Casa como nova: Crie suas próprias peças decorativas com pintura em tecido
Vai se casar e quer decorar a casa nova sem gastar muito? Aprenda uma surpreendente técnica de pintura em tecido para elaborar e personalizar peças para o seu novo lar.
Isabella Araujo
Quer deixar sua casa mais bonita, mas não tem muito dinheiro para gastar? Com um pouco de criatividade e disposição é possível caprichar na decoração sem comprometer o orçamento.
Não precisamos ficar frustrados por não termos aquele conjunto impecável de toalhas ou decoração luxuosa em casa. Podemos deixar nosso lar com aspecto agrável mesmo sem gastar demais. Existem muitas lojas de aviamentos e enxovais que vendem peças básicas e a preços acessíveis. Priorize os objetos de primeira necessidade e, depois, invista no “faça você mesma” e personalize alguns itens.
Para nos ajudar a decorar a casa de forma moderna e alegre, a artesã Júlia Passerani nos ensina passo a passo como pintar panos de copa com a técnica surpresa. Além de ser uma pintura de fácil execução, pode ser utilizada nos mais variados objetos em tecido. Por isto, após elaborar panos de copa e outras peças para sua própria casa, utilize a técnica para fazer presentes para os amigos ou mesmo itens para vender e aumentar a renda familiar.
1. Pano de copa pintado com a técnica surpresa
{step/materiais}
Materiais: 1 pano de copa; tintas para tecido nas cores terra-queimada, vermelho-bebê, amarelo-ouro e amora; pincéis de cabo amarelo nºs 6 e 18; lápis; tesoura; fita-crepe; 1 caixa de suco ou leite aberta e lavada para utilizar como molde.
Execução:
1- Com um lápis, desenhe uma margarida sobre o lado cinza da caixa de leite ou suco. Recorte o molde com uma tesoura. Ao fazer o recorte, deixe as pétalas mais finas e separadas umas das outras de modo que o miolo fique bem nítido.
2- Com a fita-crepe, delimite uma faixa de 10 a 12 cm no barrado do pano. Com o auxílio do molde e do lápis, risque flores alternadas no espaço delimitado pela fita-crepe. Dica: desenhe flores pela metade, mas encavele os desenhos.
3- Com pincel nº 6 e a tinta terra-queimada, faça o contorno das flores e preencha o fundo entre os desenhos. Ainda com o mesmo pincel e tinta, preencha o miolo das flores. Espere secagem por aproximadamente 4 horas.
4- Após a secagem, com o pincel nº 18 e a tinta amarelo-ouro, faça movimentos em sentido diagonal para cobrir, inclusive as partes pintadas anteriormente de escuro, de uma das pontas delimitadas do tecido. Dica: Para limpar o pincel, não o mergulhe em água, mas aperte suas cerdas em um papel toalha.
5- Carregue o pincel na cor amora e, ainda com movimentos diagonais, pinte a área ao lado de onde foi adicionada a cor amarelo-ouro. Para matizar as cores e dar melhor acabamento à pintura, sobreponha um pouco da tinta amora sobre aproximadamente dois dedos da beirada da faixa pintada de amarelo-ouro. Para finalizar o trabalho, repita o processo com a terceira cor sugerida. Aguarde secagem e retire a fita-crepe.
{step/pintura pronta}
Dica: Não há necessidade de fazer crochê ou qualquer outro acabamento ao pano de copa, pois a pintura por si só já completa a peça. Esta técnica pode ser aplicada em toalhas de mesa e diversos itens de tecido para cozinha, toalhas de banho, camisetas, almofadas, sacolas e no que mais desejar.
Utilização das cores
A quantidade de cores que serão sobrepostas à cor base mais escura vai de acordo com o gosto e a criatividade. Pode ser usada uma, duas, três ou mais opções. O importante é limpar sempre o pincel a cada troca de tinta.
As tintas verde-pinheiro, rústico, sépia, azul-marinho e vinho também podem ser utilizadas como cores de fundo. O importante é que as cores de base sejam sempre mais escuras do que as que serão sobrepostas. Para sobreposição, podem ser utilizadas as cores amarelo-ouro, amarelo de cádmio, laranja, pink, vermelho-bebê, magenta, azul-ultramar, rosa-escuro, tangerina, verde-maçã, aqua-marine, verde-bandeira e amora. Ou seja, precisam ser cores que não tem branco em sua composição.
_Fonte das imagens: Julia Passerani