Como ajudar os filhos a alcançar melhores notas escolares
A ajuda que damos aos nossos filhos para que sejam bem-sucedidos em seus estudos acadêmicos pode ser benéfica não só a curto prazo, mas também a longo prazo. Estas ideias podem ajudá-los a obter boas notas.
Cindy Peterson
No início do ano escolar, dediquei tempo para conversar com meus filhos sobre o plano de estudo que teríamos para poderem alcançar suas metas na escola. Entre as metas que identificamos, uma das principais era “conseguir boas notas na escola”. Cada membro da família estava determinado a ajudar-se mutuamente para alcançar o objetivo: nossos filhos iriam dedicar seu melhor esforço, estudar e fazer suas tarefas.
Nós, pais, assistiríamos às reuniões com os professores e os apoiaríamos em tudo o que pudéssemos. Ao avaliar os passos que nos permitiram ver o progresso em nossos filhos, encontrei os seguintes, que gostaria de compartilhar porque talvez sirvam a você e a sua família:
O uso correto do tempo
Gerir os nossos horários ajudou-nos a encontrar tempo extra para trabalhar em tarefas que os nossos filhos podiam realizar de forma independente. É muito útil estabelecer tanto um horário regular como um local de estudo, porque, dessa forma, as crianças se acostumam a respeitá-lo e dedicar sua atenção a cumprir com as responsabilidades escolares, priorizando suas atividades eficazmente.
Utilização adequada de técnicas de estudo
Uma vez que desenvolveram hábitos de estudo, pudemos ajudar nossos filhos a desenvolver técnicas de estudo efetivas, tais como organizar o tempo de estudo segundo as matérias com as quais deviam cumprir, revisar conceitos para um exame, destacar ideias importantes em textos e preparar tarefas específicas que lhes foram atribuídas.
O uso estratégico de organizadores gráficos
No nosso caso em particular, temos filhos que são aprendizes visuais, por isso, foi muito benéfico usar organizadores gráficos em nossa casa para ajudá-los a cumprir suas tarefas e obter boas notas.
Alguns dos organizadores que utilizamos incluem uma agenda de estudo (útil para ordenar os temas e atividades), agenda telefônica (útil para ter números de telefones de companheiros que podem esclarecer alguma tarefa ou tema que nossos filhos tenham esquecido), guia de estudos, mapas conceituais, redes conceituais e esboços para as suas atividades de escrita. Muitas crianças podem se beneficiar com a utilização desses recursos para poderem estudar de forma independente e explicar o seu raciocínio.
A preparação para ser bons alunos na escola
Entre os lembretes que me têm sido úteis para que meus filhos se lembrem de serem bons candidatos às melhores notas na escola encontram-se os seguintes: assegurar que entreguem seus deveres de casa, que cumpram as regras, que demonstrem bom comportamento, mostrem respeito pelos outros e que sejam participantes ativos na classe. Isso ajuda-os a prepararem-se com um propósito.
O dilema de perguntar ou não perguntar
Em geral, nossos filhos podem ter a tendência a evitar fazer perguntas na sala de aula com medo de dar a entender que não entenderam algo ou que não sabem a resposta correta. No entanto, qualquer pergunta feita pelos alunos na sala de aula é válida para o professor.
Se nós inculcamos nos nossos filhos que façam perguntas quando não entendem algum conceito ou que compartilhem questões apropriadas com o propósito de aprender, estamos lhes fazendo um grande favor. O aluno que pergunta tem grandes possibilidades de aprender.
Esses passos podem tornar-se uma boa rotina para os filhos, porque lhes permite desenvolver a perseverança ao estudar, bem como obter boas notas com esforço próprio.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo ayudar a los hijos a lograr mejores calificaciones