Carta para essa pessoa que não valorizou seu amor
Conheça os benefícios da escrita terapêutica para curar um rompimento amoroso.
Adriana Acosta Bujan
Em todas as fases do nosso desenvolvimento, há um momento em que sofremos pela perda de um amor, seja na juventude ou na vida adulta. Ninguém está isento de experimentar o sofrimento e a dor causada por quem já não sente o imenso amor que um dia prometeu.
Há muitas razões pelas quais uma pessoa recua e deixa o seu “par”. Pode ser devido à infidelidade, imaturidade, falta de respeito, falta de comunicação, rancor, falta de compromisso, entre outros. Sem dúvida, quem decide romper com outro causa uma dor indescritível.
Felizmente, o psicólogo James Pennebaker, professor da Universidade do Texas, conduziu um estudo sobre a escrita terapêutica, garantindo que escrever é a melhor maneira de trazer à tona e permitir que as emoções e sentimentos fluam. Ao fazer isso, a pessoa se sentirá aliviada, pois colocará um ponto final em um ciclo doloroso em sua vida.
Uma carta para enfrentar os sofrimentos
Uma carta publicada na Utopico e em outros canais, escrita por uma mulher anônima, foi compartilhada para encorajar todas as pessoas que sofrem pela perda de um amor. A carta é dedicada a essa pessoa que fez parte da sua vida, mas que decidiu deixá-la, para que um dia pudesse compreender os sentimentos que provocaram o rompimento.
Ideias principais da carta
– Quero lhe agradecer por esses momentos sombrios, pois se não os tivesse vivido, não teria aprendido a crescer como pessoa a cada dia.
– O processo tem sido difícil, em alguns momentos eu choro, mas tenho percebido que, a cada dia que passa, a dor e as lembranças vão diminuindo.
– Com o tempo, percebo que uma pessoa pode influenciar muito outra, fazendo com que ela mude sua essência e identidade, a ponto de se perder devido ao desejo de agradá-la e atender às suas necessidades.
– Quero que encontre o amor verdadeiro, e que a pessoa que escolher faça você ver a vida de uma maneira diferente. Aprenda a apreciar e entender que as coisas nem sempre saem do jeito que queremos.
– Amar não é estar com alguém a vida toda por compromisso ou pena. O rompimento de nosso relacionamento foi devido ao destino, não estávamos destinados a ficar juntos, pois não havia igualdade e equilíbrio nos esforços para manter o amor vivo.
– Todo o amor que senti por você dou agora aos meus amigos, família, trabalho e, claro, a mim mesma. Você nunca encontrará alguém como eu, pois sou única, inigualável e especial.
– Nossa história de amor é inesquecível, pois há pessoas que ficam dentro do coração, mas como lembrança e lições aprendidas para ser melhor a cada dia.
Cure sua dor
Escreva seus sentimentos, mesmo que essa carta nunca chegue ao seu destino. Ao fazer isso, você estará encerando um ciclo doloroso, o que lhe permitirá perceber os seus erros e emoções para melhorar dia após dia.
Leia: Tire seu ex da cabeça e do coração para sempre em 3 passos
São muitos os benefícios da escrita. Por exemplo: você pode encontrar soluções, desabafar emocionalmente sem medo de ser julgada pelos outros, é uma forma de autoconhecimento e aprendizagem. Convido-a a fazer isso, e você verá que em pouco tempo seu coração estará pronto para amar a si mesma.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Carta destinada a esa persona que no valoró tu amor