa que o incomoda mais. Seja o que for que o está incomodando e o mantém acordado durante a noite ou fazendo com que você não goste de si mesmo.

3. Coloque tudo para fora

Confesse a sua fraqueza a Deus. Seja honesto com Ele. Deixe-O saber o quanto esse comportamento ou hábito o está incomodando e o quanto você quer sair dele. Não se coloque em dúvida ou tenha auto-desprezo. Lembre-se, você é um dos filhos de Deus, e Ele quer que você seja bem-sucedido em todos os seus desejos justos.

4. Reconheça

Deixe que o Senhor saiba que você crê que todas as coisas são possíveis por meio dele. Deixe-O saber que você tem toda a fé que Ele pode ajudá-lo a corrigir seus defeitos. Esse é um passo importante no processo.

5. Implore por ajuda

Peça ao Senhor para lembrá-lo quando você for tentado a ficar aquém ou a uma recaída. Ore para que o Espírito Santo o ajude a manter em mente a sua missão. Ore por impulsos ou sentimentos ruins virem alertá-lo quando estiver prestes a cair.

6. Arrependa-se

Se você tiver uma recaída, confesse-a imediatamente. Desculpe-se e, em seguida, deixe ir. Faça um esforço mais concentrado ao longo do dia. Não deixe que um deslize se torne uma pedra de tropeço ou o desanime a ponto de desistir. Parte do processo de arrependimento é esquecer, uma vez que você se desculpou.

Advertisement

7. Preste conta

No final do dia, ajoelhe-se e faça uma completa avaliação a Deus. Deixe-o saber o que você fez certo e o que fez de errado. Peça desculpas e prometa fazer melhor. Então, antes de deitar-se, retire a pedra do seu travesseiro e coloque-a de volta no chão ao lado de sua cama.

8. Repita

Isso pode levar algum tempo, principalmente se o mau hábito está profundamente enraizado ou o bom hábito é um pouco desafiador. Então, trabalhe diariamente até ter vencido, em seguida, escolha a próxima meta na lista. Faça isso quantas vezes forem necessárias para se tornar a pessoa que você quer se tornar. A pessoa que Deus quer que você seja.

Tenha sempre em mente que em Deus, todas as coisas são possíveis. Há muitas pessoas que superaram barreiras que pareciam insuperáveis e se tornam novas criaturas. Olhe ao seu redor as mudanças que outros fizeram para melhorar a si mesmos e saiba que você pode fazê-lo também. Petições diárias por ajuda e avaliações noturnas dos sucessos, não importa quão pequenos forem, irão tornar mais provável a realização da tarefa.

Lembre-se de que o desânimo e a dúvida são ferramentas do diabo e não devem ser admitidos. Levante a cabeça e a mantenha erguida. Você vai ter sucesso com Deus a seu lado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Self-improvement through the accountability of prayer.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.