Como a fé em Jesus Cristo pode ajudar uma família com problemas
Quando exercemos fé no poder curador de Jesus Cristo e colocamos Seus ensinamentos em prática dentro do nosso lar, nossa família fica mais unida, o amor familiar prevalece e encontramos com mais facilidade soluções.
Erika Strassburger
Ficamos horrorizados cada vez que vemos manchetes chocantes nos jornais, tais como: “Filha mata os pais para colocar a mão no seu dinheiro”; “Neto esfaqueia avó porque ela se negou a lhe dar dinheiro para comprar drogas”; “Irmãos brigam seriamente por causa de herança”; “Mulher mata o marido que tinha um caso extraconjugal”; “Jovem abandona seu filho recém-nascido em lata de lixo”; “Pai abusa sexualmente de suas filhas”; “Mãe espanca filho que se recusou a comer.” Essas são notícias chocantes que nos fazem chorar e pensar aonde tudo isso vai parar.
Isso já havia sido previsto por profetas antigos. Vivemos nos “tempos trabalhosos” profetizados para a nossa época. “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.” 2 Timóteo 3:1-5
Estamos em meio a uma terrível guerra. O maior alvo é a família. Ela tem sido intensamente atacada por armas altamente destrutivas, como:
Drogas
lícitas e ilícitas.
Pornografia
que ameaça a saúde emocional e física de nossos filhos e cônjuges.
O comportamento altivo
dos jovens que não respeitam os mais velhos, ignoram regras, normas e leis.
perda de autoridade de muitos pais
A perda de autoridade de muitos pais sobre os filhos rebeldes.
Adultério e fornicação
Cobiça
enriquecimento fácil
O desejo de enriquecimento fácil, que pode levar ao vício em jogos e à pratica de delitos.
Falta de diálogo
Gasto excessivo de tempo
com trabalho, mídia e outros entretenimento.
Egoísmo
Consumismo
Orgulho
, entre outros.
O Artigo 226 da Constituição Federal refere-se à família como a “base da sociedade”. Assim sendo, uma sociedade às avessas denota relações familiares deficientes.
O mundo parece não ter mais jeito, no entanto, por mais pessimistas que pareçam as notícias e as profecias, temos o poder de mudar a nós mesmos, nossa família e, consequentemente, o ambiente à nossa volta.
Jesus Cristo, o nosso Mestre, deixou-nos ensinamentos maravilhosos que, se aplicados dentro de nosso lar, trazem segurança e fortalecimento familiar. Alguns Ele próprio ensinou; outros, inspirou profetas a ensinar. Veja alguns:
– Diálogo saudável
: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:6. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1 “Bem-aventurados os pacificadores”. Mateus 5:9
– Perdão
: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32 “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Mateus 6:12
– Arrependimento
: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4:17 “(…) sê pois zeloso, e arrepende-te.” Apocalipse 3:19 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Mateus 5:8
– Amor
“Vós, maridos, amai a vossas mulheres”. Colossenses 3:19 “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras”.
Hebreus 10:24 “Goza a vida com a mulher que amas”.
Eclesiastes 9:9 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35
– Castidade
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”__
– Responsabilidades dos pais
:“
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma (…) e ensinai-as a vossos filhos”.
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele,”
Provérbios 22:6 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8
– Responsabilidades dos filhos
: “Honra a teu pai e a tua mãe.” Êxodo 20:12 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe”.
Provérbios 1:8 “E [Jesus] desceu com eles [Seus pais], e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.” Lucas 2:51 “(…) aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.”
– Paciência
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação”. Romanos 12:12
– Longanimidade
. “O longânimo é grande em entendimento”.
– Mansidão
. “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. Mateus 5:5
Esses são alguns dos muitos ensinamentos aplicáveis às relações familiares encontrados nas escrituras sagradas.
Se nosso relacionamento familiar está longe de ser o ideal, não devemos desistir. Aliás, jamais devemos desistir daqueles que amamos, menos ainda de nós mesmos. C. Scott Grow lembrou-nos de uma sagrada promessa ao dizer: “ O poder de cura e de redenção oferecido pela Expiação está ao alcance de todos nós — sempre”.
Ao exercermos a devida fé no Senhor Jesus Cristo – colocando em prática os Seus ensinamentos e aplicando esse poder curador dentro do nosso lar – teremos problemas solucionados, obteremos o perdão divino e de nossos familiares, resgataremos ou fortaleceremos o amor familiar, obteremos paz e tranquilidade que provém de um viver digno. A probabilidade de obter sucesso no lar aumentará consideravelmente e os frutos desse trabalho refletirão no ambiente à nossa volta.