Cardiologistas alertam que óleo de coco pode ser um vilão para a saúde
Muito se fala a respeito do uso do óleo de coco, porém os cardiologistas não têm recomendado o seu uso.
Renata Finholdt
Constantemente nos deparamos com produtos que caem no gosto popular e acabam virando moda, e a partir daí muitas pessoas passam a consumi-los sem saber ao certo seus benefícios e consequências.
O óleo de coco é um destes produtos que caíram no gosto popular e tem sido usado na gastronomia e também em vários cosméticos. No entanto, a associação americana do coração divulgou estudos que podem mudar radicalmente o conceito deste produto perante o público em geral.
Os cardiologistas, após estudo, afirmaram que mais de oitenta por cento das gorduras presente no óleo de coco são gorduras do tipo saturadas, a mesma gordura que é uma das responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, o LDL. Vale lembrar que o excesso de LDL na corrente sanguínea provoca o entupimento de veias e como consequência causam infartos e derrames (AVC).
Já que os cardiologistas pedem nossa atenção quanto ao consumo deste produto, o que fazer se você já comprou óleo de coco e tem ele em casa?
Óleo de coco nos cabelos
Apesar de não ser indicado para ingestão, os benefícios do óleo de coco para os cabelos são bastante relevantes. Por ser um produto rico em vitamina K ele promove vigor e beleza aos fios.
Se você adicionar algumas gotas em seu creme de pentear, poucas gotas, você aumentará o brilho de seus cabelos. Ele também é indicado como bactericida para combater a caspa, problema que muitas pessoas enfrentam.
Já se você precisa de suavidade nos fios, o óleo de coco também é bastante indicado. Com poucas gotas do produto em um hidratante você já sentirá seu cabelo mais suave e menos seco, mas é preciso cuidado para não exagerar demais na quantidade, tampouco passar o produto na raiz do cabelo.
Óleo de coco na pele
Se você quiser uma pele hidratada, macia e bonita o óleo de coco é um produto indicado. Por ser rico em vitamina E e proteínas, exerce grande poder no tratamento de pés e lábios rachados.
O produto também está sendo estudado para melhorar doenças de pele, tal como acne e eczemas. Seu estudo ainda está em andamento, mas há bons resultados relatados por pessoas que já fazem uso do óleo de coco para este fim.
É importante lembrar que antes de consumir qualquer produto que esteja em evidência no mercado é bom conhecer mais sobre ele e buscar informações com seu médico, para evitar assim que um produto que aparentemente causaria bem a sua saúde possa acabar com ela.