Avanço da ciência: vacina contra o câncer já vem sendo testada
Empresa americana inicia testes em humanos de uma vacina que pode revolucionar o tratamento do câncer.
Renata Finholdt
Uma doença que tem sido cada vez mais estudada, o câncer pode entrar agora em uma nova fase de tratamento muito aguardada por pacientes em todo o mundo.
Uma empresa americana tem realizado testes para uma vacina que faz com que o próprio organismo reconheça o câncer como inimigo e passe a combatê-lo. Diferentemente de outras vacinas que previnem o surgimento de doenças, esta em específico é indicada para pessoas que já receberam o diagnóstico positivo para a doença, ela é mais um avanço da medicina no sentido de tratamento para o câncer.
Em novembro foi anunciado pela empresa fabricante, que nesta nova fase de estudos, ela já está sendo testada em humanos. A nova vacina conhecida como mRNA 4157 funciona com a ajuda de nosso RNA mensageiro, presente nas moléculas do organismo, para combater a doença.
Cada paciente, com diagnóstico positivo para o câncer, terá seu tumor avaliado para que seja verificado o tipo de mutação. Após essa fase, o tratamento vai indicar vinte tipos diferentes de mutação que podem gerar uma reação imune do organismo à doença.
Os cientistas, a partir disso, transmitem a informação para a molécula mensageira e adaptam na vacina. Quando o paciente recebe a vacina feita especificamente para ele, suas moléculas passam a agir detectando o tumor e iniciando o combate à doença.
Diferente de outros tratamentos que atacam diretamente o tumor, a vacina ensina o organismo a combater a doença. Por ser específica para cada paciente, estima-se que após sua indicação de tratamento, ela esteja pronta para aplicação em poucas semanas após início dos estudos do tumor.
O custo pode ser elevado, principalmente nos primeiros anos de seu surgimento, mas de qualquer forma é um grande avanço e uma esperança a mais para quem recebe o diagnóstico positivo para o câncer. A vacina ainda está em fase de testes, com projeção de que esta última fase se encerre até o fim de dois mil e dezoito.
Atualmente a quimioterapia, radioterapia, além da cirurgia, são os tratamentos utilizados para combater a doença que tem atingido cada vez mais pessoas por todo o mundo, doze milhões de novos casos a cada ano. A vacina vem como mais uma chance de tratamento muito esperada.
Exames preventivos anuais são uma boa forma de detectar tumores em seu início e aumentam muitas vezes as chances de cura. Não deixe de buscar auxílio médico em qualquer alteração que sentir em seu organismo, o câncer pode surgir em qualquer fase da vida e em qualquer pessoa.