Como agir quando seu marido ignora suas emoções
A maioria dos homens não é exatamente composta de gênios emocionais. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer quando ele simplesmente não a compreende emocionalmente.
Aaron Anderson
Eu não sou especialista em estereótipos. Mas se há uma coisa que eu aprendi em meus anos como um conselheiro matrimonial é que, se há um estereótipo verdadeiro, é que as mulheres realmente são mais emocionais do que os homens. Não é culpa dos homens, realmente. Somos educados para ser assim. Pense nisso. Quando uma menina cai da bicicleta, seus pais a pegam no colo, abraçam e beijam. Mas quando é um menino, é dito a ele que não chore, que se levante que isso não dói.
Leia: 10 maneiras que você está sendo infiel a seu cônjuge – e você nem sabe
Os homens também são educados a mostrar agressividade em vez de emoções mais suaves como o medo, dor e embaraço.
Não é pelo fato de, infelizmente, aos homens ser ensinado que não sejam emocionais, que significa que eles não saibam como se comunicar emocionalmente. Você, mulher, foi educada a mostrar e falar sobre emoções, mas você se casa com um homem que não foi, então você pode acabar se frustrando. Você pode até sentir-se emocionalmente negligenciada.
O que fazer quando seu marido ignora suas emoções
Então, se você sente que seu marido está ignorando suas emoções, não se preocupe. Existem maneiras de superar décadas de educação do seu marido (e da sua própria também) para criar um casamento emocionalmente profundo e solidário. Aqui estão quatro maneiras:
1. Recompensá-lo por ser emocional com você
Pode ser que ele não seja frequentemente emocional, mas quando ele demonstrar emoções, ponha seus braços ao redor dele e dê-lhe um abraço. Ou aconchegue-se a ele. Ou simplesmente diga-lhe “obrigada”. Um pouco de reforço positivo tem muito poder e ele estará mais propenso a fazê-lo com mais frequência.
2. Saiba como acalmar-se
Você não pode atender o seu filho toda vez que algo não vai bem. Pense em quantas vezes você estava ao telefone quando o seu filho começou a chorar e você disse a ele para esperar. Toda vez que você faz isso, está ensinando seu filho a acalmar-se. Ou, usando um termo científico, você o ensina autorregulação. A autorregulação é boa para as crianças. Ela as ensina a dosar sua carga emocional, autodisciplina, e esperar por recompensas, só para citar alguns.
Como adultos, às vezes poderíamos aprender a nos autorregular também. Por exemplo, só porque algo dá errado não significa que tenhamos sempre que reclamar. E só porque alguém está exaltado, não significa que tenhamos que responder com raiva.
Leia: A causa Nº1 do divórcio não é o que você pensa
Como esposa, só porque seu marido não é tão emocionalmente disponível quanto você gostaria não significa que você tenha que se sentir negligenciada. Há várias coisas que você pode fazer para aliviar a si mesma (como ler um bom livro ou ligar para uma amiga) para ajudá-la no momento até que seu marido esteja emocionalmente disponível. Às vezes você pode ter que esperar um pouco mais do que apenas alguns momentos, o que requer ainda mais autorregulação, mas a recompensa pode ser imensurável.
3. Encontre coisas gratificantes para fazer
Como mencionado acima, às vezes você tem que esperar um pouco mais do que apenas alguns momentos para o seu marido se tornar emocionalmente disponível (afinal de contas, foram décadas de educação que o tornaram assim, por isso não vai mudar da noite para o dia). Nesse meio tempo, você pode encontrar muitas coisas gratificantes para fazer, como se juntar a um clube do livro ou fazer uma academia. Há uma abundância de experiências gratificantes e amizades que você pode começar a partir desses tipos de lugares sociais. Apenas certifique-se que você não está substituindo seu marido por essas coisas ou você vai encontrar maiores problemas em seu casamento do que ele estar emocionalmente ignorando você.
Leia: 6 pecados que podem destruir um casamento
4. Tome medidas para criar a mudança
Se ser emocional fosse uma coisa natural para o seu marido ele já estaria fazendo isso e você não estaria se sentindo emocionalmente ignorada. Para ter resultados, é necessário um esforço deliberado de sua parte para mudar os modos dele. Ler livros sobre o assunto e procurar um terapeuta de casais são ótimas maneiras de aumentar a conscientização de certos problemas e criar a mudança. Pode ser um pouco embaraçoso procurar um terapeuta, mas é realmente uma das coisas mais fortes que você pode fazer por seu casamento.
Casamentos sintonizados emocionalmente são mais felizes. Mas só porque o seu não é assim agora não significa que nunca será. Essas quatro dicas são ótimas maneiras de conduzir seu relacionamento a este ponto e lhe apontam outras coisas para fazer enquanto isso.
_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original How to cope when your husband ignores your emotions