Como aplicar a fé para aumentar o otimismo diário

Aprenda 3 maneiras de dissipar a sombra do desânimo e do medo.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Basta abrir o site de um dos maiores jornais do país para ler as seguintes manchetes: “Desabamento de prédio deixa 10 sob os escombros”, “Mulher feita refém pelo ex-marido está no hospital em estado gravíssimo”, “Filha de cantor é internada às pressas: tentativa de suicídio”, entre outras.

Vivemos em tempos conturbados, nos quais a violência transformou-se em coisa corriqueira e o mal parece imperar em todos os lugares.

Como se não bastasse isso, cada um de nós tem sua própria “cruz” para carregar. Alguns lidam com a doença, a solidão, problemas financeiros, estresse, etc.

Como, então, encontrar alegria na vida? Como ser feliz em meio ao caos da violência e da degradação moral da sociedade?

A esse respeito, Joseph B. Wirthlin disse certa vez: “Como podemos gostar dos dias repletos de tristeza? Não podemos — pelo menos não naquele momento. Não acho que (…) estivesse querendo dizer que devíamos suprimir o desânimo ou negar a realidade da dor. Nem acho que estivesse sugerindo que ocultássemos as verdades desagradáveis sob uma capa de falsa felicidade. Creio, no entanto, que a maneira como reagimos à adversidade pode ser um fator preponderante para o sucesso e a felicidade na vida.”

Advertisement

Quando sentir-se tentado a se deixar levar pelo desânimo, quando achar que sua “cruz” é pesada demais para carregar, considere os seguintes conselhos:

Rir é o melhor remédio!

Além de aumentar seu tempo de vida, isso transformará todos a sua volta.

Tenho um amigo que está sempre sorrindo. Sua vida sempre foi repleta de desafios, mas ele está sempre com uma atitude otimista.

Lembro-me de uma situação em que eu, meu marido e esse amigo estávamos viajando para cumprir uma designação da igreja. Na volta, erramos a saída para a estrada e só percebemos isso quando nos deparamos com um posto de cobrança do pedágio. Nós estávamos exatamente no sentido contrário! Tivemos que passar pelo pedágio (e pagar), para conseguir fazer o retorno (e pagar de novo!).

Eu achava que devíamos ir por um caminho e meu marido insistia em ir por outro.

Advertisement

Ainda procurando a saída correta da estrada, esse amigo disse: “Não se preocupem. O dinheiro que tenho comigo é suficiente para passarmos por aquele pedágio mais umas quatro vezes!”

Todos dentro do carro desataram a rir. A tensão se dissipou e conseguimos achar o caminho correto para casa.

Compreender o princípio da compensação

“O Senhor recompensa os fiéis por toda perda que sofrem. Aquilo que é tirado dos que amam o Senhor será acrescido a eles à própria maneira do Pai. Embora a compensação possa não chegar quando desejamos, os fiéis saberão que cada lágrima vertida hoje será compensada por cem lágrimas de regozijo e gratidão.” (Joseph B. Wirthlin)

Já vi o princípio da compensação agindo diversas vezes em minha vida!

Tudo aquilo de bom que realizamos, volta para nós em algum momento.

Advertisement

Ao passo que, toda injustiça que sofremos pacientemente, deve ser revertida em aprendizado e mais desejo de praticar o bem.

Ter fé em Deus

somos todos filhos de um Pai Celestial que nos ama, nos conhece e quer o nosso melhor.

Justamente por nos amar tanto e querer o nosso progresso é que Ele permite que passemos por desafios e provações.

“Podem surgir provações e talvez não compreendamos tudo o que acontece a nós ou a nosso redor. Mas, se confiarmos humilde e serenamente no Senhor, Ele nos fortalecerá e orientará em todos os desafios que enfrentarmos. Quando nosso único desejo é agradá-Lo, Ele nos abençoa com profunda paz interior.” (Bruce D. Porter)

Tenho plena convicção que rir com mais frequência, compreender o princípio da compensação e exercermos mais fé em Deus tem o poder de transformar o temor em coragem e a tristeza, se não em alegria, em esperança.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.