Como a fé pode unir um casal e melhorar o casamento
Se seu casamento encontra-se em um momento em que precisa usar a fé para mantê-lo, não desanime...
Beth Proenca Bonilha
Várias são as definições de fé, seja ela religiosa ou dos dicionários seculares, a essência é a mesma. Na Bíblia, em Hebreus 11:1 diz: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. No dicionário Wikipédia encontramos: “Fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, (…) A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida”.
Quando compreendemos o significado da palavra Fé conseguimos dar dimensão da importância deste ato na vida de um casal.
Ter fé em quê?
-
Deve-se ter fé, ou seja, acreditar que o amor que os uniu pode ser duradouro, mesmo que venham dificuldades e desafios ao longo do tempo.
-
Deve-se ter fé, um firme fundamento, que o casamento que uniu o casal foi edificado por Deus. Por isso, a importância da legalização da união por quem tem real autoridade.
-
Deve-se ter fé, ou a firme opinião, de que todo sacrifício feito para manter o casamento vale a pena e, mesmo sem ver o futuro, crer que a vitória é certa.
Advertisement -
Deve-se ter fé, ou a total abstinência de dúvida, de que a união entre homem e mulher foi definida por ordem Divina, de que essa união tem como objetivo o início da família e perpetuação da espécie humana.
Se conseguir ter fé de que o casamento foi instituído por Deus, terá também fé em Deus, e de que Ele fará com que, mediante as escolhas e desejo de seu coração, tenha força e sabedoria para manter essa união.
Quando homem e mulher se unem por amor, precisam acreditar e viver de modo a fazer com que a união perpetue. Isso é possível através da boa vontade em nutrir o amor e cuidar para que o cônjuge esteja feliz. Isso não significa fazer todas as vontades do outro e se anular por sua felicidade, mas que ambos tenham cuidados de acordo com suas necessidades.
Jesus ensinou que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda poderemos mover montanhas, veja Mateus 17:20. Com essa promessa concluímos que a fé é ingrediente fundamental para um bom relacionamento.
Como a fé pode determinar um bom relacionamento?
Quando o casal se dá bem no casamento geralmente é porque estão unidos pelo amor e pela fé. Sentir atração um pelo outro é o primeiro passo para a união, mas logo o “ardor da paixão” será resfriado pelas circunstâncias do dia a dia, a vinda dos filhos, dificuldades financeiras ou de relacionamento com familiares.
Mas não há risco maior, quando a paixão esfriar e o relacionamento entrar em crise, do que para o casal que tem fé em coisas distintas. O ideal é que o casal tenha um único fito em suas vidas, que a direção para onde olhem seja a mesma, que o Deus a quem sirvam seja o mesmo para que faça efeito na união.
Se seu casamento encontra-se num momento em que precisa usar sua fé para mantê-lo, não desanime, acredite. E como disse o cantor e escritor Raul Seixas, “Não diga que a vitória está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez”.