Como a fé pode vencer o medo
Há momentos na vida em que teremos diferentes desafios e dificuldades que são diferentes para cada pessoa, mas que existem na vida de todos nós. Veja como vencer seus próprios medos através da fé.
Fernanda Ferraz
Há momentos na vida em que teremos diferentes desafios e dificuldades que são diferentes para cada pessoa, mas que existem na vida de todos nós. Algumas pessoas têm que lidar com a morte de um ente querido, outras com uma doença permanente em sua vida ou na vida de alguém muito próximo, algumas pessoas têm de lidar com filhos rebeldes, dificuldades financeiras, dívidas, problemas familiares ou problemas emocionais…
Muitas das dificuldades e adversidades que vivemos são causadas por outras pessoas, por situações que não desejamos, mas às quais estamos sujeitos.
Podemos nos perguntar diversas vezes: “Como posso manter a fé se minha situação é tão desesperadora?”
Parece que muitas vezes o tempo e até os entes mais próximos não nos compreendem e não se esforçam para estar a nosso favor, o que torna a situação ainda mais dolorosa.
O defensor da família Thomas S. Monson disse:“Haverá ocasiões em que vocês percorrerão o caminho cheio de espinhos e repleto de dificuldades, haverá ocasiões em que vocês se sentirão distantes e até isoladas daquele que concede todas as boas dádivas, vocês se preocupam achando que caminham sozinhas. O temor substitui a fé, quando vocês se virem nessas circunstâncias peço que se lembrem de orar”.
Vejamos alguns conselhos válidos para superarmos o medo através da fé:
1. O poder da oração
A oração deve fazer parte de nossas ações e de nossa vida, ela pode nos encorajar, ela tem o poder de substituir o medo pela segurança, pode apaziguar as dores mais profundas de nossa alma, pode servir como resposta quando não conseguimos enxergar as soluções.
Ao longo de minha vida aprendi a orar mais e afirmo que isso tem ajudado muito. Já orei por diversos motivos, para agradecer e pedir. Já orei quando estava com medo de estar sozinha sem a proteção de meu esposo. Já orei pela minha saúde e a saúde dos meus quando a mesma estava debilitada, já orei porque me sentia triste e em todas as vezes que orei, obtive resultados de conforto, respostas e força, acrescentando ainda mais fé a minha fé.
A oração é o canal mais seguro de comunicação com nosso Pai Celestial, porque Deus transmite segurança e paz a nossa alma, nos traz um espírito de serenidade e confiança.
2. Não estamos sozinhos
O Senhor está a nos guardar e ajudar todo o tempo, ainda que não O vejamos. Não estamos abandonados e caminhando sozinhos pela longa estrada chamada vida. Se nos permitirmos aguçar a visão e os ouvidos para as coisas Celestiais, conseguiremos vencer o desânimo, o cansaço, as dores das tragédias e o medo.
O Senhor nos observa de seu trono, Ele sabe nossas reais necessidades e tenha certeza que fará todo o possível para lhe ajudar em suas maiores angústias, _se confiar seu coração a Ele._
3. Coração aberto
O Senhor sabe de todas as coisas, Ele compreende tudo o que se passa em nossa vida e deseja nos ajudar, mas para isso é preciso manter o coração aberto e saber confiar.
Ele está ao nosso lado nos momentos mais difíceis para nos ajudar se simplesmente pedirmos e acreditarmos. No tempo certo o Pai Celestial nos recompensará por nossa fé, Ele sabe do que precisamos e fornecerá as bênçãos na hora certa; muitas vezes não da forma que pensamos, mas de uma maneira bem maior e melhor, pois tudo o que vem de Deus _é perfeito e maravilhoso_!
4. Esperar serenamente
Ainda que o seu medo esteja a todo instante ali, bem à sua frente, é preciso que você saiba esperar serenamente e deixar que o Senhor providencie todas as coisas necessárias para o seu bem. É preciso mais coragem e confiança de nossa parte! Cedo ou tarde as bênçãos virão se tivermos FÉ!
Talvez a resposta da qual necessitemos não seja respondida neste exato momento, mas não é por isso que iremos deixar de orar, de crer e de ter confiança que no momento certo obteremos consolo, conforto, ajuda e resposta para nossas dúvidas, dificuldades ou temores.
5. Estudar e refletir
Sempre sou abençoada com as respostas das quais necessito quando busco auxílio nas escrituras. Para mim são um dos meus maiores consolos. Posso aprender tanto com elas e ao mesmo tempo me fortalecer espiritualmente, tendo a firme confiança de que _no final tudo dará certo._
Muitas vezes em que li as escrituras elas diziam a mim_“Você precisa disto… Você precisa ter paciência… Você precisa de mais mansidão, você precisa viver isto para tornar-se mais forte… Você conseguirá”._
A grande verdade é que aprendi mais sobre a vida e seus desafios com as escrituras do que com a faculdade de Recursos Humanos que fiz.
Aprendi valores que nenhuma faculdade pode ensinar. Valores que não aprenderemos a não ser nos princípios cristãos de firmeza, fé e atitudes positivas; essa dentre todas será sempre a maior faculdade que podemos ter!
Por fim podemos fazer _a diferença em nossa própria vida se apenas tivermos mais __FÉ e CONFIARMOS no Pai de amor!___