Como ajudar nossos filhos a prestar serviço na comunidade
Esse artigo inclui quatro ideias simples e práticas para ajudar os pais a ensinar seus filhos a prestar serviço voluntário na comunidade.
Cindy Peterson
Uma das oportunidades eficazes que a família tem para fortalecer os laços de parentesco, especialmente entre pais e filhos, assim como ensinar os filhos a ser, em vez de simplesmente ter, é realizar atos de serviço por alguém em necessidade.
Ao prestar serviço, seja à comunidade ou a pessoas individuais, os pais podem encontrar momentos para ensinar aos filhos valores e princípios importantes, tais como paciência, pensar nos outros, fazer algo desinteressadamente e sem pedir nada em troca, assim como dar generosamente de seu tempo, habilidades e talentos, ao colocá-los ao serviço de alguém.
Além disso, à medida que a família presta serviço, os pais podem mostrar aos filhos que tanto o que dá como o que recebe são beneficiados e aprendem valiosas lições no processo. A fim de pôr isso em prática, as seguintes ideias oferecem diferentes situações ou ações que os pais podem utilizar para ajudar os filhos a prestarem serviço comunitário:
Doar artigos
Existem diferentes bens na família que já estão fora de uso, mas em bom estado, tais como roupas, calçados, brinquedos ou outros artigos úteis. Os pais podem orientar os filhos a separar os objetos que eles não usam mais ou que não têm um valor afetivo importante para eles e que se disponham a colocá-los em caixas ou recipientes para doar.
Uma boa ideia para motivar as crianças e os jovens a doarem generosamente inclui levá-los a um hospital com ala infantil para que possam ponderar sobre o fato de que aquilo que vão doar irá beneficiar a vida de pessoas que realmente precisam.
Prestar serviço voluntário
Os pais podem procurar saber de oportunidades de serviço voluntário que se apresentem na comunidade e dispor de algum dia livre ou especial para realizar alguma atividade voluntariamente.
Por exemplo, se houver uma escola na comunidade, pais e filhos podem ensaiar uma peça teatral e apresentá-la a um grupo de crianças (falando previamente com a administração do lugar), dedicar uma hora para ler livros aos pequenos da escola, pegar a correspondência ou molhar as plantas de alguma vizinha idosa etc.
Preparar algo com as mãos
Algumas famílias podem tirar um tempo para fazer algo tão simples e tão grandioso ao mesmo tempo como preparar biscoitos ou bolos e levá-las a outra família ou a algum lugar onde se sirvam alimentos a necessitados.
Os pais que sabem confeccionar roupas, bonecas de pano ou algum outro tipo de presentes poderiam ensinar seus filhos ao mesmo tempo que os preparam para doá-los a alguém.
Realizar uma atividade de limpeza em conjunto
A família pode prestar atenção nos terrenos na vizinhança que precisem de limpeza de resíduos, por exemplo, ou que necessitem de remoção de ervas daninhas. Ao identificar esses locais e falar previamente com os proprietários (caso existam), pais e filhos podem dedicar um dia para limpá-los, a fim de contribuir para a beleza do bairro ou local de residência.
Ao treinar os filhos a prestar atenção às oportunidades de serviço que surgem, os pais perceberão que eles passarão a apreciar mais as boas coisas que têm. Isso vai ajudá-los inclusive a se conhecerem melhor e a proporcionar momentos de alegria ao fazer algo por alguém que realmente precisa.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo ayudar a los hijos a prestar servicio en la comunidad