Bom humor: Como responder positivamente as perguntas das crianças sobre casamento
Dicas de como falar com.as crianças a respeito de alguns assuntos sobre o casamento.
Fernanda Ferraz
As crianças são bem inteligentes, estão sempre “antenadas” e fazendo mil perguntas. Algumas vezes as perguntas até são engraçadas, mas também podem gerar um certo desconforto nos pais. E quando essas perguntas referem-se ao casamento? Como falar e o que dizer?
Verdade e linguagem
Mentira nenhuma deve ser contada para as crianças. Seja sempre verdadeiro e informe sobre os conceitos corretos, usando linguagem adequada e simples, de acordo com cada faixa etária.
Por que isso ou por que aquilo?
As crianças podem fazer inúmeras perguntas sobre diversos assuntos, mas tente ser objetivo e preciso nas respostas. Quanto mais simples, melhor.
Fale de forma positiva
Fale sempre de forma positiva e bem-humorada. Sempre que for questionado a respeito dos papéis e responsabilidades no casamento, não demonstre irritação. Ao falar sobre esses assuntos, demonstre confiança e alegria.
Diga o quanto é bom
Quando seu filho fizer qualquer pergunta sobre casamento, conte como é bom e correto estarem casados e fazerem parte de uma família. Diga o quanto são felizes por estarem casados e terem os filhos que possuem. Diga quão gratos são por formarem uma família e por se amarem mutuamente. Explique que estar com a família é o maior presente.
Sexo
Seu filho pode começar a fazer perguntas difíceis sobre sexo. Por exemplo: “Como eu nasci?”. E você pode ficar confuso e com medo de não saber responder adequadamente. Um conselho válido é falar de forma simples. Não é necessário dar detalhes. Alguns psicólogos afirmam que a criança começa a ter uma melhor compreensão a partir dos 10 anos. Por isso, não é necessário muitas palavras ou descrições. O que pode acontecer quando se dá muitas explicações é acabar confundindo ainda mais a criança, fazendo com que ela faça ainda mais perguntas sobre assuntos desnecessários para a sua idade. Diga que ele se formou no ventre da mamãe, cresceu e se desenvolveu, e depois de algum tempo nasceu, trazendo muita felicidade. Não é necesário falar sobre a história da cegonha, ela não é verdadeira. Diga que através do amor tão grande do papai e mamãe, ele foi gerado na barriga.
Além das explicações
Além das explicações, demonstre amor por seu cônjuge no dia a dia. Isso ainda é mais forte do que qualquer palavra que possa descrever a importante relação do casamento.
Seja carinhoso(a)
Ao conversar com a criança, seja carinhoso(a). Não demonstre irritabilidade ou falta de interesse sobre as questões que seu filho tem dúvida. Demonstre amor ao falar e ao descrever. Dê a devida importância e converse bastante se for preciso. É melhor que os pais ensinem de forma correta do que aprender na rua de maneira incorreta. Nunca diga que não tem tempo para responder ou não sabe (a menos que de fato você não saiba). Se este for o caso, informe-se sobre o assunto ou peça ajuda.
Por que vocês brigam tanto?
Se seu filho lhe fizer essa pergunta, é bom avaliar sua conduta no relacionamento conjugal. As crianças percebem tudo, inclusive coisas que, muitas vezes, passam despercebidas para nós. Portanto, explique a seu filho que papai e mamãe se desentenderam, mas que está tudo bem e que não precisa se preocupar. A criança pode achar que as brigas entre os pais estão relacionadas a ela, por isso é tão importante esclarecer. Lembre-se, usando linguagem simples e amável.
Sorrir
É preciso sorrir ao conversar com seus filhos e ter bom humor, já que trata-se de um assunto tão especial. Foi e é através desta relação sadia e amorosa entre marido e mulher que os filhos de Deus podem vir ao mundo.