Caminhos estreitos aconchegam a vida

Construir a felicidade é mesmo coisa de detalhistas, estrategistas, trilheiros de caminhos estreitos, mas que oferecem aprendizado, caídas e depois o levantar.

Beth Valentim

Pois é, quando crianças desejamos lugares amplos, repletos de magia e sentimentos fortes. Sentimos emoções com quase tudo que acontece e quando não acontece ficamos cabisbaixos e imaginando que a vida não proporciona tantas coisas bonitas como parece. E durante a caminhada sentimos que tudo se modifica. Não mais sentimos falta de grandiosidades, mas de detalhes, ah como eles fazem falta.

O carinho que faz falta e como faz

O despertar com o “bom dia” traçado no coração carinhoso de alguém. Aquela frase boba, mas que para você parece uma profecia que mexe com a alma. Tantos são os pequenos abraços que aquecem e oferecem amizade, calor humano, vida, sim, a pura vida sem destroços, mas com a beleza da essência, sem mais nem menos.

Leia: Como simplificar a vida

E se os caminhos deveriam antes ser largos, hoje os caminhos estreitos aconchegam a vida. Eles muitas vezes arranham, porque os espinhos estão tão próximos, não é mesmo? Quantos passos poderiam ser dados sem tanto cuidado, mas você aprendeu que ao trilhar um chão desse nível fica mais fortalecido, aprende que nem sempre uma flor tão bela é ingênua e seu veneno poderia machucar a alegria.

O aprendizado é uma obra constante de cada um de nós

No passado tudo era diferente. Os presentes com sua grandiosidade, os laços enfeitados, os doces coloridos na mesa de aniversário, porém agora nas comemorações apenas um bolo caseiro e uma vela branca, aquela que usamos quando há um apagão. E você olha em torno e todos com uma xícara de café ao redor da mesa esperam um pedaço do tal bolo, aquele caseiro, simples, mas com o aconchego da vida, do despertar de momentos desiguais e que preenchem a existência de tal maneira que jamais se esquece.

Advertisement

Caminhos estreitos aconchegam a vida. Não se engane achando que aquelas coisas expostas em vitrines com suas luzes acesas e brilhantes fariam você feliz. Que nada, construir a felicidade é mesmo coisa de detalhistas, estrategistas, trilheiros de caminhos estreitos, mas que oferecem aprendizado, caídas e depois o levantar. E mesmo machucado sairá perfeito por dentro e sua pele de fora irá aprender que para sentir paz é preciso estar diante de desafios e eles, pode acreditar, não estão em caminhos largos e rodeados de belezas e sim em caminhos estreitos e que ensinam como sair ileso de circunstâncias difíceis e complicadas, mas que podem preparar você para uma vida inteira.

Boa caminhada.

Boa viagem.

Boa conquista.

Leia: Para ter alegria na vida

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Valentim

Beth Valentim é Consultora em comportamento, escritora e blogueira. Atende em consultório particular e trabalha com Assessoria Individualizada para executivos. Mora no Brasil mais especificamente na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro.