Como ajudar seu filho a aprender a escrever
A criança cujos pais têm o hábito de ler historinhas para ela desde pequena tem mais facilidade para aprender, pois já está habituada com o mundo das fábulas, ótimo estímulo a criatividade.
Weslei Zanaldo
Não tem nada mais gostoso que ver uma criança se desenvolvendo. E como é bom saber que nós temos um papel fundamental nisto.
Cabe a nós oferecermos uma estrutura e um ambiente para que eles possam despertar para a criatividade. O passo mais importante na formação de qualquer indivíduo é aprender a ler e a escrever.
A criança cujos pais têm o hábito de ler historinhas para ela desde pequena tem mais facilidade para aprender, pois já está habituada com o mundo das fábulas, ótimo estímulo para a criatividade.
Esta etapa tem que ser divertida. Não será fácil mas valerá a pena cada minuto que despender ao lado dele. O importante é não se preocupar se ele vai ou não aprender a escrever, e sim criar um hábito que o ajudará na escola, pois a participação dos pais no aprendizado melhora o ensino.
Algumas dicas de como começar essa aventura.
Precisaremos de alguns materiais:
-
Caderno grande, lápis e pincel para quadro branco.
-
Letras do alfabeto A-Z, pode ser com imas.
-
Lousa branca e metálica para os imas.
-
Historinha (dê preferência a alguma que ele já conheça)
Advertisement -
Se tiver jogos de alfabetização, pode utilizar, são de grande ajuda. Se não tiver, localize na internet algumas boas opções e deixe por perto.
Arrume um espaço ou uma mesa para que se tenha um bom rendimento, e para que não atrapalhe a rotina da casa, senão terá muitas distrações.
-
Coloque as lousas uma ao lado da outra.
-
Coloque as letras na lousa metálica.
-
E escreva o nome dele na lousa branca (vamos iniciar pelo nome), faça o mesmo no caderno.
Advertisement -
Leia pelo menos 2x todo o alfabeto, e na 3x peça que repita junto com você por mais 2 x. Em seguida, deixe-o tentar sozinho, se errar ajude-o.
-
Se tiver o jogo com letras ilustradas por animais será mais divertido e de fácil memorização.
-
Peça que separe as letras de seu próprio nome e que as escreva no caderno. Claro, ajude-o. Inclusive, como segurar o lápis.
-
Não se preocupe com os garranchos que muitas vezes não caberão em uma folha, pois o aluno ainda não tem essa dimensão de espaço. O que importa é ele tentar, a prática virá com tempo.
-
Pergunte ao aluno, se ele está entendendo e se está gostando. Deixe que sugira alguma coisa, incentivar é sempre o melhor.
Advertisement -
Após ter escrito no caderno, pegue o livro de historinha e leia alguns trechos com ele, mostrando cada palavra e a importância de cada letra nelas. Assim, ele começará a entender que uma letra precisa da outra e que a união faz a força, assim como na vida das pessoas.
-
Dê uma pausa, afinal, ninguém é de ferro. Após a pausa, coloque um jogo da internet e ajude no começo. Você verá que após esse treino, ele se sairá super bem.
Bom, aqui estão somente algumas dicas de como começar. O importante é não desistir e saber que cada criança tem seu ritmo e tempo. Compará-la as outras não é a melhor saída, a desanimará, pois achará que não é capaz. Isso acaba criando uma competição entre os irmãos que não é legal.