Casamento equilibrado: 13 sinais de que você tem uma relação saudável
Sugestões para a análise da relação amorosa a fim de promover mudanças no sentido de transformá-la sempre para melhor.
Suely Buriasco
Manter uma relação amorosa saudável depende de muita dedicação e empenho do casal. Para tanto toda atenção é importante, pois corresponde a grande perigo acreditar que tudo está bem e se acomodar.
No sentido de fazer uma análise, observe estes sinais de uma relação saudável e verifique se está realmente tudo bem e o que pode melhorar:
1- Companheirismo
Vocês dividem as dificuldades, aconselham um ao outro e levam em consideração a opinião do parceiro.
2- Sensibilidade
Você e seu cônjuge se influenciam mutuamente; são sensíveis e se importam com o que acontece com o outro.
3- Bom humor
Costumam elogiar o cônjuge tanto quando estão juntos quanto separados. Cultivam alegria e costumam rir-se um do outro.
4- Apreço
Evitam destacar constantemente erros e jamais destratam um ao outro, especialmente na frente de outras pessoas. Não permitem de forma alguma qualquer situação que o parceiro se sinta humilhado ou desprestigiado.
5- Família
Mostram-se afáveis com a família de origem do cônjuge e evitam reclamar ou falar mal deles.
6- Igualdade
Dividem as tarefas do cotidiano, respeitando a maneira de cada um executá-las. Entendem-se nas diferenças e admitem total igualdade de direitos.
7- Convívio
Procuram passar juntos o maior tempo possível e ambos se sentem felizes priorizando a companhia do outro. Manifestam continuamente os sentimentos que nutrem na relação.
8- Fidelidade
Não sentem necessidade de se insinuar para outras pessoas e não correspondem a insinuações de terceiros.
9- Respeito
Prezam por realizar a vontade e os prazeres de um e do outro, sentindo alegria e realização nisso. Também não insistem para que o parceiro faça o que não deseja.
10- Confiança
São confiantes e não fazem perguntas constantes sobre o que pensam, onde estiveram, o que fizeram etc. Não exigem mais e mais provas de amor.
11- Individualidade
Respeitam a individualidade de cada um, não se exasperam quando o cônjuge tem compromissos de trabalho ou com amigos.
12- Diálogo
Não escondem nada um do outro, muito menos mentem ou omitem. Conversam com sinceridade, falam e escutam demonstrando consideração.
13- Conquista
Cuidam da relação com carinho e atenção, criam rotinas que sejam agradáveis para os dois, mas também promovem surpresas inusitadas buscando momentos de prazer e alegria para ambos.
Caso você tenha detectado alguns itens faltando em seu relacionamento, não deixe as coisas como estão e não adie a mudança necessária. Claro que todo casal passa por crises e acaba se descuidando da relação, o importante é que os cônjuges percebam a tempo a necessidade de voltarem a priorizar um ao outro.