Avós tóxicos: como reconhecê-los
Conheça as atitudes dos avós tóxicos e dê um basta, antes que seja tarde demais.
Adriana Acosta Bujan
Nem todos os avós são como a mídia tenta nos fazer acreditar, esses velhinhos bondosos, alegres, amigáveis e adoráveis. Existem avós que precisam dessas características, e não digo isso porque não tenham virtudes, mas porque podem acabar sendo tóxicos para os nossos filhos.
Hoje em dia, muitas mulheres precisam deixar seus filhos sob os cuidados de seus pais ou sogros para trabalhar fora. Na verdade, isso tranquiliza muito o coração dessas mães, pois elas sabem muito bem que seus filhos ficam melhor aos cuidados deles do que em qualquer outro lugar. Porém, nem tudo é cor-de-rosa como pensamos.
Às vezes, esses avós que dão a vida pelos netos têm atitudes nocivas em relação à criação que queremos dar aos nossos filhos. Suas ideias ou forma de ver as coisas são totalmente opostas ao que desejamos para o bem-estar de nossos filhos, e isso pode causar problemas no seio familiar.
Por isso, é importante identificar essas atitudes que os avós têm para com os netos, antes que surjam consequências devastadoras. Por exemplo, há netos que preferem morar com os avós, apesar de terem pais amorosos, apenas porque foram manipulados ou chantageados.
Um “amor” que destrói
Ser avó tem feito de mim a mulher mais feliz do planeta, amo meu neto de todo o coração, e minhas orações são sempre para abençoar seu caminho.
Muitas avós amam os netos assim como eu, mas devemos reconhecer que talvez possamos cometer erros com algumas atitudes, e em vez de fazer o bem, acabamos, inconscientemente, fazendo mal a eles.
Dito isso, quais características definem os avós tóxicos?
1. Casa livre, sem regras
O amor que nós sentimos pelos netos é incondicional, então, às vezes permitimos que os pequenos aproveitem ao máximo enquanto estão em nossa casa. Deixamos de impor regras e limites, pois o importante é que eles sejam felizes e nos façam ter momentos inesquecíveis.
Porém, todo o esforço que os pais dedicam para que os filhos aprendam e obedeçam às regras é frustrado, ou seja, totalmente ignorado. Isso torna a criação dos filhos mais difícil, uma vez que as regras são estabelecidas para serem respeitadas em casa e em outros lugares, como se fosse uma lei de convivência e respeito social.
As crianças precisam aprender que há regras em todos os lugares que devem ser respeitadas e seguidas. Se os avós permitirem que façam o que quiserem em sua casa, contrariando as regras impostas por seus pais, estão sendo avós tóxicos.
2. Quero ser a favorita
“De quem você gosta mais, de mim ou da sua outra avó?”. “Quem mima mais você?”. “Com quem você se diverte mais?” Estas perguntas são comuns de se ouvir quando os avós são tóxicos, ou seja, eles só querem competir.
Ficar manipulando os netos para que escolham o seu preferido não é nada agradável, pelo contrário, deixa-os confuso. Lembre-se de que sempre há maneiras diferentes de demonstrar amor. Há avós que são muito efusivos, gostam de ficar abraçando os netos o tempo todo. Outros não, e isso não significa que não os amem.
Não é preciso lutar para ser o avô favorito. Todos são especiais e maravilhosos. Os corações dos netos são grandes e eles certamente amam todos da mesma maneira.
3. Eu eduquei você dessa maneira e deu resultado
Existem avós que gostam de se intrometer na maneira como seus filhos educam seus netos. Segundo eles, a forma como os educaram é a melhor e a mais acertada, então não conseguem reconhecer os seus erros.
Eles são contra novas ideias, novas formas de educação, talvez “flexíveis” e não tão rígidas como antes. Normalmente, eles sempre dizem “eu não deixava seu pai ou sua mãe fazer isso”, “você não deve brincar na chuva”, “você deve ler um livro inteiro em uma semana”, entre outras coisas.
Esses exemplos não são ruins, mas se vão de encontro à maneira como você cria seus filhos, você está lidando com avós tóxicos. Portanto, é aconselhável falar com eles para que conheçam as suas regras e evitem contradizê-lo quando você deixá-los aos cuidados deles.
4. Vou comprar o que você quiser
Não há melhor bênção do que ter avós que compram tudo o que você quer, é realmente maravilhoso. Mas essa atitude tem seus aspectos negativos e consequências. Pode ser que você não tenha dinheiro suficiente para dar aos seus filhos o que eles querem e, por isso, um dia eles vão exigir de você.
Refiro-me também, neste ponto, a comprar o amor dos avós. Há avós que pensam que dando coisas materiais para os netos, eles vão ganhar seu amor deles. Alguns até competem com os pais das crianças.
Mas a verdade é que é um engano, o amor se conquista com ações, com constância, com atitudes e não com coisas materiais.
5. Querem ficar com os netos todos os dias
Entram neste ponto aqueles que não respeitam a privacidade de uma família, o tempo livre e os dias de descanso. Seu amor é tão profundo que a única coisa que os deixa animados é ver e estar com os netos todos os dias.
É preciso entender que há momentos para estar com os netos, pois eles precisam ficar mais tempo com os pais, que são os verdadeiros responsáveis por cuidar deles e criá-los.
Toda essa diferença de convicções entre avós e pais podem ser corrigidas com uma boa conversa. Não tenha medo de expressar seus sentimentos, pois sua intenção não é magoar seus pais ou sogros.
Fale com sinceridade, respeito e acima de tudo, com muito amor, para que entendam seus erros e, assim, vocês possam ter uma convivência harmônica.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Abuelos tóxicos: cómo reconocerlos