Casamento feliz é uma loteria?

7 Ideias de minha experiência pessoal que podem ajudar o seu casamento a ser mais feliz.

Luiz Higino Polito

Ao longo de minha experiência de vida, tenho visto pessoas boas casarem com pessoas boas, e mesmo assim seus casamentos, infelizmente, irem por água abaixo.

Será que as coisas tinham de ser assim mesmo, ou será que existem algumas coisas que fazem com que certos casamentos durem por toda essa vida e eventualmente possam seguir sempre?

Olhando para trás, e analisando meu próprio casamento, que já dura mais de trinta anos, e com três filhos que já se casaram, e três netos, eu vejo que algumas coisas foram muito importantes para que ainda estejamos casados e felizes:

1. A atração mútua

Quando casamos, tínhamos atração um pelo outro e casamos sabendo e querendo que o casamento perdurasse por “toda a eternidade”, e nem por um momento do namoro e noivado tivemos esse pensamento: “se não der certo, é só nos separarmos”.

Leia: 4 maneiras para se manter conectado ao seu cônjuge

Advertisement

2. O desapego material

Nossa vida financeira nunca foi fácil, mas isso nunca foi motivo para brigarmos toda hora e ficarmos nos lamentando o fato de não sermos mais prósperos ou ricos. O que mais importava (e ainda importa) é que nossos filhos recebessem o máximo de amor e de nossa presença, porque sabíamos desde antes de casarmos a importância e responsabilidade que é se colocar filhos no mundo, e prepará-los para a vida.

3. Saber resolver as diferenças

Nos momentos de desentendimento (claro que houve divergências quanto à criação dos filhos, ou sobre as finanças, ou influência de nossas famílias em nosso casamento, etc.), sempre tentamos fazer isso longe dos filhos, pois sempre soubemos o quanto isso poderia afetar o desenvolvimento emocional deles.

4. Tempo de qualidade juntos

Sempre que possível, procuramos ficar juntos – o que não foi difícil nos últimos 20 anos – porque trabalhamos juntos como músicos, e depois como livreiros. Mas mesmo antes, nos primeiros 10 anos de casamento, sempre procuramos ficar o maior tempo possível com os filhos, fazendo viagens juntos, atividades recreativas simples juntos (como contar histórias em noites em que nos reuníamos com a família, onde ensinávamos para eles coisas importantes e também brincávamos juntos). E como eles gostavam dessas noites familiares!!!

Leia: O casamento não é para você

5. Seguir bons conselhos

Devido à nossa profissão como músicos, tocamos em centenas de casamentos, e vimos padres, pastores protestantes, juízes de casamento e líderes de tantas denominações diferentes realizarem os casamentos e darem conselhos que eles achavam ser importantes para que um casamento fosse feliz e durável. A mensagem que achei mais interessante proferida por um líder religioso, nessas centenas de casamentos que participamos são essas palavras: “Se você quer casar para ser feliz, não case; mas se você quer casar para fazer a outra pessoa feliz, então case”.

Advertisement

6. Ajudar nos serviços domésticos

Devido ao fato de eu ter vivido fora de casa num serviço voluntário por dois anos, (quando era solteiro) aprendi a me virar no dia a dia nos afazeres domésticos. E sempre procurei ajudar nos trabalhos domésticos, depois de casado. Os maridos não fazem ideia de como é afrodisíaco para as esposas o fato dos maridos ajudarem em casa!

7. Manter o bom humor

Sempre fui meio palhaço, meio “mágico” (aprendi a fazer vários truques simples de prestidigitação, o que muito diverte as crianças), e sempre procuro ver o lado engraçado nas coisas. Nem sempre isso dá certo, e entrei em algumas frias, mas normalmente ajuda!

Muita coisa poderia ser dita ainda, mas se aplicarmos uma coisa nova que aprendemos, todo dia, isso fará uma diferença enorme no final.

Então, se alguma ideia do que você leu aqui lhe agradou, coloque-a em prática, pois como dizia um grande amigo meu: “Mais vale a prática que a muita gramática”.

Não sei o que será de minha vida se minha esposa partir antes de mim. E ela diz a mesma coisa (e eu acho que ela é sincera ao dizer isso), tanto é a nossa interligação, cumplicidade e confiança que temos um pelo outro em todos os assuntos da vida.

Advertisement

Leia: Segredos para um casamento duradouro

Mas confiamos que Deus sabe o que faz, e nós temos que confiar Nele, porque essa nossa vida é uma grande aventura, e (felizmente) ninguém sabe o final, a não ser Ele.

E Ele é bom, então todas as pessoas podem ter esperança de ser feliz, se ainda não for hoje, que seja em breve, no futuro.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!