Aviso de uma psicóloga infantil: Esta é a razão porque nunca se deve dar beijos na boca dos filhos
Se você está acostumado a beijar seus filhos na boca e está preocupado quando deve parar de fazê-lo, recomendo ler o que se segue.
Elizabeth González Torres
Se você começa, quando deverá parar?
Recentemente, no portal do Newsner, foi divulgada uma nota interessante sobre o quão bom é – ou não tão bom – que os pais beijem seus filhos na boca. Com base na teoria da psicóloga infantil Charlotte Reznick e alguns outros especialistas, este artigo tenta fazer com que pais e filhos reflitam sobre os limites que as expressões de amor entre eles devem ter.
A controversa fotografia da modelo Victoria Beckham, publicada há algum tempo em suas próprias redes sociais onde esta aparece beijando sua filha na boca, é que fez a Dra. Reznick enfatizar quão prejudicial pode ser essa “inocente” expressão de amor: “beijar as crianças na boca é algo que nunca deveria ser feito… Se você começar, quando terminará? Isso se torna muito confuso”, disse a especialista de maneira convincente.
Sem dúvida, para a Dra. Reznick, o fato de os pais beijarem seus filhos na boca pode afetar a consciência sexual das crianças, já que esta começa a funcionar desde cedo. Por incrível que pareça, as crianças começam a ter consciência de sua sexualidade entre 4 e 6 anos de idade e, portanto, os pais devem evitar gerar laços emocionais confusos.
Com efeito, a especialista recomenda que, independentemente da idade das crianças, os pais não devem acostumá-las a receber qualquer tipo de expressão afetiva que possa ser estimulante ou mal interpretada no futuro.
Opiniões diferentes
No entanto, alguns outros estudiosos contestaram a opinião da Dra. Reznick, argumentando que o beijo na boca entre pais e filhos não traz confusão, e são apenas mostras de amor por parte dos pais. De certa forma, eles descartam a teoria de que “um simples beijo na boca” possa confundir os pequenos a respeito do relacionamento deles com o pai ou a mãe.
Embora seja verdade que, para milhões de pessoas, beijar os filhos na boca tenha se tornado uma prática tão comum – que parece improvável pensar que isso possa afetar a saúde emocional de seus filhos – para muitos outros, permanece a dúvida sobre o quão adequado ou prejudicial possa ser este hábito.
6 maneiras saudáveis de demonstrar amor aos seus filhos
Meu caro leitor, já que vimos algumas das razões por que é considerado certo ou errado que pais e filhos se beijem na boca, é importante saber que existem muitas outras maneiras, não confusas, de expressar amor materno ou paterno. Assim, compartilho em seguida seis maneiras pelas quais você pode fazer com que seus filhos se sintam amados.
1. Abrace-os
Sem dúvida, abraçar seus filhos, seja quando acordam ou vão dormir, é uma das expressões mais saudáveis e reconfortantes de amor que você pode dar a eles. Portanto, não hesite em abraçá-los e torná-los filhos mais felizes e confiantes.
2. Diga-lhes quanto os ama
Não importa que se torne repetitivo, você deve sempre dizer a seus filhos o quanto os ama. Seja em particular ou em público, aproveite cada dia de sua vida para fazê-los se sentirem amados.
3. Escreva cartas para eles
Cartas nunca sairão de moda no caso de amor materno ou paterno. Portanto, atreva-se a escrever para seus filhos tudo o que eles significam para você. Sem dúvida, eles vão agradecer.
4. Beije-os nas bochechas e na testa
Se você é o tipo de pai/mãe que não tem certeza ser correto ou não beijar seus filhos na boca, não se preocupe, pois existem beijos nas bochechas e na testa.
5. Apoie-os a cada momento
Mesmo se eles são pequenos e você acha que ainda não têm metas ou sonhos, faça-os sentir todo o amor que você tem por eles através do seu apoio e compreensão em todos os momentos de suas vidas
6. Brinque com eles
Finalmente, você pode ter certeza de que brincar com seus filhos e dar-lhes toda a atenção é a melhor maneira de expressar seu amor. Sem dúvida, este ato simples, mas significativo, deixará uma marca indelével neles.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La advertencia de la psicóloga infantil: Por ésto NUNCA debes darles besos en la boca a tus hijos