Características do 3º mês de uma gravidez saudável
Para ter uma gravidez saudável, a gestante deve observar certo passos, como a alimentação e exercícios.
Helia Maria Morozini de Campos
Em primeiro lugar, para a gestante ter certeza que está tudo bem com a sua gravidez é essencial fazer sempre o pré-natal, porque com o acompanhamento médico é possível diagnosticar patologias e o curso da gestação. É de suma importância, também, fazer os exames de rotina.
Para a mãe que já se encontra no terceiro mês de gravidez (da nona à décima segunda semana),as características do bebê são:
A cabeça
do bebê já está delineada e é desproporcional ao corpo. Nessa fase, formam-se também as pálpebras e o bebê já é considerado um feto.
Peso
o feto já pesa, aproximadamente, de 14 a 18 gramas e mede de 6,25 a 7,5 cm.
Movimentos
o bebê já movimenta bastante as mãos e os pés e abre a boca. Já pratica também a sucção, engolindo o líquido que está a sua volta. Já se pode notar o aparecimento de suas unhas.
Sistema nervoso
aperfeiçoa-se mais rápido, ganha um enorme número de neurônios e apura mais os seus cinco sentidos.
Coração
já está formado.
Rins
já funcionam.
Quanto ao aspecto da mãe
Quanto ao peso
é normal as mulheres engordarem quando estão grávidas, mas os médicos recomendam que o peso deve permanecer entre 9 (nove) a 14(quatorze) quilos durante toda a gravidez. No primeiro trimestre, para uma mulher de estatura média, o ideal é que o peso aumente cerca de 1,3 a 1,8 quilos.
Náusea, vômito e salivação excessiva
também acontecem. Pode-se evitar isso deixando de comer alimentos gordurosos e condimentados.
Prisão de ventre
esse é outro sintoma comum e é provocado pelo processo digestivo mais lento e também pela compressão causada pelo útero que está crescendo sobre os intestinos. A alimentação pode aliviar esse problema, deve-se incluir fibras na alimentação, comer frutas, verduras cruas, cereais e tomar bastante água, oito copos por dia, aproximadamente.
Gases
os gases, também, são sintomas frequentes na gravidez. Pode-se amenizar o problema evitando ingerir alimentos que causam gases, exemplo: cebolas, feijões, couve-flor, repolho, etc.
Inchaço
às vezes durante a gravidez, a mulher fica inchada, porque o fluxo de sangue aumenta e a água do corpo também. Para evitar esse sintoma, a gestante deve:
Importante
,
algum tempo antes e durante a gravidez, deve-se tomar um suplemento de ácido fólico. Isso ajudará a evitar a má formação congênita. Procure seu médico,ele indicará a dosagem.
Atividade física
procure fazer exercícios, mas sem exagero, uma caminhada por dia é ótimo.
“Quando um bebê nasce, uma nova família passa a existir. É a presença do filho que transforma um casal em família”Ylana Karla